Buscar

ED FÍSICA LIC – RELATÓRIO FINAL PRATICA 3 – METODOLOGIA DO ENSINO DO BASQUETEBOL

Prévia do material em texto

4
Sistema de Ensino Presencial Conectado
licenciatura- educação Física
antonio pereira da silva
relatório aula prática 03:
metodologia do ensino do BASQUETEBOL
Curitiba-PR
2017
ANTONIO PEREIRA DA SILVA
relatório aula prática 03:
metodologia do ensino do BASQUETEBOL
Tutor eletrônico: Michelle Katayama Ribeiro Orticelli.
Tutora de Sala: Fernanda Pasquale Baylão.
Curitiba-PR
2017
relatório aula prática 03:
Disciplina: Basquetebol
Data: 4/05/2017
Local: UNOPAR
Polo: UNOPARA CURITIBA ll
NÚMERO DE AULA: 01
 
TURMA: A
SEMESTRE: 5º 
	Objetivo Geral: 
Realizar atividades que possibilitem a vivência/aprendizagem de maneira mais aprofundada dos fundamentos básicos do basquetebol: rebote, domínio de corpo, domínio de bola, posição básica, passe e modo de segurar a bola, drible, arremesso e bandeja.
	Descrição das Atividades e Materiais Utilizados: 
Atividade 1: Aquecimento - Pega-pega com passe Orientemos alunos a se espalharem em metade da quadra, divida o s alunos em dois grupos, onde um grupo será pegador e o outro grupo será fugitivo. O grupo pegador receberá uma bola e deverá trocar passes entre seus integrantes para tentar pegar os integrantes do grupo fugitivo que se deslocam. Um fugitivo será pego quando um pegador encostar a bola em sem corpo, sem atirá-la, passando a ser pegador também. O grupo pegador também pode se deslocar para receber os passes, contudo, o jogador que está com a bola nas mãos não pode se deslocar. Variações para essa atividade podem ser aplicadas com relação ao tipo de passe executado, a o número de bolas inseridas e a quantidade de grupos formados. 
Atividade 2: Rebote - Inicialmente os aluno s receberão as instruções de como realizar o rebote. Para a primeira atividade, deverá dividir os alunos em duplas para que um possa lançar a bola e o outro realizar a vivência do rebote, alternando o lançamento da bola. O rebote deverá ser realizado com as duas mãos e, posteriormente, com apenas uma mão. Para a segunda atividade, os alunos deverão ser divididos em duas colunas posicionadas de frente para a tabela, cada um utilizando á meia-tabela do seu lado. O primeiro aluno deverá lançar a bola contra a tabela para que seu colega de trás salte e realize o rebote, repetindo o procedimento para seu próximo colega. A cada lançamento o aluno deverá se deslocar para o final da coluna. Variações podem ser trabalhadas no rebote com as duas mãos ou apena s uma. Para aumentar o grau de dificuldade do exercício, poderá ser proposto que o aluno realize o rebote e, sem voltar ao solo, lance a bola novamente à tabela para seu próximo colega. 
Atividade 3: Domínio de Corpo 
Com cones posicionados em “Z” na quadra, utilizando as linhas laterais da área do voleibol para determinar a distância entre um cone e outro, os alunos deverão ser posicionados em uma única coluna atrás do primeiro cone. Deverão realizar uma sequência de deslocamentos, alterando o tipo de deslocamento ao passar por cada cone. Exemplos de deslocamentos: corrida com elevação de joelho, corrida com elevação de tornozelo, saltito com apenas um pé, saltito com dois pés. Poderá ser introduzida a alteração do sentido do deslocamento mediante um sinal do professor, isso seria uma variação dentro dessa atividade. Para a segunda atividade deverão ser utilizadas duas escadas de agilidade, posicionadas paralelamente na quadra. O s alunos deverão ser divididos em duas colunas, uma para cada escada de agilidade, onde deverão realizar sequencias de deslocamentos como: deslocamento frontal com um pé em cada degrau, deslocamento frontal com dois pés dentro de cada degrau, deslocamentos laterais, deslocamento de costas, deslocamento frontal com giro. Variações nessa atividade podem ser aplicadas na forma de posicionamento da escada, sendo apresentada como sugestão o posicionamento em “V”, com alternância dos tipos de deslocamento em cada parte. Outras variações podem ser utilizadas nos tipos de deslocamentos propostos. 
Materiais Utilizados: Quadra, Bola, Escada de Agilidade, Cones e Apto
	Importância Acadêmica da Prática: 
Aprimorar os domínios de corpo e de bola 
	Considerações Finais: 
A aula foi muito proveitosa, pois a mesma trabalhou os mais variados movimentos, como a lateralidade, agilidade, coordenação motora, raciocínio e noção espacial, levando-nos a uma vivencia muito importante das aulas de basquetebol.

Continue navegando