Buscar

gabarito av1 homem cultura sociedade unopar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1-B
2-A
3-C
4-D
5-B
1) 
A construção histórica do Brasil começa com a pluralidade de povos, representada pelas populações indígenas, pelos brancos, pelos negros escravizados ( século XVI até o século XIX). Foi aproximadamente em 1875, que se deu o início do processo migratório com a vinda de imigrantes brancos de várias procedências e, a partir daí nossa pluralidade passou a se tornar complexa. Dessa forma pode-se dizer que a miscigenação racial que está na base do "povo brasileiro"
b) Decorre das manifestações culturais portuguesas, das nações indígenas e dos diferentes povos africanos, produzindo uma cultura extremamente sincrética.
2) 
Leia atentamente as proposições abaixo
I - "A identidade é algo formado, ao longo do tempo, através de processos inconscientes, e não algo inato, existente na consciência no momento do nascimento. Existe sempre algo "imaginário" ou fantasiado sobre sua unidade. Ela permanece sempre incompleta, está sempre em "processo", sempre sendo formada" (Hall, 2005).
Portanto,
II - as identidades nacionais são formadas no cotidiano da sociedade, sendo práticas de representação social. 
Assinale a alternativa correta:
a) A proposição I é justificada pela proposição II
3) 
Analise as asserçoes abaixo e coloque V (verdadeiro) F (falso).
( ) Pode –se dizer que as identidades sociais são importantes para a formação das redes de relacionamento porque expressam as referencias culturais do proprio grupo. 
( ) A discriminação racial é a prática do racismo e a efetivação do preconceito, faz parte de crenças e valores de julgamentos de superioridade de um povo sobre o outro. 
( ) Das nações americanas cristãs, o Brasil foi o país que apresentou o menor número de pessoas escravizadas e foi o primeiro a abolir a escravidão.
( ) A cultura do povo brasileiro foi consolidada pelas expressões da cultura negra, da religião, da música etc. As manifestações culturais dos negros foram formas de resistência cultural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta:
c) V-V-F-V
4) 
Observa-se que a estrutura social que temos hoje no Brasil, decorrente do processo de miscigenação racial, traz implicações diversas, tanto na dimensão moral quanto na política e na cultural. Analise as proposições
I- A miscigenação racial, colaborou para a instauração da divisão de classes sociais e das relações de poder.
II- Em virtude do Brasil serr visto por séculos como um bom negócio a ser explorado, o povo também é visto apenas como força de trabalho a ser explorada.
III- É certamente utópica a tentativa em demonstrar a igualdade entre brancos e escravos forros, porque até hoje os afrodescendentes não possuem as mesmas oportunidades em nossa sociedade.
IV- Durante muitos anos, a miséria em que vivia os afrodescendentes foi justificada e explicada a partir da preguiça, da falta de vontade da raça.
Assinale a proposição correta
d) As proposições I-II-III-IV estão corretas
5) 
"É falso afirmar que o Brasil não é um país racista. Viver nesta afirmação não se trata somente de tapar o Sol com a peneira, mas de continuar permitindo um quadro social que favorece uma população de elite e branca, ou, pelo menos, de pessoas que se identificam com isso."( Carta Capital).
A partir do enunciado e conhecendo a ideia de "Democracia Racial", assinale a alternativa que completa o enunciado
b) O conceito de raça é carregado de ideologia, discriminação e esconde as relações de poder e a discriminação sob o véu da igualdade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando