Buscar

Prova Gravação, Mixagem e Edição de Som

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação da disciplina LTA 112 – Gravação, Mixagem e Edição de Som
Prof. Dr. Marcelo Pires de Oliveira – 29 de Agosto de 2014
Discente : Wilyans Oliveira Pereira
Leia atentamente as questões e responda com suas palavras – valor de cada questão 2,5 pontos
1) O principal elemento da captação do som é o microfone, elenque os tipos de microfone com relação à sua sensibilidade de captação, explicando suas principais características, e com relação a sua direcionalidade, também explicando suas principais características.
R: Os microfones podem ser classificados quanto a sua sensibilidade em dois grupos: dinâmicos e capacitativos (ou condensadores). Os dinâmicos são formados por uma película que vibra quando atingida por ondas sonoras, através da vibração do diafragma a bombina (localizada no campo magnético) é movimentada fazendo com que a corrente elétrica fluía. Esta corrente corresponde à freqüência do som, estes tipos de microfones não necessitam de pilhas ou fonte de energia externa, uma vez que são capazes de gerar sua própria energia. A principal desvantagem deste tipo de microfone além do tamanho, pois não cabe em dimensões pequenas é sua pequena sensibilidade. Já os capacitivos possuem a mesma película que os dinâmicos, só que fixada próxima ao diafragma. Quando as ondas sonoras atingem o diafragma, uma das placas do condensador se movimenta assim, com qualquer alteração na voltagem altera também as características do sinal final. Quanto à sensibilidade os microfones capacitivos são muito mais sensíveis por gerarem variações elétricas a partir de ondas sonoras de baixa intensidade, ou seja, transformando em áudio o ruído de menor intensidade. Já quando o assunto é direcionalidade os microfones podem ser classificados em omnidirecionais e unidirecionais (cardióides, hipercardiódes e supercardióides). Explicando melhor os microfones omnidirecionais captam o som de modo igual em todas as direções (pouca distinção quanto à direção do som). O som que estes microfones produzem é mais natural, logo, é muito utilizado quando a intenção é o realismo acústico. Microfones unidericionais (cardióide) não são capazes de captar sons das laterais e parte traseira, recebem, portanto, os sons sobre um ângulo de aproximadamente 130° (graus). Este tipo de microfone recebe este nome porque sua área de captação do som lembra um coração. Os cardióides são úteis em locais que possuem muitos sons externos que não devem ser capturados. Microfones supercardióide captam sons sobre um padrão mais estreito 115° graus, sendo usados quando não é possível a colocação do microfone próxima da fonte sonora. Hipercardióide captam sons vindos apenas de um ângulo muito pequeno cerca de 105° graus. São utilizados para captar falas de longe, presos a um suporte que o permita ser apontado diretamente para a fonte sonora. Também são capazes de captar grande quantidade de sons vindos da parte traseira. Direcional captam sons principalmente na região frontal perdendo qualidade para captar nas laterais, seu ângulo de cobertura é de 50° graus e requer muita atenção ao seu uso, pois a rejeição contra seu eixo não é grande e por ultimo temos os bidirecionais que captam o som igualmente bem tanto a frente quanto na parte de trás, mas não dos lados.
	
2) Elenque e explique quais devem ser os cuidados para uma gravação e em cada situação de gravação quais devem ser as escolhas com relação aos microfones.
R: Os cuidados para a gravação são inúmeros o primeiro que posso citar é o cuidado com a locação (ambiente) deve-se levar em conta se o ambiente for externos fatores como: vento forte, animais, trânsito, fábricas. Já se o ambiente for interno é preciso atentar para: reverberação excessiva, aparelhos ligados durante a gravação e que não façam parte da mesma e ruídos estranhos. É imprescindível que o local da gravação seja visitado previamente e atenciosamente observando as características sonoras; outra coisa a se pensar é a possibilidade de utilizar cobertores para diminuir a reverberação em ambientes fechados. Conhecidas as características do local de gravação é necessário ter o conhecimento de qual microfone usar, abaixo listo algumas situações e o qual tipo ideal para algumas situações. No estúdio, por exemplo, os microfones podem ser de alta sensibilidade (capacitivos) e omnidirecionais (captam sons de todas as direções). Também pode ser feito o uso do “lapela” que possui uma boa sensibilidade e deixa as mãos livres. Entrevista em ambientes barulhentos: microfones de mão (sorvete) unidirecional e de baixa sensibilidade (dinâmico) este tipo de microfone deve permanecer em todo o tempo na mão do repórter para que ele tenha controle da entrevista, uma vez que ele também sabe a posição e distância corretos ao qual o equipamento deve permanecer da boca. Entrevista com mais de um entrevistado (ambiente fechado) microfones de lapela no entrevistado e de mão para o repórter. Novela microfone direcional de longo alcance (boom, Priscila) na mão do microfonista. Neste caso o microfone não pode aparecer na cena.
3) Conceitue e historize o 'Som Direto'.
R: O som direto tornou-se popular no inicio dos anos sessenta, com o desenvolvimento dos gravadores analógicos portáteis como o “Nagra” e “Uher”, estes gravadores permitiam gravar sincronicamente som/imagem. No Brasil o primeiro Nagra chegou pelas mãos de Arne Suckdorff em 62 ele trouxe também uma câmera e uma moviola que ficaram disponíveis no Ministério da Educação e Cultura do Rio de Janeiro. Hoje o som direto no filme é gravado com o auxilio da tecnologia sendo capturado por meio dos microfones e, mandado para o gravador por diferentes canais. Como o próprio nome sugere som direto é aquele captado e também registrado sincronicamente com a imagem em produções audiovisuais. A relação de sincronia determina procedimentos de trabalho a ser levados em conta pelo técnico de som direto. Em produções audiovisuais espera-se que o áudio gravado pelo som direto tenha algumas características como: o registro de voz seja claro, ocupe um plano verossímil a imagem gravada ou que possa ser manipulada na pós- produção de forma a alcançar a verossimilhança da sincronia som/imagem, continuidade do timbre com o espaço do filme dentro da seqüência e que o áudio forneça elementos para a edição do som ambiente ou ruídos por exemplo. 
4) Na sua opinião, quais os cuidados que o responsável pela captação de som direto deve ter na escolha dos seus equipamentos, liste estes equipamentos e explique as características de cada um deles.
R: Os cuidados que o responsável pelo som direto deve ter começam antes das gravações no estudo do ambiente, bem como a observação das características do mesmo como foi citado na questão dois, ou seja, observar as características externas/internas do local, para optar pelo equipamento ideal, assim, é na pré-produção que o planejamento das estratégias de captação e, quais equipamentos usar é decidido. Na escolha dos equipamentos (microfones, cabos, gravador, fones e acessórios) o técnico de som direto necessita verificar se os microfones, gravador, cabos e acessórios estão limpos sem desgastes ou danificados e não se esquecer de testar antecipadamente todo o equipamento, ligando todos os microfones escolhidos, cabos, fones a câmera ou gravador, verificando as condições das conexões nos mesmos. É ideal que se grave algumas simulações de dialogo para que se saibam quais os ajustes necessários é ideal que o resultado das gravações seja ouvido na ilha de edição. Já durante a gravação o microfone direcional (boom) deve-se estar com sua devida proteção (paravento) e, em sua suspensão elástica. Se, o microfone usado for o de lapela atentar para o tecido das roupas dos atores/entrevistados e, a dicção. Outro cuidado que se deve ter e, em relação à movimentação durante a gravação para que o microfone seja direcionado corretamente utilizando a vara de microfone no caso do boom, que também se deve ter o cuidado de evitar movimentos bruscos com este tipo de equipamento. Mantero microfone, ajustar o nível de gravação, não trocar de microfones numa mesma sequência fazer boletim de som e exigir silêncios são premissas básicas. Em geral os equipamentos utilizados como já tido antes se resumem em gravadores, microfones, fones de ouvidos e cabos e acessórios. Os microfones são os equipamentos utilizados para a captação do som possuindo dois tipos básicos dinâmicos e capacitivos quanto a sua sensibilidade, já quanto a sua direcionalidade podem ser omniderionais, unidericionas (cardióides, hipercardiódes e supercardióides) direcional e bidirecional já citado na questão de número um. Os gravadores são os equipamentos como o próprio nome já diz é onde o som será gravado, hoje em dia os gravadores analógicos estão sendo substituídos pelos digitais. Os fones de ouvidos usados devem ser potentes, para que o técnico de som escute claramente o que os microfones estão captando. Assim é necessário que o técnico de som priorize a qualidade de gravação do áudio, pois, o mesmo mal captado nunca pode ser completamente corrigido na edição ou na mixagem.

Outros materiais