Buscar

O Liberalismo e sua História

Prévia do material em texto

LIBERALISMO 
"Laissez faire, laissez passer: le monde va de lui même" 
("deixa fazer, deixa passar: o mundo anda por si mesmo"), esse foi o lema mais especifico para representar o liberalismo. 
O Liberalismo teve-se inicio no fim da sociedade feudal, no final do século XVIII. A doutrina base desse movimento político e econômico postulava a limitação do poder estatal em benefício da liberdade individual. Era baseado nos fundamentos do Iluminismo e da expansão econômica gerada pela industrialização que se inicializava. 
Diferente da política feudal o movimento liberalista surgiu com a propaganda de que a razão humana e o direito inalienável à ação e realização própria, livre e sem limites, são o melhor caminho para a satisfação dos desejos e necessidades da humanidade. Não somente da razão mas também a liberdade de pensamento, liberdade política e econômica. O liberalismo acreditava no progresso da humanidade a partir da livre concorrência das forças sociais e era contrário às acusações das autoridades (religiosas ou estatais) sobre a conduta do indivíduo, tanto no campo ideológico como no campo material.
No âmbito político, o liberalismo deu os seus primeiros passos com a revolução francesa e americana, O liberalismo foi a ideologia política da burguesia (liberal), a qual, amparada por essa ideologia, conseguiu conquistar uma posição predominante durante o século XIX e até à I Guerra Mundial, altura em que se tornou a força política dominante em quase todo o mundo ocidental.
Na política O liberalismo implicava a restrição do poder estatal, não permitindo que o Estado interfira em alguns direitos fundamentais como o direito à vida, à felicidade e à liberdade.
Em relação a sociedade o liberalismo defende os direitos humanos e as liberdades civis dos cidadãos contra possíveis atos de opressão do Estado. No entanto, o liberalismo social vai, além disso, mas indica que o Estado deve proporcionar aos cidadãos oportunidades a nível econômico, de saúde, de educação, etc.
Adam Smith era uns dos principais economistas liberais, suas ideias inspiraram a economia liberal. O liberalismo esteve intimamente relacionado com o capitalismo e foi a base do desenvolvimento econômico industrial do século XIX, especialmente da expansão econômica da Inglaterra em todo o mundo. A nova liberdade na vida econômica, proclamado pelo liberalismo, se desenvolveu primeiramente em condições de grandes desigualdades sociais e logo depois teve uma forte reação através das doutrinas socialistas e comunistas, cujos movimentos se tornaram opositores do liberalismo bem mais fortes do que as correntes conservadoras e tradicionais.
O fracasso do liberalismo provocou grandes problemas políticos e sociais que, depois da I Guerra Mundial, surgiram principalmente na Europa central que teve como consequência o mergulho da Alemanha, Itália e outros países em crises profundas e prolongadas, que contribuiu para o florescimento de sistemas totalitários (fascismo, nacional-socialismo, nazismo, etc.).
Logo após a 2° Guerra Mundial o liberalismo ressurgiu, pretendendo constituir de novo uma opção no campo político e econômico. Assim, na década de 90, surge o neoliberalismo, resgatando boa parte do ideal liberal clássico.

Continue navegando