Buscar

APOL 3 classes e movimento sociais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 3
Questão 1/5 - Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil
As políticas sociais, dentro do contexto da produção capitalista, servem a determinados objetivos. Enquanto alguns pensadores as defendem como estratégia de processos de enfrentamento de desigualdade social, outros as visualizam como mera estratégia de manutenção das desigualdades. Com relação à definição de políticas sociais ministrada pelo prof. Carlos Montaño, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	As políticas sociais, apesar de serem compreendidas no âmbito de inter- relação entre diversos atores, não possuem relação direta com a dinâmica social.
	
	B
	Tais políticas surgem como instrumentos que legitimam, efetivamente, a ordem dominante, mas sem qualquer relação com as lutas da classe trabalhadora.
	
	C
	São exemplos de políticas sociais, por exemplo, a previdência social, a saúde como direito do cidadão e dever do Estado, sendo tais políticas permeadas pela participação popular e luta intensa dos trabalhadores.
Você acertou!
Está correto conforme entendimento de aula e definição demonstrada em Rota de Aprendizagem.
	
	D
	As políticas sociais, de modo geral, não guardam qualquer relação com alterações e melhorias (garantias de direitos fundamentais, por exemplo) da população como um todo.
Questão 2/5 - Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil
Sobre o Movimento Passe Livre (MPL) é correto afirmar:
I. Lutavam por demandas relativas à área habitacional, em conjunto com outros movimentos sociais.
II É um movimento que adquiriu notabilidade a partir de 2013 quando organizou protestos contra as altas tarifas do transporte público pelo país.
III. Os protestos do MPL foram controlados, adquirindo alcance apenas dentro do esperado pelo movimento, não tendo relação com massas de indignados com demandas diversificadas, que também foram às ruas.   
Está correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	II.
Você acertou!
Está de acordo com a rota de aprendizagem.
	
	B
	I, II.
	
	C
	I, II, III.
	
	D
	II, III.
Questão 3/5 - Movimentos Sociais e Serviço Social
Com relação às ações coletivas presenciadas na América Latina, analise as assertivas abaixo:
I A radicalização dos processos democráticos é elemento totalmente contrário aos processos de lutas sociais, tendo em vista de que, lutas sociais e processos democráticos não possuem relação
II No novo milênio, a retomada de movimento popular urbano de bairros – articulam-se em redes compostas de movimentos sociais globais ou transnacionais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Brasil.
III Nos dizeres de Touraine (1984), a primeira década do século passado trouxe o retorno do ator social nas ações coletivas que se propagaram na maioria dos países da América Latina.
 As afirmativas corretas são:
Nota: 20.0
	
	A
	I.
	
	B
	I, II.
	
	C
	I, III.
	
	D
	II, III.
Você acertou!
Está de acordo com a Rota de Aprendizagem.  É incorreto afirmar que não há relação entre os processos democráticos e lutas sociais, pois, os próprios movimentos lutaram (e ainda lutam) por democracia nos diferentes países e localidades.
Questão 4/5 - Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil
As políticas sociais podem estar presentes no cotidiano da sociedade brasileira. Por vezes, por não ser usuário direto desta política, não se tem a real dimensão de seu alcance e dimensão de resultados. Assinale a alternativa que considerar correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A economia nacional não possui qualquer relação com o estabelecimento de metas e priorização de políticas sociais no Brasil.
	
	B
	Programas como o Fome Zero e o Programa Bolsa Família, são exemplos de políticas sociais que já demonstram alguns resultados na realidade social brasileira, atingindo a determinada parcela da população.
Você acertou!
Está correto de acordo com o conteúdo estudado e com o vídeo disponível nesta aula, na página 05. Por vezes, mesmo não sendo usuários diretos de determinadas políticas sociais, tais políticas demonstram-se presentes na sociedade brasileira e na especificidade social do país.
	
	C
	A ação do governo dita, diretamente as intervenções na economia, mas no que tange às políticas sociais tal afirmativa não é verdadeira.
	
	D
	As políticas sociais só podem ser assim consideradas se atingem resultados de curto prazo.
Questão 5/5 - Movimentos Sociais e Serviço Social
Um dos movimentos sociais importantes na contemporaneidade e construído historicamente, diz respeito aos movimentos feministas. Tais movimentos possuem como característica própria:
Nota: 20.0
	
	A
	A sororidade, entendida como a diferenciação entre as mulheres, é elemento utilizado como processo aglutinador de rotinas.
	
	B
	A sororidade apresenta a ideia de força por meio da unificação das mulheres, considerando os processos desiguais por quais passam em relação aos homens.
Você acertou!
Observem a conceituação e relativização do tema “sororidade” no universo do feminino, como apresentado no texto Movimentos feministas, feminismos de Suely Gomes Costa.
	
	C
	As lutas contra os sofrimentos vivenciados pelas mulheres neste processo, não identificam, necessariamente, relação com o movimento feminista.
	
	D
	O poder das mulheres e os direitos sociais a elas relacionados, não constituem demandas atinentes aos movimentos feministas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais