Buscar

AV1 Avaliação de Fundamentos da Epidemiologia AV1 2017.1

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Avaliação: SDE0245_AV1_201401151957 » FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
	Tipo de Avaliação: AV1 
	Aluno: 201401151957 - MERCIA GRACIELE SANTOS 
	Professor:
	ALISSON HYGINO SILVA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 10,0 de 10,0  Nota do Trab.:    Nota de Partic.:  Data: 21/03/2017 14:00:50 
	
	 1a Questão (Ref.: 201401276554)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Segundo Rouquayrol (1999) Epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças. Enquanto a abordagem clínica se dedica ao estudo da doença no indivíduo, a Epidemiologia estuda os problemas de saúde em coletividades humanas. A Epidemiologia se constitui na principal fonte de informação em saúde e é considerada a ciência básica da Saúde Coletiva. Sobre as principais aplicações da Epidemiologia são feitas as seguintes afirmações: I A vigilância epidemiológica, estudos de situação de saúde, e avaliações dos serviços, ações e programas de saúde vigentes são importantes aplicações da epidemiologia. II A determinação de prognósticos e diagnósticos de Doenças Infectocontagiosas (DIC) e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) constitui uma importante aplicação da epidemiologia. III A investigação etiológica e a determinação de riscos são importantes aplicações da epidemiologia. IV O aprimoramento na descrição de quadro clínico consiste em uma importante aplicação da epidemiologia. Assinale a alternativa correta: 
		
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401275633)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Sobre as mudanças no perfil epidemiológico da população brasileira, com a prevalência das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como causa de mortalidade e morbidade em detrimento das doenças infecciosas são feitas as seguintes afirmações: I Para minimizar a incidência DCNT deve-se manter as condições de saúde da população através de campanhas de vacinação. II A identificação dos principais fatores etiológicos não interfere nas condições de saúde da população. III A investigação dos principais fatores de risco como sedentarismo, tabagismo e hábitos alimentares incorretos é imprescindível para a prevenção, controle e tratamento das DCNT. IV A determinação do número de indivíduos doentes pode ajudar nas ações de promoção da saúde. Assinale a alternativa correta: 
		
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação I é verdadeira.
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401277942)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Vários fatores de ordem individual e coletiva interferem e são determinantes no processo saúde-doença, podendo levar à doença ou contribuir para o risco de adoecimento e manutenção dos agravos de saúde. Os fatores etiológicos podem ser de origem: 
		
	
	Específica ou Inespecífica
	
	Animal ou Vegetal
	
	Endógena ou Exógena
	
	Natural ou Artificial
	
	Viral ou Bacteriana
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401277371)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Através do estudo da história da epidemiologia, podemos observar como a forma de conceituar Saúde evoluiu ao longo do tempo. Até o século XIX Saúde era apenas a ausência de doença.¿ Analisando esse conceito de saúde podemos concluir que:
		
	
	O centro das atenções era a promoção do autocuidado em saúde.
	
	O centro das atenções era a preservação do meio ambiente.
	
	O centro das atenções era manutenção da biodiversidade.
	
	O centro das atenções era o bem-estar físico, mental e social. 
	
	O centro das atenções era a doença em si.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401276746)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	De acordo com Jairnilson Silva Paim e Paulo Buss (membros da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde CNDSS) as formas concretas de inserção socioeconômica da população (condições de trabalho e condições de vida) são relevantes para explicar a saúde e o perfil epidemiológico. Nesse contexto, são feitas as seguintes afirmações:
 I A saúde de cada indivíduo, bem como o perfil epidemiológico da população, é explicado através do formato que cada um dá para própria vida.
II O formato está relacionado às condições gerais de existência caracterizam o modo de vida que articula as condições e o estilo de vida.
III As condições de vida são as condições materiais necessárias à subsistência, relacionadas à nutrição, à habitação, ao saneamento básico e às condições do meio ambiente.
IV O estilo de vida está relacionado às formas sociais e culturalmente determinadas de vida, que se expressam no padrão alimentar, no dispêndio energético cotidiano no trabalho e no esporte, hábitos como fumo, álcool e lazer.
Agora, assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as afirmações são falsas. 
	
	Apenas as afirmações III e IV são verdadeiras. 
	
	Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras. 
	
	Todas as afirmações são verdadeiras. 
	
	Apenas a afirmação II é falsa. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401276628)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Ressaltar a atuação sobre os determinantes socioambientais da saúde e políticas públicas intersetoriais, voltadas à melhoria da qualidade de vida das populações e reforçar a tendência de diminuição das responsabilidades do Estado, delegando aos indivíduos, progressivamente, o autocuidado são os objetivos das ações de:
		
	
	Promoção da saúde.
	
	Problematização. 
	
	Formulação de hipóteses.
	
	Investigação do processo saúde/doença.
	
	Prevenção de doenças.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401411241)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Qual o conceito e aplicação Indicadores básicos para a saúde no Brasil está corretamente definido a seguir?
		
	
	Indicadores sevem somente como determinantes de saúde.
	
	Esperança de vida para uma faixa etária definida é um indicador local das condições de vida e saúde e reflete o padrão de morbidade de uma população
	
	São indicadores somente os fatores relacionados ao surgimento de doenças, agravos e óbitos e os que podem ser evitados através de prevenção e assistência adequada.
	
	Indicadores são parâmetros utilizados internacionalmente com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos planejamentos de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo (Rouquayrol, 1999).
	
	Indicadores são marcas numéricas de autorização hospitalar.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401814793)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Qual é termo utilizado em epidemiologia para expressar a velocidade de ocorrência de uma doença, ou seja, a intensidade com que acontece uma doença em uma população, na medida em que identifica a frequência de casos novos em um determinado período observado longitudinalmente?
		
	
	Prevalência.
	
	Coorte.
	
	Incidência.
	
	Multicentrismo.
	
	Caso controle.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401276105)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A elevação do número de casos de uma doença ou agravo em um determinado lugar e período de tempo, que caracteriza, de forma clara, um excesso em relação à frequência esperada é a definição de:
		
	
	Endemia.
	
	Infecção
	
	Pandemia.
	
	Surto.
	
	Epidemia.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401276487)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Método pode ser conceituado como um modelo a partir do qualobservamos, medimos e tomamos conhecimento dos fatos e dos acontecimentos da vida. A Epidemiologia, assim como acontece com outras áreas do conhecimento, tem o seu método próprio para reconhecer, medir e avaliar o seu objeto de trabalho. O método epidemiológico foi especialmente desenvolvido para ser aplicado à investigação do processo saúde/doença em populações humanas e compreende várias etapas. Sobre as etapas do método epidemiológico são feitas as seguintes afirmações: I A observação é a caracterização do problema em estudo, por meio de instrumentos de medição. II A formulação de hipóteses é uma tentativa de explicação para um fenômeno observado, uma proposição que necessita ser verificada. III Estratégias de problematização propiciam o crescimento da capacidade humana em conhecer a realidade e transcender o seu universo. IV A conclusão é o momento da interpretação dos resultados. Assinale a alternativa correta: 
		
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira. 
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde até .
Parte inferior do formulário

Continue navegando