Buscar

histologia e embriologia- avaliando o aprendizado

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602608891)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A avaliação de exame de imagem do escroto de um paciente do sexo masculino com 18 anos de idade demonstrou que um dos seus testículos não possui´no interior as estruturas responsáveis pela produção de espermatozóides. Neste caso, podemos afirmar que a estrutura ausente no interior do testículo é (são):
		
	 
	túbulos seminíferos
	
	ducto deferente
	
	rede testicular
	
	epidídimo
	
	glândula de Cowper
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602608911)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A ultrassonografia de uma mulher grávida mostrou que a placente está implantada com crescimento anormal alcançando a camada intermediária e espessa da parede do corpo do útero, causando pequenas hemorragias e cólicas devido á ruptura de alguns pequenos vasos sanguíneos daquela região. De acordo com a descrição, portanto, podemos identificar que esta implantação anormal da placenta alcançou qual camada da parede do útero?
		
	 
	Ultrapassou o endométrio e alcançou o miométrio.
	
	Apenas a camada funcional do endométrio.
	
	Ultrapassou o endométrio e o miométrio completamente , alcançando a superfície interna do perimétrio.
	
	Ultrapassou o endométrio e o miométrio completamente , alcançando a superfície externa do perimétrio.
	
	A camada funcional e a camada basal do endométrio.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602553159)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um jovem rapaz relata ao seu professor de Biologia que seu médico diagnosticou varicocele e que tal doença poderia causar infertilidade. O professor explicou ao rapaz que a varicocele é caracterizada pela dilatação de veias no escroto e pode causar infertilidade. Qual é órgão responsável pela produção dos espermatozóides e que fica localizado dentro do escroto, e qual é a causa mais provável desta infertilidade, respectivamente?
		
	
	Vesícula Seminal / aumento da transmissão de impulsos nervosos causado pela dilatação da veias.
	
	Epidídimo / diminuição da temperatura local por falta de circulação de sangue.
	 
	Testículo / as varizes causam acúmulo de sangue na região do escroto, proporcionando aumento da temperatura local, impedindo a formação dos gametas masculinos.
	
	Próstata / aumento da secreção devido a pouca circulação do sangue no local.
	
	Glândula bulbouretral / a varicocele impede a liberação da secreção produzida pela glândula.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602597249)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma jovem mulher apresenta infecção no trato genital pela bactéria Clamídia, uma bactéria que causa uma doença sexualmente transmissível (DST) que pode levar a obstrução das tubas uterinas e é responsável por mais de 50% das doenças inflamatórias pélvicas. Ao causar a obstrução das tubas uterinas, a inflamação pela Clamídia causa infertilidade porque:
		
	
	impede a menstruação.
	 
	impede a fertilização.
	
	impede a excitação sexual.
	
	impede a secreção hormonal.
	
	impede a ovulação.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602561557)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No momento da ejaculação, o sêmen liberado de dentro do corpo de um homem saudável conterá uma quantidade variável de gametas e de secreções de diferentes glândulas acessórias do sistema (ou aparelho) reprodutor masculino. Os gametas masculinos permanecem armazenados , até a ejaculação, em qual ´rogão deste sistema reprodutor?
		
	 
	Epidídimo
	
	Dúctulos eferentes
	
	Testículos
	
	Próstata
	
	Vesícula seminal
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201602553984)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No corpo humano existe apenas um tipo de glândula endócrina unicelular, responsável pela produção do hormônio sexual masculino a testosterona. Qual é o nome desta glândula?
		
	
	adeno-hipófise.
	 
	célula de Leydig.
	
	adrenal ou supra-renal.
	
	célula caliciforme.
	
	neuro-hipófise.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602598350)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante o desenvolvimento embrionário de um embrião humano, são formados dentro da cavidade abdominal (região pélvica) um par de órgãos primitivos ainda indiferenciados, que atuarão produzindo os gametas e os hormônos sexuais daquele ser humano. Caso o embrião em desenvolvimento seja uma menina, qual é o nome do órgão reprodutivo que irá se formar a partir do desenvolvimento deste par de órgãos primitivos, realizando a função citada?
		
	
	Tubas uterinas
	 
	Ovários
	
	Vesículas seminais
	
	Glãndulas bulbouretrais
	
	Testículos
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603126001)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O espermatozoide possui muita viabilidade energética para fazer seu transporte do epidídimo até a tuba uterina. A travessia ocorre por volta de três dias e várias enzimas irão participar do processo, desde àquelas que melhoram o rendimento energético, até àquelas que servem a diluição do muco cervical, tudo para que ocorra a possibilidade da gravidez. Abaixo escolha a alternativa que explique o fato do espermatozoide iniciar a travessia no epidídimo e terminar na tuba uterina.
		
	
	A travessia se inicia no local onde o espermatozoide é produzido e termina onde ele morrerá.
	
	A situação se deve ao fato destas células serem produzidas no epidídimo e terem o embrião a espera do espermatozoide nas tubas uterinas.
	
	A situação pode sempre variar pois há casos que o espermatozoide é armazenado no testículo e em outros no epidídimo. Já a fertilização ocorrerá sempre nas tubas uterinas assim que o espermatozoide localizar o ovócito I.
	
	A travessia se inicia no local onde o espermatozoide é armazenado e termina no encontro com o embrião recém formado
	 
	A situação se deve ao fato destas células serem armazenadas no epidídimo e no segundo caso a fertilização ocorrer nas tubas uterinas, local onde está a célula ovócito II.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602553171)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A espermiogênese é a ultima etapa da espermatogênese (ou gametogênese masculina). Identifique entre os itens abaixo a alternativa que contem as células envolvidas nesta ultima fase da espermatogênese.
		
	
	Espermátides são transformadas em espermatócitos primários.
	
	Espermátides são transformadas em espermatogônias.
	
	Espermatócitos secundários são transformados em espermatócitos primários.
	 
	Espermátides são transformadas em espermatozóides.
	
	Espermatócitos secundários são transformados em espermátides.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602598681)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os tecidos epiteliais presentes em alguns órgãos têm a função de proteger as camadas teciduais mais profundas das paredes dos órgãos. Nos tecidos epiteliais, uma característica muito importante observada que torna tais tecidos acpazes de proteger os tecidos mais profundos contra invasão de microrganismos e toxinas externas é:
		
	
	A presença de poucas células no tecido epitelial torna este tecido pouco interessante para microrganismos .
	
	A presença de muita matriz extracelular rígida no tecido epitelial impede a difusão de toxinas e o movimento de substâncias estranhas.
	 
	A presença de células justapostas dificulta muito a passagem de células e substâncais estranhas.
	
	A presença de células polarizadas dificulta a entrada de células esdtranhas e toxinas.
	
	A presença de grande quantidade de nervos na matriz extracelular dificulta a passagem de células estranhas e toxinas.
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201603125514)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A recepção sensorial, capacidade de receber estímulos táteis, é característica de um dos tecidos que constitui a pele. Que tipo de tecido histológico é esse?
		
	
	tecido sanguíneo
	
	tecido muscular
	
	tecido ósseotecido epitelial
	
	tecido adiposo
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603088241)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em pessoas que fumam grande quantidade de cigarros, o epitélio pseudoestratificado ciliado que reveste os brônquios pode transformar-se em epitélio estratificado pavimentoso. Esta condição é considerada:
		
	
	Neoplasia;
	
	Hiperplasia;
	 
	Metaplasia.
	
	Atrofia;
	
	Hipertrofia;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603185801)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A área de Dermato Funcional é um dos ramos da Fisioterapia que se destina à tratar ou reduzir os efeitos causados pelos distúrbios fisio-funcional dos indivíduos, tais como o acúmulo de gordura em regiões específicas do corpo humano (popularmente conhecida como gordura localizada). Uma das técnicas desenvolvida pelo fisioterapeuta dermato funcional, e bastante conhecida pelas mulheres, é a lipocavitação que consiste em quebrar moléculas de gordura, presente em excesso no abdômen e na cintura, a partir do uso de ultrassom. De posse dessas informações e a partir do que foi discutiso em sala, assinale a ÚNICA alternativa correta sobre tecido adiposo
		
	
	O processo de queima de gordura descrito no enunciado se refere a redução na quantidade de gotículas de lipídeo nos adipócitos. Em outras palavras, podemos dizer que a lipocavitação favorece a troca espontânea do tecido adiposo multilocular pelo unilocular ( ).
	 
	A técnica de lipocavitação aplicada na redução de gordura localizada no abdômen e cintura é direcionada para mulheres, embora não exclua os homens, devido a própria anatomia feminina que concentra tecido adiposo nessas regiões ( ).
	
	A análise da imagem acima nos permite inferir que pessoas obesas tem um percentual maior de tecido adiposo multilocular, portanto, os obesos tem maior quantidade de gordura armazenada em seu corpo, o que inviabiliza o uso de lipocavitação ( ).
	
	Não se deve aplicar a lipocavitação em homens, haja vista que os mesmos apresentam maior percentual de tecido adiposo multilocular necessário ao seu metabolismo mais ativo em relação as mulheres ( ).
	
	Apesar de eficiente, a técnica de lipocavitação não poderá ser aplicada sobre tecido adiposo multilocular devido ao processo de renovação exclusivo das células que o constitui ( ).
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602554258)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual é o nome dado aos sais minerais que compõem a parte inorgânica da matriz óssea e que são responsáveis pela rigidez do tecido ósseo?
		
	
	Cristais de cementocina.
	
	Cristais osteoenrijecedores.
	 
	Cristais de hidroxiapatita.
	
	Cristais de alfapatia.
	
	Cristais de betahidroxina.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602680168)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os ligamentos, os tendões, o tecido ósseo, o tecido sanguíneo e o tecido cartilaginoso podem ser classificados, respectivamente, como tecido conjuntivo:
		
	
	Especial | especial | comum denso | comum frouxo | comum denso.
	
	Especial | comum denso | especial | comum frouxo | especial.
	
	Comum denso | especial | especial | especial | comum denso.
	 
	Comum denso | comum denso | especial | especial | especial.
	
	Comum denso | especial | especial | comum frouxo | comum denso.
	
	 1a Questão (Ref.: 201602554281)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual é o nome da célula do tecido nervoso que é responsável por receber, interpretar e transmit os impulsos nervosos?
		
	
	Celulas ependimarias.
	
	Macrófagos.
	 
	Neurônios.
	
	Oligodendrocitos.
	
	Microglia.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602610291)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As fibras nervosas que contém bainha de mielina no sistema nervoso central possuem regiões curtas ssem mielina, nos intervalos entre os fragmentos de bainha de mielina do mesmo axônio. Estas regões de axônio sem bainha de mielina são chamadas de:
		
	
	dendritos.
	
	pericário.
	
	botões sinápticos.
	 
	Nó de Ranvier.
	
	telodendros.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602554260)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante a formação do tecido ósseo, as células ósseas jovens secretam inicialmente a parte orgânica da matriz óssea e sequencialmente depositam sobre ela a parte inorgânica. Qual é o nome dado á matriz óssea recém-sintetizada que ainda não foi mineralizada?
		
	
	Osteon.
	
	Osteicte.
	
	Osteolina.
	 
	Osteóide.
	
	Osteopoina.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603068014)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No Brasil as discussões e argumentos acerca da utilização das células tronco para fins terapeuticos acirram longos debates qaue envolvem ciência e religião. Em relaçao às células trono, assinale V (VERDADEIRO) ou F (FALSO):
		
	 
	A partir da fusão do DNA do pai com o da mãe, já se consititui uma nova vida.
	 
	As células em desenvolvimento não tem nenhuma correlaçao com a estrutura de um corpo, sendo apenas um emaranhado de células sem sinal de vida
	 
	Fatores religiosos não condizem com a realidade científica, sendo então ignorados no Braisl, não influenciando a legislação.
	 
	( ) O embrião, apesar do pequeno tamanho, contém toda a informação genética necessária ao desenvolvimento do organismo. Basta que seja implantado no útero para que se forme um novo indivíduo.
	 
	As células do nó embrionário, de onde são retiradas as células tronco, nas fases iniciais não possuem fisiologia adequada para manutençao da vida.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602679083)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A partir da 9ª fase do desenvolvimento embrionário inicia o período fetal onde ocorrem vários eventos que são:
		
	 
	Rápido crescimento do corpo e diferenciação dos órgãos e tecidos formados na organogénese.
	
	Nidação e Rápido crescimento do corpo e diferenciação dos órgãos e tecidos formados na organogénese.
	
	Formação do tubo neural e funcionamento dos órgão e tecidos.
	
	Rápida formação de todos os órgãos e tecidos.
	
	Formação e funcionamento de todos os órgãos e tecidos.

Continue navegando