Buscar

Aula_04_Ambiente Organizacional.ppt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Profº Ms. André Oliveira
Análise do ambiente organizacional
Análise do ambiente organizacional
A Análise do Ambiente é um conjunto de técnicas que permitem	identificar e monitorar permanentemente as variáveis competitivas que afetam a performance da empresa.
Análise do ambiente organizacional
Como Analisar o Ambiente 
“Se conhecemos o inimigo – ambiente externo- e a nós mesmos – ambiente interno -, não precisamos temer uma centena de combates.
Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota.
Se não nos conhecemos nem ao inimigo, perderemos todas as batalhas.”
Sun Tzu
A Arte da Guerra
AMBIENTE EXTERNO
FATORES MACROAMBIENTAIS
FATORES MICROAMBIENTAIS
ORGANIZAÇÃO
Análise do ambiente organizacional
Componentes do ambiente
Fonte: Prof. Luís Augusto Lobão Mendes 
AMBIENTE INTERNO
Capacidade de atendimento
Demanda pelos serviços prestados
Satisfação dos clientes
Capacidade de gestão
A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada por empresas privadas como parte do planejamento estratégico dos negócios. O termo SWOT vem do inglês e representa as iniciais das palavras Streghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). 
Basicamente compõe-se do levantamento de dois ambientes:
Ambiente Interno: Forças e Fraquezas
Ambiente Externo: Ameaças e Oportunidades
Análise Situacional
AMBIENTE INTERNO:
•  A estrutura organizacional é apropriada; •  As atribuições dos colaboradores estão claras; •  Os objetivos e metas são claramente entendidos por todos; •  Sistemas de informação; •  Recursos humanos, materiais e financeiros; •  Imagem e comunicação institucional.
AMBIENTE EXTERNO:
•  Aspectos culturais; •  Pressões do governo e da sociedade; •  Inserção na comunidade; •  Evolução tecnológica; •  Mercado de trabalho; •  Área de abrangência; •  Entidades de classe; •  Desempenho institucional; •  Competitividade; •  Tendências do ambiente. 
 FATORES CRÍTICOS DO AMBIENTE 
........do ambiente operacional. 
 Apresentar a análise de stakeholders como técnica de análise ambiental. 
Análise do ambiente organizacional
O ambiente organizacional refere-se ao conjunto de forças, tendências e instituições, tanto externas como internas à organização, que têm potencial para influenciar o desempenho organizacional. 
O ambiente externo é o contexto no qual as organizações existem e operam, sendo constituído pelos elementos que se encontram fora dos limites da organização. É composto pelo ambiente contextual e pelo ambiente operacional. 
O ambiente interno é composto pelos elementos internos da organização, como trabalhadores, administradores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional e instalações físicas. 
AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES 
AMBIENTE CONTEXTUAL 
Inclui todos os fatores que existem fora dos limites da organização, mas que independem da ação dela, tais como: fatores econômicos, político- legais, socioculturais, demográficos ou tecnológicos. Afeta indiretamente a organização. São eles: 
AMBIENTE INTERNO E CULTURA ORGANIZACIONAL 
Mesmo que os fatores do ambiente externo possam parecer iguais para organizações que fazem parte de um mesmo setor, a influência – potencial ou real – de cada um desses fatores depende da singularidade da organização. 
Continuação..........
É o ambiente interno que marca a singularidade organizacional, um vez que se refere às características particulares de uma organização. 
A cultura organizacional é definida como um conjunto de significados compartilhados pelos membros da organização, expressa e produzida por meio de histórias, rituais, lendas, símbolos, linguagem e cerimônias. 
ANÁLISE DE STAKEHOLDERS 
os stakeholders (ou grupos de interesse) são indivíduos ou grupos direta ou indiretamente afetados pela ação de uma organização, que influenciam de forma decisiva ou são importantes para o sucesso das organizações. 
pela análise dos stakeholders, a organização pode identificar os principais atores envolvidos, seus interesses e o modo como esses interesses afetarão os riscos e as chances de sucesso da organização. 
não se pode negar a importância que o cliente e a concorrência tem para uma organização. Esses são alguns exemplos de stakeholders. 
STAKEHOLDERS :
a apresentação da análise dos stakeholders, como uma ferramenta de estudo ambiental, tem como principal vantagem a politização do ambiente organizacional, enxergando as mudanças ambientais sob a perspectiva dos interesses em jogo. 
ANÁLISE DE STAKEHOLDERS 
Continuação..........
ANÁLISE DE STAKEHOLDERS 
ELEMENTOS DO AMBIENTE DE AÇÃO DIRETA 
os stakeholders externos são os grupos ou indivíduos do ambiente externo (operacional) de uma organização que afetam suas atividades. Como os clientes, concorrentes, os fornecedores, as instituições financeiras, o governo, os grupos de interesses especiais (como movimento de defesa dos consumidores e movimento ambientalista), os sindicatos e os meios de comunicação. 
os stakeholders internos incluem grupos ou indivíduos como empregados, acionistas e a diretoria da empresa, que influenciam as atividades da organização ou são influenciados por ela. A ideia é que eles façam parte do ambiente interno da organização pelo qual um administrador é responsável 
CONSIDERAÇÕES SOBRE OS ELEMENTOS DO AMBIENTE DE AÇÃO DIRETA 
ANÁLISE DE STAKEHOLDERS 
o papel que os stakeholders representam pode mudar à medida que os ambientes organizacionais evoluem e se desenvolvem. 
os administradores devem ser sensíveis a este fato quando estiverem identificando as várias influências que atuam sobre o comportamento de um organização e recomendando respostas às mudanças ambientais. 
ambos os grupos de stakeholders internos e externos da maioria das organizações têm mudado substancialmente nos últimos anos. 
Organização Empresarial
fim
OBRIGADO ! !

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais