Buscar

Avaliando o Aprendizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliando o Aprendizado
 
Respostas Corretas 
 
1.Constituem objeto e método da psicanálise, respectivamente: 
 
 consciência e catarse. 
 inconsciente e hipnose. 
 consciente e associação livre. 
 inconsciente e associação livre. 
 consciente e hipnose. 
 
2. Assinale a alternativa verdadeira. O método de auto-observação utilizado por Wilhelm Wundt em suas pesquisas apresentava em seu procedimento componentes compatíveis com os experimentos modernos, respectivamente: I- Treinamento de um observador; II- apresentação e manipulação de uma variável independente, e, III- medição (através de autorrelato) do efeito do estímulo (o relato do observador seria a variável dependente).
 
 
 Apenas a questão II é verdadeira. 
 Todas as questões são falsas. 
 Todas as questões são verdadeiras. 
 Apenas a questão I é verdadeira. 
 São verdadeiras apenas as questões I e II. 
 
3. No curso do desenvolvimento das ideias psicológicas rumo ao estatuto de cientificidade, diversas escolas e pensamentos se sucederam, marcados por relações de conflito e disputas epistemológicas. Estruturalismo e funcionalismo são duas das principais escolas em psicologia e apresentam características e princípios por vezes opostos.
Assinale a opção que apresenta corretamente a relação entre o estruturalismo e o funcionalismo em psicologia.
 
Enquanto o estruturalismo considera, para a compreensão da consciência, a totalidade da mente, o funcionalismo pretende reduzir os fenômenos mentais a seus elementos últimos. 
 Assim como no funcionalismo, o estruturalismo se utiliza do método da introspecção, embora não unicamente ou da mesma forma que o primeiro. 
 Titchener e Angell são, respectivamente, os principais representantes das escolas funcionalistas e estruturalistas. 
 
 Os funcionalistas restringiram sua psicologia aos experimentos de laboratório, ao passo que os estruturalistas fundam as bases de uma psicologia aplicada. 
 O funcionalismo sustenta a importância da psicologia americana na primeira metade do século XX, mas é o estruturalismo que mais contribuiu para a profissão moderna de psicólogo. 
4. “Parece que chegou a hora em que a psicologia precisa descartar toda referência à consciência, em que ela já não sinta mais necessidade de iludir-se pensando que está tornando os processos mentais seu objeto de observação”. Esta afirmação de John Watson marca a pretensão da escola behaviorista de dar nova direção para o desenvolvimento do conhecimento em psicologia. 
A este respeito é correto afirmar que:
 
 Os behavioristas rejeitavam os procedimentos experimentais, em favor da observação do comportamento em ambiente natural. 
 Watson compartilhava dos interesses de Freud, entendendo que o inconsciente deveria ser o novo foco de atenção da psicologia.
 
 A teoria do condicionamento operante, de Skinner, veio substituir as contribuições teóricas do condicionamento clássico. 
 A meta teórica do behaviorismo é prever e controlar o comportamento, a partir do entendimento das relações entre os estímulos ambientais, as respostas do organismo e as consequências destas repostas.
 
 O behaviorismo utiliza os estudos sobre o comportamento animal para entender como a genética influencia o comportamento humano. 
5. A figura ambígua, abaixo, ilustra um princípio de organização da percepção, contribuição teórica de uma escola da psicologia.
 
J. Jastrow
Estamos falando de:
 
 Relação figura-fundo, da Gestalt. 
 Lei do efeito, de Thorndike. 
 Metáfora do computador, da Psicologia Cognitiva. 
 Pulsão de vida, da Psicanálise. 
 Introspecção, do Estruturalismo.

Continue navegando