Buscar

ARTIGO POLÍTICA DE SELEÇÃO EM BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS 
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
MARIA DE LOURDES TRAJANO
FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO NA BIBLIOTECA SENTORIAL DO CENTRO DE INFORMATICA CI
1. INTRODUÇÃO
			A politica de desenvolvimento de coleção é importante para o desenvolvimento de coleções do acervo de um a biblioteca ,e em muitos caso as bibliotecas desenvolve uma visão quantitativa e esquece que o mais importante para os usuários são a qualidade que existente no acervo. Vale ressaltar que uma implantação de uma politica de desenvolvimento de coleção e importante dentro de uma biblioteca, em relação á avaliação a politica do acervo é possível verificar obras e títulos repetidos e matérias desatualizados e não circulam no acervo, em função disso não será necessário permanecerem no acervo.
Este artigo ira a aborda a importância do processo de uma politica de desenvolvimento de coleção de a uma unidade de informação. Para o presente desenvolvimento dessa pesquisa irá se apresentar a necessidade e a importância do processo para viabilização da implantação de políticas de desenvolvimento de coleções às bibliotecas, será citado exemplo neste artigo de como e feita a politica de desenvolvimento de seleção da biblioteca do setorial do centro de informática ( CI). Analisar seu pontos positivos e suas necessidades para que o acervo da biblioteca possa crescer de forma ordenada também será analisado de que forma os auxiliares da biblioteca gerencias o acervo.
2. OBJETIVO GERAL
O objetivo geral foi analisar processo de formação e desenvolvimento de coleção da biblioteca setorial do centro de informática.
2.1. OBJETIVO ESPECÍFICO
	O objetivo específico foi verificar os critérios de seleção para a formação do acervo.
	Analisar o processo de aquisição dos matérias bibliográficos da biblioteca.
	Compreender o trabalho de desbastamento de matérias na biblioteca 
	METODOLOGIA
A metodologia da pesquisa abordada foi uma pesquisa descritiva de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa na biblioteca do cetor5ail do centro de informática CI
3.1 CENTROS DE INFORMATICA CI
Em 17 de dezembro de 2011, o Centro de Informática (CI) foi apresentado para a comunidade acadêmica UFPB pelo o Prof. Guido Lemos em reunião realizada no Auditório da reitoria. Esse fato imprime um novo ritmo para o crescimento da área de Tecnologia da Informação na nossa instituição. Criado a partir do Departamento de Informática – CCEN, o CI abriga atualmente  três departamentos, três cursos de graduação, três cursos de pós-graduação e um núcleo de pesquisa e extensão (NPE LAVID). 
O Centro de Informática (CI) da UFPB desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área Computação, objetivando a formação profissional de excelência nos moldes dos Projetos Pedagógicos dos cursos que estão sendo criados para atender às metas definidas para o Programa de Expansão Universitária – REUNI/UFPB.
A criação do Centro de Informática (CI) da UFPB foi necessária devido ao crescimento recente do atual Departamento de Informática, que passa a oferecer, além dos tradicionais cursos de Graduação em Ciência da Computação e Mestrado em Informática, dois novos cursos de graduação. Tais cursos são: Bacharelado em Ciência da Computação (1985), o Mestrado em Informática (2004), o recém-criado e já iniciado Curso de Engenharia de Computação (com vagas ofertadas em 2011) e o curso de Bacharelado em Matemática Computacional, iniciando-se em Março de 2012.
3.2 FORMAÇÃO DO ACERVO DA BIBLIOTECA CENTORIAL CI
A Biblioteca Setorial do Centro de Informática, foi inaugurada dia 18 de maio de 2016 em seu novo Centro, localizado no bairro de Mangabeira, e é um local de pesquisa e estudos, destinado a Alunos, Servidores e toda a comunidade em geral. Foi nomeada para dar assistências aos alunos dos cursos do centro de informática. A biblioteca em questão esta em fase de evolução e desenvolvimento a implantação desde projeto deve apoio do bibliotecário Rogério marques Ferreira e professores junto com a direção dos cursos do campos.
O quadro de funcionários é composto por: 1 bibliotecário, 1 auxiliar de biblioteca e 2 estagiários, no horário de 8h às 17h. O programa utilizado pelo sistema da biblioteca é o sigaa onde são oferecidos os serviços de empréstimo, devolução, renovação, cadastro dos usuários e consulta ao acervo, apoio a elaboração de trabalhos acadêmicos, elaboração de ficha catalográfica, solicitação de declaração de quitação de multa, 
4. BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA
A biblioteca universitária tem por finalidade atender as necessidades de estudos, consulta e pesquisa de professores e alunos universitários, ela deve atua como verdadeiro centro de documentação, divulgando, vários meios os documentos que compõem o seu acervo, sua função e promover informações referenciais e bibliográfica especificas , necessária ao ensino e á pesquisa . As diferenças em relação aos outros serviços de informação devem se ao fato de que a educação e o principal objetivo e que seus usuários são heterogêneos.
A respeito das bibliotecas universitárias ANZOLIN e CORRÊA (2008 p.805) afirmam:
O berço da cultura dos novos tempos encontra-se como sempre nas grandes cidades, é nelas que surgiram as instituições que em alguns casos preservaram suas origens medievais até hoje: as universidades. [...] Nelas aprendiam – as sete artes liberais: o triniu (gramática, lógica e retórica) e o quadrivium (geometria, astronomia, aritmética e música). “Além das especialidades: direito, medicina teologia e a filosofia.”
As bibliotecas universitárias propiciaram aos usuários um acesso ainda maior, deixando de serem apenas lugares utilizados para a conservação e armazenamento de obras, para se tornar verdadeiros centros informacionais para consultas e disseminação da informação, e assim disponibilizando de maneira rápida.
Ao longo do tempo passou por várias mudanças e desenvolvimento com o objetivo de se adequar a toda a gama informacional demandada na sociedade acadêmica, porém sua decência continua imutável com o objetivo de auxiliar o ensino, pesquisa e extensão para toda a comunidade acadêmica, professores, alunos e pesquisadores.
O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é o instrumento que concentra a concepção do curso de graduação, os fundamentos da gestão acadêmica, pedagógica e administrativa, os princípios educacionais vetores de todas as ações a serem adotadas na condução do processo de ensino-aprendizagem da Graduação.
E obrigatório a biblioteca universitária oferecer o material básico solicitado pelos professores do cursos para passa pela avaliação MEC anualmente.
Processo das etapas de seleção na biblioteca do centro de informatica
	Estudo da comunidade
	Politicas de seleção
	Seleção
	Aquisição
	Avaliação
	Desbastamento 
	Descarte
4.1 ESTUDOS DA COMUNIDADE
Segundo Vergueiro (1989, p. 29). Estudo da comunidade pode variar de acordo o tipo de biblioteca , no caso das bibliotecas universitárias do centro de informática CI, a comunidade são os professores e alunos e os funcionários. 
4.2 DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES
Para (VERGUEIRO, 1989, P. 23). ‘’Além do mais o desenvolvimento de coleções como atividade de planejamento, deve ter um plano detalhado pré-estabelecido, a fim de garantir um mínimo de continuidade ao processo e correções e rota quando necessária. ’’ 
Desenvolvimento de coleções e uma atividades de planejamento responsável pela composição do acervo. E uma disciplina que procura organizar o conhecimento registrado sobre filtro especifica. Planejar em uma unidade de informação implica conhecer a realidade na qual o serviços esta inserido , seu ambiente interno e externo sua missão seus objetivos seus usuários e sua e sua funções . .
. 4.3 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DA COLEÇÃO DA BIBLIOTECA DO CENTRO DE INFORMÁTICA
A coleção da biblioteca do centro de informática. Tem um acervo predominantemente composto de materiais bibliográfico com
cerca total de 883 títulos e 1890 matérias bibliográficos constituído por Livros, CDS, e Periódicos, que formam o acervo. Que a tende aos Cursos de Graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Matemática Computacional e Licenciatura em Computação a Distância, além dos Cursos de Pós-Graduação em Informática, Modelagem Matemática Computacional e Computação, Comunicação e Artes.
A biblioteca setorial do centro de informática esta localizada na localizada na Rua dos Escoteiros, s/n - Mangabeira, João Pessoa - PB, Campos I
Um conjunto de diretrizes e normas que visa estabelecer ações, delinear estratégias gerais, determinar instrumentos e delimitar critérios para facilitar a tornada de decisão na composição e desenvolvimento de coleções em consonância com os objetivos da instituição e os usuários do sistema. (LIMA, FIGUEIREDO, 1984, p. 139). 
Para o processo de elaboração será feito com base nos seguintes critérios elencados 
5. OBJETIVOS DA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES 
• Definir critérios de aquisição, atualização, desbaste e descarte do acervo;
• Conhecer as necessidades de informação e interesse dos usuários / comunidade, por meio da análise e conhecimento do uso das coleções
• Identificar os materiais de informação adequados para a formação da coleção
• Estabelecer prioridades para aquisição do material
• Estabelecer diretrizes para a avaliação da coleção 
• Traçar diretrizes para o descarte e reposição do material 
• Adequação do material aos objetivos da biblioteca.
5.1 SELEÇÃO
E processo de tomada de decisão onde todo material que compõem o acervo da biblioteca e selecionado através de critérios especifico. Esta tarefa e realizada principalmente pelo bibliotecário e seus auxiliares, e sugestões de usuários e professores do centro de informática CI.
5.2 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO NA BIBIOTECA SENTOTIAL CI
• Adequação do material aos objetivos da biblioteca;
• Demanda: número de usuários potenciais que poderão utilizar o material; 
• Melhorar à Qualidade do conteúdo
• Idiomas 
• Atualidade da obra
• Falhas nas coleções 
• Condições físicas do material
• Quantidade de exemplares 
5.2 FONTES DE INFORMAÇÃO PARA SELEÇÃO
• Catálogos, listas e propagandas diversas distribuídas por editores, distribuidores e livreiros
FORMAS DE AQUISIÇÃO 
• compra 
• doação
• permuta
Forma de aquisição e o processo de implementação na tomada da decisão na seleção dos materiais. O processo de aquisição envolve dois item básico orçamento e alocação de recursos
5.3 FORMAS DE COMPRA
	A compra deve ser realizada apenas quando houver o interesse no título e não for possível adquiri-lo por nenhum dos outros processos. Para a realização da compra deve-se analisar os preços no mínimo em três fornecedores diferentes e realizar a compra de acordo com o melhor custo-benefício. 
Processo e feito por modalidade de licitação, pela lei 866/92, esta lei estabelece normas geral sobre licitações e contratos administrativos pertinentes as obras e serviços inclusive se publicações e compras alienações e locações no âmbito dos poderes da União dos Estados Distrito Federal e Municípios. E do pregão eletrônico, Pela lei 10520/ 2002. Esta lei e um  procedimento administrativo por meio do qual a Administração Pública, garantindo a isonomia, seleciona fornecedor ou prestador de serviço, visando a execução de objeto comum no mercado, permitindo aos licitantes, em sessão pública, reduzir o valor da proposta por meio de lances verbais e sucessivos”.
A biblioteca do centro de informática após um ano de funcionamento realizara sua primeira compra por modalidade de licitação. Foi liberado uma verba para a compra de livros solicitados pelos professores do centro de informática.
Os critérios para a politica de aquisição foram:
	Um levantamento para ver quais os livros mais circula no acervo.
	Umas pesquisa em editoras da quantidade de cada coleção de acordo com a quantidade de volume no sistema foram acrescentadas a mais cinco unidades no orçamento.
	Através desses critérios estabelecidos foi feita uma pesquisa oçamentaria em tres editoras. Três dessas editoras pesquisada sera decidido a que oferecer a melhor oferta nos preços. 
Tabela de um modelo de pesquisa biográfica de compra.
5.3 FORMAS DE DOAÇÃO
A doação é a forma de aquisição, na qual uma instituição, pessoa faz doação. Para que a biblioteca receba a doação deve-se ser feita a análise do material, desde seu estado físico, sua atualidade e qualidade do material, para que se possa identificar se estar de acordo com a proposta para a coleção. Para a Biblioteca do centro de informática será necessário fazer um análise dos materiais recebido para que seja apenas inserido na coleção apenas os materiais atualizados Os que não forem serão descartados. Para os que forem descartados deve-se fazer doações para outras bibliotecas da universidade, apenas os que estiverem danificados que não possam ser utilizados serão descartados definitivamente. 
Na biblioteca do centro de informatica as doações são espontâneas a biblioteca recebe espontaneamente, doações de alunos e professores e pesquisadores do campo e outros doadores externos porém estas obras passa por um critérios de seleção pela Comissão da Biblioteca. Materiais recebidos, sem solicitação antecipada, serão submetidos aos mesmos critérios de seleção. A biblioteca recebem muitas doações apesar de não ter uma politicas especificas. 
	Os critérios para selecionar as matérias doadas que são:
	Observar o estado da conservação dos livros.
	Se interessa aos cursos oferecido na instituição
	Atualização; livro fora de atualização não interessa a biblioteca
5.4 PERMUTA
Casa haja interesse por parte dos usuários, em algum título que a biblioteca não possua, será feita o estudo para o processo de permuta, como a biblioteca do centro de informatica tque está vinculada a Biblioteca Central da UFPB, CCEN E CTDR CCSA ser feito o processo pela BC da UFPB. Caso seja possível o processo deve ser realizado. Oficialmento a biblioteca do centro de informatica ainda não precisou realizar permuta de nenhum exemplar.
6. AVALIAÇÃO DA COLEÇÃO
Segundo Wetzel (2006, p. 35). O processo de avaliação deve partir da biblioteca que e entendida como um meio que permite a interação entre dois sistemas os recursos informacionais e a comunidade de usuários a ser servida pois fazer avaliação não e um trabalho fácil exigi do bibliotecário selecionador habilidades experiências.
6.1 REVISÕES DA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES 
‘’ E responsável pela composição do acervo, através da política de formação e desenvolvimento de coleções estabelecida pela coordenação da biblioteca’’, ( 	SILVA, 2014, P. 59)
A cada dois anos, a política de desenvolvimento de coleções deverá ser revisada por Comissão específica, com a finalidade de garantir a sua adequação à comunidade universitária, aos objetivos da Biblioteca e aos da própria Instituição.
6.2 PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DO ACERVO
	Desbastamento
	Modalidades de desbastamento
	Remanejamento
	Descarte
Desbastamento É um processo de extrair títulos ou parte da coleção, quer para remanejamento, quer para descarte. “ (WEITZEL,2014.p.37). Desbastamento consiste na retirada dos materiais desatualizado e danificados do acervo sem condições de recupera-lo para ouro espaço fico da biblioteca 
Estes trabalho e realizado pelo bibliotecário do centro que tem por objetivo manter a qualidade do acero e adequar as coleções aos interesses dos usuários. Esta modalidade na biblioteca CI e feio através de serviços auxiliares a retirada das estantes livros mal estado de conservação.
6.3 REMANEJAMENTOS DO ACERVO
De acordo com ( WEITZEL,2014.P. 38). Remanejamento é um processo de retirada do material para locais menos acessível na biblioteca para que possa abrir espaço para outros mateiras atualizado que circulam continuamente. 
7.4 DESCARTE 
E a retirada definitiva do dos livros e materiais que compõem o acervo desatualizados e danificados sem
condições de recuperação.
Os critérios para identificação dos materiais a serem remanejados para outro local no acervo são:
	Manter a coleção atualizada
	As necessidades de mais espaço pra novas matérias.
	Restauração a fim de continuar atendes a comunidade da biblioteca
7. AVALIAÇÃO DA COLEÇÃO
Segundo Wetzel (2006, p. 35). O processo de avaliação deve partir da biblioteca que e entendida como um meio que permite a interação entre dois sistemas os recursos informacionais e a comunidade de usuários a ser servida pois fazer avaliação não e um trabalho fácil exigi do bibliotecário selecionador habilidades experiências.
7.1 REVISÃO DA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES 
‘’ E responsável pela composição do acervo, através da política de formação e desenvolvimento de coleções estabelecida pela coordenação da biblioteca’’, ( 	SILVA, 2014, P. 59)
A cada dois anos, a política de desenvolvimento de coleções deverá ser revisada por Comissão específica, com a finalidade de garantir a sua adequação à comunidade universitária, aos objetivos da Biblioteca e aos da própria Instituição.
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Concluísse que a gestão de coleção da biblioteca do centro de informática ainda não tem desenvolvido atividades totalmente voltados a uma politica de seleção de materiais por sua existência nova também sua infraestrutura e recente e seu acervo atende a uma comunidade especifica. Há consequências de um conjunto de fatores direto e indiretamente ligada a universidade. Apesar disso, vale ressalta que mediante o questionamento apontados pelos auxiliares da biblioteca, os mesmos tentam desenvolver gradativamente uma autonomia no que diz respeito aos serviços prestado a biblioteca e a comunidade acadêmica.
Referências:
ANZOLIN, Heloisa Helena; CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira. Biblioteca universitária como mediadora na produção de conhecimento. Diálogo Educacional, Curitiba, v.8, n.25, set./dez. 2008. Disponível em: http//:www2.pucpr.br/reol/índex-php/DIALOGO? Acesso em: 23 maio. 2017. LIMA, Regina Célia Montenegro de; FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Seleção e aquisição: da visão clássica à moderna aplicação de técnicas bibliométricas. 1984. 
SILVA, Divina Aparecida da; ARAÚJO, Iza Antunes. Auxiliar de biblioteca Brasília: Thesaurus, 2003.
WEITZEL, Simone da Rocha. Elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. Rio de Janeiro: intercedências. 2006.
			
	ANPENDICE A
APÊNDICE A 
Esta pesquisa procura identifica através desta avaliação os serviços oferecido da biblioteca do centro de informática CI, também analisar a politica de politica de seleção dos materiais.
QUANRO A AVLIAÇAO DO ACERVO
I QUANTO À INFRAESTRUTURA DA BIBLIOTECA 
Disponibilizar computadores para pesquisa 
Pouco importante ☐1☐2 ☐3 ☐4 ☐5 ☐6 ☐7 Muito importante 
Disponibilizar mesas para estudo individual 
Pouco importante ☐1☐2 ☐3 ☐4 ☐5 ☐6 ☐7 Muito importante 
Disponibilizar rede wi-fi 
Pouco importante ☐1☐2 ☐3 ☐4 ☐5 ☐6 ☐7 Muito importante 
Disponibilizar salas fechadas para trabalhos em grupo 
Pouco importante ☐1☐2 ☐3 ☐4 ☐5 ☐6 ☐7 Muito importante 
II. QUANTO AOS SERVIÇOS DA BIBLIOTECA 
Disponibilizar acervo impresso para empréstimo 
Pouco importante ☐1☐2 ☐3 ☐4 ☐5 ☐6 ☐7 Muito importante 
Capacitar usuários para uso de bases de dados 
Pouco importante ☐1☐2 ☐3 ☐4 ☐5 ☐6 ☐7 Muito importante 
Oferecer serviços de normalização de trabalhos acadêmicos 
Pouco importante ☐1☐2 ☐3 ☐4 ☐5 ☐6 ☐7 Muito importante 
Oferecer serviços de digitalização e reprografia (xerox) 
Pouco importante ☐1☐2 ☐3 ☐4 ☐5 ☐6 ☐7 Muito importante Oferecer 
agendamento para consulta a obras raras 
Pouco importante ☐1☐2 ☐3 ☐4 ☐5 ☐6 ☐7 Muito importante 
III. QUANTO AO ATENDIMENTO DA BIBLIOTECA 
Oferecer atendimento à noite (18h às 22h) 
Pouco importante ☐1☐2 ☐3 ☐4 ☐5 ☐6 ☐7 Muito importante 
Oferecer atendimento aos sábados (8h às 12h) 
Pouco importante ☐1☐2 ☐3 ☐4 ☐5 ☐6 ☐7 Muito importante 
Fornecer auxílio nas pesquisas realizadas 
Pouco importante ☐1☐2 ☐3 ☐4 ☐5 ☐6 ☐7 Muito importante 
Oferecer atendimento online (chat) 
Pouco importante ☐1☐2 ☐3 ☐4 ☐5 ☐6 ☐7 Muito importante 
Oferecer atendimento multilíngue 
Pouco importante ☐1☐2 ☐3 ☐4 ☐5 ☐6 ☐7 Muito importante 
IV. QUANTO AO ACERVO DA BIBLIOTECA 
Disponibilizar obras recentes de sua área de interesse 
Pouco importante ☐1☐2 ☐3 ☐4 ☐5 ☐6 ☐7 Muito importante 
Disponibilizar obras em bom estado de conservação 
Pouco importante ☐1☐2 ☐3 ☐4 ☐5 ☐6 ☐7 Muito importante 
Disponibilizar obras raras para consulta 
Pouco importante ☐1☐2 ☐3 ☐4 ☐5 ☐6 ☐7 Muito importante 
Possuir acervo digital
Pouco importante ☐1☐2 ☐3 ☐4 ☐5 ☐6 ☐7 Muito importante 
V. QUANTO À ACESSIBILIDADADE DA BIBLIOTECA. 
Possuir sinalização fácil de ser entendida 
Pouco importante ☐1☐2 ☐3 ☐4 ☐5 ☐6 ☐7 Muito importante
Ser fácil de ser acessada (portas amplas, rampas, poucos degraus) 
Pouco importante ☐1☐2 ☐3 ☐4 ☐5 ☐6 ☐7 Muito importante
Possuir piso tátil (piso em alto relevo para caminhada segura) 
Pouco importante ☐1☐2 ☐3 ☐4 ☐5 ☐6 ☐7 Muito importante 
Ser acessível a Pessoas com Deficiência (PcD) 
Pouco importante ☐1☐2 ☐3 ☐4 ☐5 ☐6 ☐7 Muito importante
VI. ENUMERE DE 1 A 5 OS R QUESITOS QUE VOCÊ VALORIZA EM UMA BIBLIOTECA 
Aqui você deve ordenar de 1 a 5 os aspectos mais importantes (sendo 1 – mais importante, 2 – segundo mais importante, [ . . . ] e 5 – menos importante). 
☐Infraestrutura (computadores, mesas, rede, salas)
☐Serviços (empréstimo, capacitação, normalização, digitalização, agendamento) 
☐Atendimento (atendimento noturno, aos sábados, online, multilíngue, auxílio) 
☐Acervo (atualização, estado de conservação, obras raras, acervo digital) 
☐Acessibilidade (sinalização, acesso, piso, acessibilidade a PcD, tecnologias assistiv
,
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA
BIBLIOTEAC SENTORIAL CI
ANEXO A - RECEBIMENTO DE DOAÇÕES RECEBIMENTO DE DOAÇÕES 
Os materiais recebidos como doação e intercâmbio pelo sistema de bibliotecas da do centro de informática deverão ser acompanhados de listagem e serão aceito
‘sob as seguintes condições: -
Poderão ser incorporada ao acervo do d biblioteca do centro de informática, permutados ou doados a outras bibliotecas, visando atender a área de interesse de cada biblioteca para o desenvolvimento de suas coleções.
DECLARAÇÃO DE DOAÇÃO
Eu,________________________________________, RG nº---------------_______, residente na rua-------------------------------------------------------------- cidade--------- de estado de _______, abaixo assinado, por este instrumento transfiro incondicionalmente à biblioteca do centro de informática situada na Rua dos Escoteiros, s/n - Mangabeira, João Pessoa - PB, 58055-000, campus. de– João pessoa - PB, todos os direitos sobre os materiais doados nesta data, conforme relação em anexo. Declaro também ter tomado ciência e estar de acordo com a política adotada pela biblioteca em relação às doações. 
Salvador, 
Assinatura

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais