Buscar

Simulado direito penal 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201607398283)
	11a sem.: ILICITUDE
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Maurício de Oliveira, médico plantonista em um hospital público, tendo sob sua responsabilidade diversos pacientes, constata que, dois deles precisam ser encaminhados com urgência, à UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em razão da gravidade e piora dos respectivos quadros clínicos. Cientifica-se, contudo, momentos depois, que só há um leito disponível na UTI e, percebendo que se nenhuma providência for tomada os dois pacientes morrerão, encaminha um deles (o que lhe parece mais necessitado de cuidados intensivos) à aludida unidade. Esse paciente consegue sobreviver, mas o outro, pela falta dos cuidados médicos que se faziam necessários nas circunstâncias, pouco tempo depois vem a falecer. A família do paciente morto leva o ocorrido ao conhecimento do Delegado de Polícia da circunscrição e, após a apuração dos fatos mediante inquérito policial, é oferecida denúncia pelo Ministério Público, contra Maurício de Oliveira, por crime de homicídio (comissivo por omissão). Tendo sido a denúncia recebida, o médico é citado, sendo instaurado processo criminal. Ao final do processo, contudo, o réu é absolvido, considerando-se que houve, no caso, exclusão de ilicitude. Em virtude dos fatos narrados, pode-se concluir que se configurou uma situação de: (Exame OAB/MG. 1° Fase.Abril/2006) 
		
	
	estrito cumprimento de dever legal. 
	
	legítima defesa. 
	
	estado de necessidade. 
	
	exercício regular de direito. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607304425)
	10a sem.: DO FATO TÍPICO
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Com base nos estudos sobre tipo penal e tipicidade, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	O tipo penal previsto no art.213, do Código Penal (infanticídio), contém, além dos elementos descritivos (objetivos) e subjetivos, o elemento normativo "estado puerperal".
	
	Os tipos penais denominados "anormais" são aqueles que possuem, dentre seus elementos, os normativos, por ser imprescindível a realização de um juízo de valoração pelo seu intérprete.
	
	O tipo penal previsto no art. 155, do Código Penal (furto) contém elementos descritivos (objetivos) e subjetivos, mas não contém elemento normativo.
	
	Tipo penal subjetivamente complexo é aquele no qual a lei exige que o agente possua um especial fim de agir, como por exemplo, o delito de extorsão mediante sequestro, descrito no tipo penal do art. 159, do Código Penal.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607469992)
	10a sem.: AULA 10
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	V Exame de Ordem Unificado 
Jefferson, segurança da mais famosa rede de supermercados do Brasil, percebeu que João escondera em suas vestes três sabonetes, de valor aproximado de R$ 12,00 (doze reais). Ao tentar sair do estabelecimento, entretanto, João é preso em flagrante delito pelo segurança, que chama a polícia. A esse respeito, assinale a alternativa correta. 
		
	
	A conduta de João não constitui crime, uma vez que este agiu em estado de necessidade.
	
	A conduta de João constitui crime, uma vez que se enquadra no artigo 155 do Código Penal, não estando presente nenhuma das causas de exclusão de ilicitude ou culpabilidade, razão pela qual este deverá ser condenado.
	
	Embora sua conduta constitua crime, João deverá ser absolvido, uma vez que a prisão em flagrante é nula, por ter sido realizada por um segurança particular.
	
	A conduta de João não constitui crime, uma vez que o fato é materialmente atípico.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607398311)
	14a sem.: TEORIA DO ERRO
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Dentre as afirmativas abaixo, assinale a FALSA: (Promotor de Justiça/ES. 2005) 
		
	
	Erro vencível ou inescusável é o que emana do dolo do agente, pois, para evitá-lo, bastaria a atenção norma do homem médio 
	
	O erro de proibição ocorre quando o homem não incorre em qualquer falsa apreciação da realidade, mas acredita que o fato não é contrário à ordem jurídica. 
	
	O erro de tipo, que incide sobre as elementares ou circunstâncias da figura típica, exclui o dolo. 
	
	descriminantes putativas ocorrem quando o agente supõe que está agindo licitamente, imaginando que se encontra presente uma das causas excludentes de ilicitude previstas em lei. 
	
	Erro invencível ou escusável é aquele no qual o sujeito não age dolosa ou culposamente, motivo pelo qual não responde por crime doloso ou culposo. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607300397)
	12a sem.: CULPABILIDADE
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(OAB/SC - 2006). Assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O erro na execução (aberratio ictus), previsto no artigo 73 do Código Penal, ocorre em qualquer tipo penal previsto na legislação brasileira
	
	Crime putativo é aquele em que o agente não pratica uma conduta típica por desistir voluntariamente de executá-lo
	
	São causas excludentes da culpabilidade, dentre outras, o erro de proibição, a coação moral irresistível, a obediência hierárquica, a inimputabilidade por doença mental e a inimputabilidade por menoridade penal.
	
	A embriaguez completa, proveniente de força maior, é causa extintiva da antijuridicidade

Continue navegando