Buscar

Estudo de caso (estágio remoto)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Íris de Fátima Braz Castro
RA: 192780
Estudo de Caso 
	O acesso à cultura no Brasil é um tema complexo que envolve diversas camadas da sociedade. Apesar dos avanços dos últimos anos, muitas pessoas ainda enfrentam dificuldades para ter acesso a atividades culturais, tais como exposições, concertos, cinema, entre outros.
	Uma das principais barreiras ao acesso à cultura é a falta de recursos financeiros. Isso ocorre principalmente nas camadas mais pobres da população, que muitas vezes, não tem dinheiro para pagar ingressos para as atividades culturais. Além disso, varias cidades brasileiras, ainda têm pouquíssima oferta de programas culturais acessíveis. Os dados mostram que para cada 41% das pessoas, o preço é o fator mais determinante para frequentarem essas atividades. Também levando em consideração é a localização, 20% das pessoas dizem que a proximidade de casa leva a frequentar mais ou menos determinados espaços culturais.
	Outro fator que prejudica o acesso à cultura é a falta de informação. Muitas pessoas desconhecem as atividades oferecidas pela própria cidade, por falta de publicidade adequada ou por falta de divulgação dos próprios eventos.
	Para aproximar a comunidade e o museu, os gestores precisam atuar de forma estratégica e com visão inovadora. Algumas ações que podem ser adotadas são:
- Investir em ações educativas: o museu pode desenvolver programas educativos que visam sensibilizar o público para o valor da cultura. Ações voltadas para crianças e jovens são especialmente importantes, já que eles são os adultos do futuro e podem se tornar multiplicadores das informações adquiridas nos programas educativos.
- Criar parcerias com outras instituições: parcerias com escolas, universidades, organizações culturais locais, empresas e associações de moradores podem ajudar a elevar a participação, o alcance e o impacto das atividades culturais.
_ Disponibilizar recursos online: com recursos online, o museu pode ampliar a sua oferta cultural, chegando a um público muito mais vasto e envolvendo pessoas que não teriam oportunidade de se deslocar ao museu.
- Oferecer programação gratuita: eventos e atividades culturais gratuitas podem atrair um público mais diversificado e promover a integração social de diversas camadas da população.
- Promover um ambiente inclusivo: o museu pode criar um ambiente acolhedor que estimule a participação de pessoas de todos os segmentos sociais, de forma que todos se sintam bem-vindos e respeitados.
	Nos museus, é possível aprender sobre inúmeros assuntos, como arte, historia, geografia, biologia, ciências e astronomia. Assim, essas visitas incentivam a curiosidade, a criatividade, o repertório cultural, o pensamento crítico, o raciocínio lógico e muito mais. O acesso à cultura é um direito fundamental de todo cidadão. Por isso, a aproximação entre a comunidade e o museu deve ser uma prioridade para os gestores e para a sociedade em geral. Só assim é possível assegurar que a cultura seja acessível a todos, independentemente de sua condição financeira, social ou geográfica.
https://codigo.inf.br/aun/uncategorized/museus-gratuitos-oferecem-programacao-para-toda-a-familia/
https://dimensaoavare.com.br/como-visitar-museus-com-as-criancas/
https://globalherit.hypotheses.org/museu-afrodigital-estacao-portugal/museus-virtuais-e-cibermuseus-a-internet-e-os-museus

Outros materiais