Buscar

Relatorio fisqui

Prévia do material em texto

UNIGRANRIO – CTA – Curso de Engenharia Química
7
UNIVERSIDADE UNIGRANRIO – ESCOLA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
ENGENHARIA QUÍMICA – DUQUE DE CAXIAS
DISCIPLINA: Físico Química II
Calor de reação ácido- base
 Professor: Robson Marques
 Aluna: Scarllet Costa Fontes – 5900565
 Duque de Caxias, 10 de abril de 2017.
EXPERIMENTO Nº7 – Calor de reação ácido-base
Objetivo
 Este experimento tem por objetivo determinar a quantidade de calor envolvida nas reações ácido-base. 
Introdução:
 Quando uma reação química ocorre, os reagentes inicialmente presentes no sistema vão se modificando com o avanço da reação, de modo a formar os produtos. Essa transformação vem acompanhada por uma mudança característica na energia. No entanto, processos que ocorrem a pressão constante são mais fáceis de medir a entalpia, H, como propriedade de um sistema, ou seja, a variação de entalpia é dada pelo calor trocado com as vizinhanças. Então, em uma reação química, a temperatura do sistema após a reação é, em geral, diferente da temperatura inicial. De maneira a restaurar o sistema a sua temperatura inicial, é preciso haver um escoamento de calor, seja para as vizinhanças ou a partir das vizinhanças. É a partir desse princípio de troca de calor entre o sistema e as vizinhanças que vamos estudar o calor de neutralização de um ácido com uma base, com a ajuda de um calorímetro. Este princípio nos será útil para estendermos o conceito a outras reações, seja ela de dissolução, mudança de fase, combustão ou formação. 
Fundamento teórico: 
 As reações de neutralização sempre ocorrem entre um ácido, que libera o cátion H+, e entre uma base, que libera o ânion OH-. Esse tipo de reação é sempre exotérmico, ou seja, libera energia, pois parte da energia dos íons é utilizada para formar as ligações, que formam as moléculas de água e a energia restante é liberada. Desse modo, o valor da entalpia de neutralização será sempre negativo.
 O valor da variação de entalpia ou calor de neutralização será sempre o mesmo para reações que ocorrerem entre ácidos e bases fortes, como por exemplo:
HCl(aq) + NaOH(aq) →  NaCl(aq) + H2O(l)  ?Hneutralização = -57,7 kJ ou 13,8 kcal
HBr(aq) + NaOH(aq) →  NaBr(aq) + H2O(l)  ?Hneutralização = -57,7 kJ ou 13,8 kcal
½ H2SO4(aq) + KOH(aq) →  ½ K2SO4(aq) + H2O(l)  ?Hneutralização = -57,7 kJ ou 13,8 kcal
 Em todos esses casos a entalpia de neutralização tem o mesmo valor de -57,7 kJ, pois como são ácidos e bases fortes, a ionização dos ácidos e a dissociação das bases ocorre de forma completa. Isso significa que em meio aquoso eles fornecem 100 % de íons H+ e OH-. Assim, em todos os casos a formação da água se dará através da única reação responsável pela manifestação de calor, como por exemplo: 
 H+ + OH- > H2O
 No entanto, se a reação de neutralização ocorre com a presença de uma base ou de um ácido fracos, o valor do calor liberado será menor do que a entalpia de neutralização. Isso ocorre porque parte da energia liberada é usada também para ionizar mais ácido (se o ácido for fraco), ou para dissociar mais base (se a base for fraca). Dessa forma, ocorrem duas reações.
Materiais e reagentes:
	Reagentes
	Materiais
	Ácido Clorídrico (HCl)
	Erlenmeyer
	Hidróxido de Sódio (NaOH)
	Termômetro
	Hidróxido de amônio (NH4OH) 
	Proveta
	Ácido acético (CH3COOH)
	
	Ácido Nítrico (HNO3)
	
	Hidróxido de Potássio (KOH)
	
Procedimento experimental:
1 – Foram adicionados 50 mL de uma solução base em um erlenmeyer limpo e seco e em seguida, foi reservado 50Ml da solução ácida em um erlenmeyer. Foi assegurado de que as soluções estivessem com a temperatura ambiente, foram também anotadas as temperaturas. 
2 – Foi acrescentada a solução ácido sobre a solução base, a solução obtida foi homogeneizada rapidamente com o auxílio do termômetro, foram registradas as máximas temperaturas atingidas. 
3 – O procedimento acima, foi seguido a partir das soluções abaixo:
Reação 1: HCl 1mol/L + NaOH 1mol/L
Reação 2: HCl 1mol/L + NH4OH1mol/L
Reação 3:CH3COOH 1mol/L + NH4OH 1mol/L
Reação 4: CH3COOH 0,1mol/L + NH4OH 0,1mol/L
Reação 5: HNO3 1mol/L + KOH 1mol/L
Resultados e Discussões:
Com base no procedimento realizado, podemos chegar nos seguintes resultados: 
	 
	TºC Base
	TºC Ácido
	TºC Total
	Reação 1
	23ºC
	24ºC
	28ºC
	Reação 2
	23,5 ºC
	24ºC
	27ºC
	Reação 3
	23ºc
	23ºc
	23ºC
	Reação 4
	23ºC
	22ºC
	23ºC
	Reação 5
	22ºC
	22ºC
	27ºC
Foram obtidas as seguintes reações: 
	Reação 1
	HCl + NaOH >> NaCL + H2O
	Reação 2
	HCl + NH4OH >> NH4Cl + H2O
	Reação 3
	CH3COOH + NH4OH >> CH3COONH4 + H2O
	Reação 4 
	CH3COOH + NH4 >> CH3COONH4 + H2O
	Reação 5 
	HNO3 + KOH >> KNO3 + H2O
Conclusões:
Podemos concluir que o método calorimétrico, apesar de ser um método simples que se baseia, unicamente, nas medições de temperaturas, é viável para determinação das entalpias de reação, havendo assim, como em qualquer outro experimento, cuidados nos equipamentos utilizados e na manipulação adequada dos mesmos e principalmente na calibração do termômetro.
Bibliografia Consultada
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/entalpia-neutralizacao.htm
https://www.passeidireto.com/arquivo/18160811/determinacao-do-calor-de-reacao-neutralizacao---fisico-quimica-experimental

Continue navegando