Buscar

A MATRIARCA DA ARTE DO CUIDAR: ANA JUSTINA NERY

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANA NERY – PIONEIRA DA ENFERMAGEM BRASILEIRA
I SEMINÁRIO DE BASES TEÓRICAS-PRÁTICAS P/ O CUIDAR 1
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
PROFESSORA DEBORA RODRIGUES GUERRA
INFORMAÇÕES DA EQUIPE:
Ana Paula Alves da Silvia 
1711319/4
Mirlene Pinheiro Borges Aguiar 
1714915/6
Paulo Elpidio N. de Oliveira
1711333/0
Rebeca Chaves Taveira
1711332/6
Wadson Cardoso Lima
1710104/8
HISTÓRICO FAMILIAR E QUEM FOI ANA NÉRI
Ana Justina Ferreira, mulher autônoma, natural da Vila Nossa Senhora do Rosário do Porto de Cachoeira do Paraguaçu, localizada em Cachoeira, município no Estado da Bahia e nascida no dia 13 de dezembro de 1814. Aos 23 anos casou-se com o capitão de fragata da Marinha brasileira, Isidoro Antônio Néri, no qual adotou o sobrenome, e aos 29 anos fica viúva. O casal teve três filhos Pedro, Isidora e Justiniano. Os dois mais velhos se formaram em Medicina e o mais novo seguiu carreira Militar. Ana também tinha dois irmãos, Manuel Jerônimo Ferreira e Joaquim Maurício Ferreira, ambos oficiais do Exército Brasileiro.
ACONTECIMENTOS QUE A LEVARAM A ENFERMAGEM
Deflagrada a Guerra Grande, ou Guerra do Paraguai em 1864, os filhos e irmãos de Ana foram convocados para batalhar. Então, ela escreveu para o presidente da Província da Bahia uma carta de solicitação para acompanhar a família no conflito.
 O seu pedido foi aceito, então ela viajou ao Rio Grande do Sul, onde presta serviços voluntários e aprende com as irmãs de caridade da irmandade de São Vicente de Paulo noções básicas de Enfermagem, tornando-se assim a primeira enfermeira mulher no Brasil.
 Em 1865, embarcou com a tropa do 10º Batalhão de Voluntários da Pátria, na qualificação de enfermeira. Servindo, portanto, como auxiliar do corpo de saúde do Exército brasileiro. 
 Durante o conflito, ela prestou serviços nos hospitais militares de Salto, Corrientes, Humaitá e Assunção, bom como nos hospitais da frente de operações. 
ATUAÇÃO NA GUERRA DO PARAGUAI
Em Assunção, Capital do Paraguai, durante o cerco das tropas brasileiras, Ana montou uma enfermaria modelo, transformando a realidade sanitária real, impondo assim condições mínimas de higiene, para que as doenças não se propagassem e que assim houvesse o tratamento de feridas. 
 Para a recuperação dos pacientes, na época ela utilizava recursos da época, como iodo, cloreto de potássio, água fenicada e cauterização, além da beberagem de plantas medicinais. 
Em tais condições, a enfermeira organizou os hospitais de campanha, e primeira enfermaria foi montada em sua própria casa, às suas custas.
O LEGADO
Em 1870, no final do embate, Ana Nery volta ao Brasil. Sua atuação na mesma, gerou destaque na imprensa e lhe custou uma homenagem com a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de Primeira Classe. Além disso, ela recebeu uma pensão vitalícia, por decreto do Imperador Dom Pedro Segundo, na qual usou para educar os órfãos de guerra, que ela adotou. Ela falecera em 20 de maio de 1880, aos 66 anos.
A primeira escola oficial brasileira de Enfermagem, de alto padrão, construída em 1923, foi denominada Anna Nery, em sua homenagem. 
Getúlio Vargas, instituiu em 1938, o Dia do Enfermeiro, celebrado, em 12 de maio, dia em que nasceu Ana Néri. Segundo o decreto, na data devem ser prestadas homenagens especiais a Memória de Ana Néri em todos os hospitais e escolas de enfermagem do país.
Em 2009, 195 após sua morte, seu nome, Ana Justina Ferreira Néri, é assentado no livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília, capital da República. 
 A casa natal de Ana Néri, um sobrado construído no final do século XVIII, foi incorporado ao Patrimônio do Estado da Bahia em 1952. Nela funciona, atualmente, um posto de informações turísticas e a biblioteca municipal. Em Salvador, no Paço da Câmara Municipal, encontra-se um retrato de corpo inteiro de Ana, uma obra de Victor Meirelles.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando