Buscar

TGP Teste 5 AO 10 on line

Prévia do material em texto

Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Acerca da estrutura do Poder Judiciário Brasileiro, assinale o item que apresenta as chamadas "justiças especializadas":
		
	
	
	
	
	estadual, federal e trabalhista
	
	 
	militar, eleitoral e trabalhista
	
	
	federal, eleitoral e trabalhista
	
	
	federal, militar e eleitoral
	
	
		2.
		(FGV/PC/DELEGADO/2010) - Com relação ao tema Poder Judiciário analise as afirmativas a seguir: I. Compete à Justiça Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competência do júri quando a vítima for civil. II. A competência dos tribunais estaduais será definida na Constituição Federal, sendo apenas a lei de organização judiciária de iniciativa do Tribunal de Justiça. III. O Tribunal de Justiça não poderá constituir câmaras regionais, devendo funcionar de forma centralizada, a fim de assegurar igualdade de acesso do jurisdicionado à justiça em todas as fases do processo. Assinale:
		
	
	
	
	
	e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
	
	
	b) se somente a afirmativa II estiver correta.
	
	
	d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
	
	
	c) se somente a afirmativa III estiver correta.
	
	 
	a) se somente a afirmativa I estiver correta.
	
	
		3.
		Acerca do Poder Judiciário nacional é CORRETO afirmar:
		
	
	
	
	
	O Conselho Nacional de Justiça tem função jurisdicional e administrativa, podendo julgar processos tanto da justiça federal quanto da competência da justiça estadual.
	
	
	O Superior Tribunal de Justiça, composto por 11 ministros, tem competência apenas para matéria estadual.
	
	
	O Supremo Tribunal Federal só tem competência originária, já que não julga recursos mas apenas ações envolvendo questões constitucionais.
	
	 
	O Tribunal Superior Eleitoral é o tribunal superior da justiça especializada eleitoral.
	
	
	o Poder Judiciário não é uno já que composto por várias justiças, assim, a estadual, a federal, a trabalhista, dentre outras.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		A organização judiciária diz respeito ao entendimento dos órgãos, suas funções e competências. A respeito de sua constituição, podemos afirmar que a Justiça Especial é um tipo de jurisdição, que dada sua especificidade temática é disciplinada por leis processuais próprias e, consequentemente, julgadas por um ramo do judiciário específico para tais questões. Existem, no Brasil, três tipos de Justiça Especial:
		
	
	
	
	
	Justiça Eleitoral, Justiça Militar e Tribunal Regional de Justiça.
	
	 
	Justiça do Trabalho, Justiça Militar e Justiça Eleitoral.
	
	
	Superior Tribunal de Justiça, Supremo Tribunal Federal e Conselho Nacional de Justiça.
	
	
	Supremo Tribunal Federal, Justiça do Trabalho e Conselho Nacional de Justiça.
	
	
	Conselho Nacional de Justiça, Justiça Eleitoral e Superior Tribunal de Justiça.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Atente para os seguintes enunciados: I- A Constituição Federal considera Justiças Especializadas a Justiça Eleitoral, a Justiça Penal Militar da União e a Justiça Estadual. II- São Justiças da União a Justiça Federal, a do Trabalho, a Penal Militar e a Eleitoral. III- A Justiça Federal tem como órgãos as juntas de conciliação e julgamento formadas por juízes federais e os Tribunais Regionais Federais. Assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	
	
	
	Somente está correto o enunciado 1.
	
	 
	Somente está correto o enunciado 2.
	
	
	Todos os enunciados estão corretos.
	
	
	Somente estão corretos os enunciados 2 e 3.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		A respeito da Estrutura do Poder Judiciário no Brasil, aponte a alternativa CORRETA.
		
	
	
	
	
	O Conselho Nacional de Justiça faz parte do Poder Judiciário, mas não existem juizes em quadros, visando atender a imparcialidade nos julgamentos.
	
	
	As justiça do trabalho, assim como a justiça federal são classificadas de justiças especializadas.
	
	
	O Conselho Nacional de Justiça não faz parte do Poder Judiciário
	
	
	A justiça comum compreende a justiça dos estados e municípios.
	
	 
	A justiça comum compreende a justiça dos estados e a justiça federal.
	
	
	
		7.
		Sobre a estrutura do Conselho Nacional de Justiça é correto afirmar:
		
	
	
	
	 
	Tratase de um órgão colegiado composto por quinze membros (incluindo membros do Ministério Público, advogados e cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada), nomeados pelo Presidente da República.
	
	
	Tratase de um órgão colegiado composto por cinco membros (incluindo 1 membro do Ministério Público, 1 advogado e 3 juízes federias), nomeados pelo Presidente da República.
	
	
	Tratase de um órgão colegiado composto por quinze membros, sendo somente membros do Ministério Público e juízes federias, nomeados pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal.
	
	
	Tratase de um órgão colegiado composto por dez membros sendo eles membros do Ministério Público e advogados, todos nomeados pelo Presidente da República.
	
	
	Tratase de um órgão colegiado composto por dez membros nomeados, pelo sistema de livre escolha, pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Sobre os Órgãos do Poder Judiciário, analise as assertivas: I. No Brasil, os órgãos que compõem o Poder Judiciário ocupamse, principalmente, da função jurisdicional, à exceção do Conselho Nacional de Justiça, que possui função administrativa e regulamentar. II. O Conselho Nacional de Justiça não é considerado órgão do Poder Judiciário. III. Os Tribunais e Juízes Militares não são órgãos do Poder Judiciário.
		
	
	
	
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	 
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	
	Nenhuma afirmativa está correta.

Continue navegando