Buscar

22084119 DISCURSIVA GESTAO DE POLITICA SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

VALTER
Nota: 100
PROTOCOLO: 
Disciplina(s):
Gestão de Política Social - Eletiva IV
	Data de início:
	19/05/2016 20:38
	Prazo máximo entrega:
	19/05/2016 21:38
	Data de entrega:
	19/05/2016 21:16
Questão 1/3
 “O moderno padrão produtivo, marcado pela flexibilidade e competitividade, e as novas formas da concorrência em escala globalizada exigem patamares inéditos de formação de recursos humanos e melhoria nos níveis de qualificação da força de trabalho. O já quase consensual entendimento desta equação insiste no caráter estratégico da educação, da saúde e da distribuição da renda para o crescimento da produtividade. Mais ainda, reconhece-se a maior eficácia da ação pública para a promoção do crescimento econômico quando a provisão daqueles “bens públicos” vitaliza-se e integra-se aos investimentos em capacitação, comunicação, infraestrutura urbana, preservação ambiental e segurança individual, produzindo “habitat” adequado igualmente para o capital e para o homem.” (Draibe, Sonia Maria. Uma nova institucionalidade das políticas sociais? reflexões a propósito da experiência latino-americana recente de reformas dos programas sociais. Núcleo de Estudos de Políticas Públicas – NEPP da Unicamp. Disponível em http://www.plataformademocratica.org/Publicacoes/Publicacao_7075_em_21_05_2009_15_47_19.pdf - acesso em 17/03/2016)
De acordo com a classificação de Poschmann apud Kauchakje (2013), os programas redistributivos são aqueles que objetivam a distribuição indireta de bens e recursos socioeconômicos pela mediação das políticas sociais, entre eles quais se incluem?
Nota: 33.3
	Incluem-se formas de transferência de renda (como transferência monetária direta ou de bens e serviços); benefícios diversos e ações públicas como caráter de priorização social.
Gabarito: Livro Base: Gestão Pública de Serviços Sociais / Autora: Samira Kauchakje - Editora Intersaberes, 1ª. edição, 2012 p. 130.
Resposta:Entre as politicas sociais, estão programas, projetos, distribuição de renda, formas de transferências de rendas como de bens, monetarias, direitos e de bens e serviços; e ações publicas com carater de priorização social, mas em seu interior universais pois são destinadas a todos.
Questão 2/3
 “A escalada da violência é uma questão premente em nossa sociedade. Apontada pela população das grandes metrópoles como sua principal preocupação, inserida em conteúdos programáticos de partidos políticos das mais díspares tendências, objeto de atuação de diferentes organizações não governamentais (ONGs), este fenômeno torna-se um assunto do quotidiano, sem que se tenha encontrado uma linha de atuação que contemple mais adequadamente os meios de prevenção e as formas de assistência. Ao denunciar a “concepção delinquencial da violência”, pretende-se não apenas descerrar os véus que obnubilam a percepção da violência estrutural, mas também fornecer subsídios para sua prevenção, focalizando a avaliação das políticas públicas desenvolvidas na esfera municipal e voltadas para o segmento infanto-juvenil, enquanto uma das estratégias que possibilitam a melhoria da qualidade de vida e a garantia de seus direitos” (Moreira e Neto.  A concretização de políticas públicas em direção à prevenção da violência estrutural. OC Neto, MR Moreira - Ciência & Saúde Coletiva, 1999 - SciELO Public Health. Disponível em http://www.scielosp.org/pdf/csc/v4n1/7129.pdf - acesso em 17/03/2016)
Os projetos de prevenção têm o objetivo de evitar situações de risco e vulnerabilidade, a fim de minimizar a necessidade de ações corretivas e, muitas vezes, paliativas no que concerne à segurança pública, moradia, saúde e etc. Sendo assim, esses projetos sociais e/ou programas devem monitorar quais situações?
Nota: 33.3
	Os programas e/ ou projetos sociais de prevenção devem monitorar as situações geradoras de vulnerabilidade e risco social, educacional, de saúde e outras;
Gabarito: Livro Base: Gestão Pública de Serviços Sociais / Autora: Samira Kauchakje - Editora Intersaberes, 1ª. edição, 2012 p. 128.
Resposta:Estes projetos sociais, ele avaliam diversas situações, principalmente com relação a renda, pobreza, a renda das familias, as condiçoes habitação, se estão em local de risco, locais de alta criminalidade. Isto é buscam identificar a origem do problema e trabalhar junto a comunidade. Viabilizam o acesso do população a programas, projetos e serviços sociais, buscando assim de desenvolver atividades, na comunidade que possa desenvolve-la de modo a evitar o agravamento e até mesmo tirá-la situação em que se encontra. 
Questão 3/3
 “Um dos temas mais presentes na mídia e nas discussões acadêmicas contemporâneas sobre políticas públicas é o papel do chamado Terceiro Setor, entendido como o conjunto de iniciativas da sociedade civil de caráter não - lucrativo, na provisão de políticas públicas de caráter social. Posições polarizam-se em torno de dois eixos: uma visão extremamente favorável quanto ao papel das organizações não - governamentais (ONGs), atividades de voluntariado e investimento social de empresas na modernização das políticas  públicas; outra concepção centrada na ideia de que a crescente atividade de organizações filantrópicas e assistencialistas de voluntários e empresas na área social teria como pano de fundo uma retirada gradativa do Estado da provisão de direitos básicos à população e a imposição de agendas de organismos e ONGs internacionais aos países periféricos.”
Entre as principais organizações que operam em atividades sociais de interesse público estão o Estado, as empresas com responsabilidade social e as ONGs. Explique como essas organizações se classificam:
Nota: 33.3
	As empresas com responsabilidade social e as ONGs são classificadas em MOVIMENTALISTAS, FILANTRÓPICAS E EMPRESARIAIS.
Gabarito: Livro Base: Gestão Pública de Serviços Sociais / Autora: Samira Kauchakje - Editora Intersaberes, 1ª. edição, 2012 p. 143.
Resposta:Sao orgganizações de direito, privado sem fins lucrativos, mas executam ações de interesses publicos. E são classificadas como MOVIMENTALISTA ATIVISTA, FILANTROPICA E EMPRESARIAL. A movimentalista ativista esta mais ligada, a movimentos sociais, que buscam melhorias e reivindicam do setor publico; as Filantropicas estão mais ligadas a apoio nas areas sociais, como ajudas em creches, asilos e outros. Enquanto a Empresariais são mantidas por empresas, mas não possuem fins lucrativos, trabalhando junto no auxilio para atender as demandas das populações.

Outros materiais