Buscar

INTRODUÇÃO A QUESTÃO SOCIAL Aula 09 Exercícios

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO A QUESTÃO SOCIAL
9a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	Exercício: SDE0633_EX_A9_201607054647_V1 
	Matrícula: 201607054647
	Aluno(a): MELISSA APARECIDA ALMEIDA CRUZ
	Data: 21/05/2017 14:04:30 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201607763742)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Conforme Iamamoto (2009), a compreensão dos fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social passou por modificações na década de 1980. Assinale a alternativa correta.
		
	 
	A profissão do Serviço Social deve ser abordada como uma profissão socialmente determinada na história da sociedade brasileira. As políticas sociais e os movimentos sociais passam a serem fatores relacionados ao exercício profissional.
	
	O Serviço Social, a partir da década de 1980, tem o seu exercício profissional dissociado da história da sociedade brasileira, tornando-se uma prática em que considera apenas a sua trajetória profissional e ruptura com o conservadorismo.
	
	O Serviço Social se torna, a partir da década de 1980, uma profissão liberal em que atua diretamente em sua matéria prima, as políticas sociais.
	
	As políticas sociais na conjuntura histórica brasileira estiveram associadas diretamente ao exercício profissional do Serviço Social desde a gênese da profissão até a sua renovação, em contrapartida, os movimentos sociais a partir dos anos 1980, se tornam fatores dissociados do exercício profissional do Serviço Social.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607785562)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Para Marilda Iamamoto, o assistente social que atua numa perspectiva teórica crítica, ao reconhecer a ¿questão social¿ como objeto de seu trabalho deve compreender as histórias de vida dos indivíduos por ele atendidos como:
		
	 
	expressões singulares das dimensões universais e particulares da questão social.
	
	questão de gênero
	 
	situações privadas nas quais os problemas sociais ganham sua feição particular.
	
	situações-problema nas quais a questão social adquire concretude.
	
	manifestações cotidianas das problemáticas sociais vivenciadas pela população em geral.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607763739)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Os anos 1990 no Brasil foi marcado pela entronização do neoliberalismo. Ao mesmo tempo, para o Serviço Social, foi uma década muito importante no ponto de vista ético, político e teórico metodológico. Um dos objetivos profissionais, respaldado pelo Código de Ética Profissional do Assistente Social e a Lei de Regulamentação da Profissão (8662/93), é fortalecer o projeto ético político profissional. A respeito do projeto ético político profissional, assinale a alternativa incorreta.
		
	
	É um desafio ao assistente social consolidar o projeto ético político profissional em tempos adversos a garantia dos direitos sociais.
	 
	É um projeto profissional comprometido com a defesa dos direitos sociais, da cidadania e da classe trabalhadora pautado na retórica neoliberal.
	
	O assistente social em consonância com o projeto ético político profissional da profissão deve ser capaz de decifrar as desigualdades sociais oriundas da luta de classes e também as formas de rebeldia e resistência.
	
	O Projeto ético político profissional do Serviço Social é um norteador para o exercício profissional e fortalece o comprometimento com a classe trabalhadora.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607763113)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Indique os elementos que contribuíram para a profissionalização do Serviço Social: I. Refuncionalização de práticas e referências no âmbito da Assistência Social. II. Surgimento de um Mercado de Trabalho. III. A ampliação da questão social. IV. A intensificação e disseminação dos direitos sociais. Está (ão) corretas:
		
	
	II e IV.
	 
	I , II, III.
	
	III.
	
	II e II.
	
	II, III e IV.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607762986)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	A concepção de questão social mais difundida no Serviço Social é a de Carvalho e Iamamoto, (1983,p.77) segundo a qual os autores a definem como manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre:
		
	
	Salário e o capital.
	
	O Socialismo e Capitalismo.
	
	Trabalho e os meios de produção.
	 
	O proletariado e a burguesia.
	
	A fábrica e o empresário.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201607785569)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Ao criticar as formulações sociológicas contemporâneas sobre a ¿nova questão social¿, Marilda Iamamoto destaca, sobretudo, o fato de que elas a abordam como uma ¿disfunção¿ ou ¿ameaça¿ à:
		
	 
	coesão social.
	 
	sociabilidade burguesa.
	
	equidade social
	
	estrutura social.
	
	revolução das classes
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201607761774)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	A institucionalização do Serviço Social como profissão na sociedade capitalista se explica no contexto contraditório de um conjunto de processos sociais, políticos e econômicos, que caracterizam as relações entre as classes sociais na consolidação do :
		
	
	Capitalismo Concorrencial
	
	Capitalismo Comercial.
	
	Capitalismo Financeiro.
	 
	Capitalismo Industrial.
	 
	Capitalismo Monopolista.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201607785543)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	(UNIFAL)De acordo com Marilda Vilela Iamamoto, em ¿O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional¿ (Primeira Parte. p. 15-81. São Paulo: Cortez, 1998), sobre questão social e Serviço Social, é correto afirmar que
		
	
	a apreensão da questão independe da captação das múltiplas formas de pressão social construídas no cotidiano.
	 
	na contemporaneidade, as múltiplas expressões da questão social não constituem objeto do trabalho cotidiano do assistente social.
	 
	decifrar as novas mediações por meio das quais se expressa a questão social é de fundamental importância para o Serviço Social.
	
	as inflexões, no processo de acumulação, não rebatem nas bases de produção da questão social.
	
	questão social representa desigualdade, mas não rebeldia, uma vez que os sujeitos que a vivenciam não resistem e tampouco se opõem à mesma.

Continue navegando