Buscar

TRIBUTARIO 1 SEMANA 15

Prévia do material em texto

TRIBUTARIO 1 SEMANA 15
Em processo administrativo discute-se a base de cálculo do ISSQN incidente sobre a prestação de serviço de transporte coletivo de passageiros. O ponto central do problema é se a base de cálculo para efeito do recolhimento do ISSQN seria o preço efetivamente pago pelo usuário no ato da compra e venda dos bilhetes (seja vale transporte ou passagem escolar), posição adotada pelo contribuinte ou se o vigente no momento posterior em que se dá a efetiva prestação, posição adotada pelo Fisco. Considerando que no momento em que se deu a efetiva prestação o preço já estaria majorado, qual o seu parecer jurídico sobre o tema? Qual dos elementos referente ao fato gerador integral está em discussão? RESPOSTA: Aspecto quantitativo / aspecto temporal . 
A base de calculo incidente sobre a prestação de serviço de transporte coletivo de passageiros é o vigente no momento posterior em que se dá a efetiva prestação. Assim, mostra-se indevido o recolhimento do tributo sobre a diferença verificada quando da majoração da tarifa de transporte ocorrida entre a compra do bilhete antecipado e a efetiva prestação do serviço, pois o momento da incidência do fato gerador é o da compra das passagens. 
Questão objetiva
Tendo como referência o disposto no CTN, assinale a opção correta.
CORRETA LETRA A (X) A capacidade tributária passiva é plena e independe da capacidade civil. (De acordo com o art. 126, I, do CTN, a capacidade tributária passiva independe da capacidade civil. Assim sendo, o civilmente incapaz possui capacidade tributária passiva plena.)

Continue navegando