Buscar

A CRISE DA ÁGUA TEM SOLUÇÃO FINALIZANDO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A CRISE DA ÁGUA TEM SOLUÇÃO?
Fechar a torneira, armazenar chuva e buscar água no espaço: há vários caminhos possíveis para tentar resolver a crise.
COMBATE AO DESPERDÍCIO
O investimento em técnicas mais eficientes de irrigação e o desenvolvimento de sistemas sanitários mais modernos, como descargas mais econômicas, são etapas importantes no combate ao desperdício. Mas um dos primeiros passos é fiscalizar melhor o sistema de coleta e distribuição de água. No Brasil, cerca de 40% da água tratada por esse sistema acaba perdida antes de chegar à população por vazamentos nos canos, ligações clandestinas e redes com defeitos por falta de manutenção. É uma perda muito acima do considerado adequado.
A solução seria instalar sistemas computadorizados que identifiquem vazamentos rapidamente e permitam sua correção em pouco tempo.
OBS: Outro passo importante seria a individualização da hidrometria. Se você mora em prédio, já percebeu que não dá pra saber exatamente quanta água você consome por mês. Com a implantação de um marcador de água para cada apartamento, seria possível ter uma noção real do próprio gasto. E, principalmente, do próprio desperdício.
2. APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA
A água captada da chuva e armazenada pode ser usada para fins domésticos e industriais. Dá pra regar jardins, lavar calçadas e carros, limpar a casa, usar na irrigação, na pecuária, no controle de temperatura de ambientes e até para beber.
Aproveitar água da chuva ajuda a reduzir os efeitos das enchentes e é uma solução que não envolve gasto de energia e nem altos custos de implantação. Também não precisa de muita manutenção e diminui a dependência do sistema convencional de distribuição. Além disso, a água da chuva só precisa de um tratamento básico para ficar apropriada para o consumo.
A falta de incentivo e o desconhecimento são os principais obstáculos no caminho dessa solução.
Imagine quanta água teríamos se todos os prédios da sua cidade captassem a chuva durante um ano.
3. REÚSO DA ÁGUA
A ideia de reutilizar a água pode parecer nojenta à primeira vista, mas é uma das soluções mais sustentáveis para resolver a falta de água no mundo. De certa forma, ela reproduz a ideia do próprio ciclo da água na Terra – afinal, a água disponível no planeta é limitada e está sempre sendo “reutilizada”.
Reutilizar é um dos pilares da sustentabilidade. Há uma diminuição da quantidade de água retirada de rios e mananciais, a grande dificuldade para sua implantação é o preconceito contra a água de reúso , a água produzida em larga escala com um bom custo benefício não serviria para consumo humano mas, para lavar áreas públicas ,condomínios ,na descarga do banheiro etc..
Fazer edificações sustentáveis que coletam a água da chuva e utilizam para limpeza e higienização de banheiros, tratamento da água antes de despejá-la no esgoto, ou reutilizá-la sempre que possível.
4. DESPOLUIÇÃO DE RIOS
Crescimento da população nas cidades, falta de planejamento no saneamento urbano, conexões clandestinas com a rede de esgoto e indústrias que despejam resíduos indevidos. São várias as razões para a poluição de grandes rios ao redor do mundo. Mas também existem muitos exemplos de rios que foram recuperados com sucesso.
EX: Um dos mais famosos é o Rio Tâmisa, que corta Londres, na Inglaterra. A poluição no rio era tanta que ele chegou a ser chamado de “O Grande Fedor”, Hoje o Tâmisa está recuperado.
Para a despoluição de um rio é localizar as fontes poluidoras e interromper esse processo, a partir daí, começa a faxina para retirar os resíduos acumulados ao longo do tempo. Em muitos casos, é preciso retirar moradores irregulares em áreas de mananciais e recompor a vegetação natural das margens do rio.
A instalação de barras de proteção ao longo de seu curso, utilizar a flotação para facilitar sua limpeza (substâncias químicas com efeito coagulante) outra opção é a dragagem.
EX: Despoluir rios como o Tietê ,multar pesado empresas que poluem rios que poderiam fornecer água para a população.
5. USINAS DE DESSALINIZAÇÃO
A natureza pode ser irônica: repare que vários países do mundo que sofrem com falta de água potável têm acesso a muita água salgada.
Se a água potável ficar escassa, é só pegar esse montão de água do mar, tirar o sal e torná-la pronta para consumo. Em pequenas escalas, o processo é relativamente fácil.
O grande desafio das usinas de dessalinização é tornar essa prática economicamente viável em proporções maiores(osmose reversa).
6. EXTRAÇÃO DE ÁGUA DAS GELEIRAS
Mais da metade da água potável do planeta está nas geleiras e nas calotas polares. Em caso de crise mundial no abastecimento de água, uma das soluções possíveis seria a retirada e exportação de blocos de gelo dessas regiões.
São de amplo conhecimento: embora o planeta tenha sua superfície composta por 70% de água, a maior parte desse montante (97% do total) é formada por oceanos e mares, sendo imprópria para consumo humano. Dos 3% restantes, 69,8% encontram-se em geleiras, 29% em aquíferos (alguns sem fácil acesso), 0,9% em outras composições e apenas 0,3% em rios e lagos.
O que causa a escassez hídrica?
Consumo crescente
Crescimento populacional, desenvolvimento econômico e aumento da produção em economias periféricas ou emergentes, aumento das atividades produtivas, elevação do consumo de produtos que utilizam muita água na sua produção, entre outras;
Poluição e degradação das reservas hídricas 
 Muitas atividades antrópicas contribuem para a diminuição dessa água, principalmente com a poluição de rios e mananciais, que se tornam inutilizáveis em um curto período de tempo.
Uma das maneiras mais frequentes em que isso acontece é a poluição gerada pela deposição de esgoto ou pela poluição excessiva das cidades. Em lugares onde o saneamento básico ambiental não é adequado, esse quadro torna-se ainda mais dramático.
Degradação dos recursos naturais
A natureza, afinal, funciona a partir de um equilíbrio, e a alteração deste provoca uma série de efeitos em cadeia ,a poluição ou erosão dos solos, afeta as reservas subterrâneas e até mesmo as águas superficiais.
Muitos rios sofrem com a erosão de suas margens, causada pela remoção de suas matas ciliares, responsáveis justamente por impedir o avanço do processo em questão, que gera uma maior deposição de sedimentos no leito dos rios, causando o assoreamento. Com o tempo, os rios afetados deixam de existir ou diminuem consideravelmente a vazão de suas águas.
Mudanças climáticas
causando o aumento das temperaturas da Terra como resultado da poluição e da intensificação do efeito estufa, o que caracteriza o (aquecimento global), embora o volume de água no planeta seja sempre o mesmo, o ciclo da água vem ocorrendo com uma frequência menor, causando secas severas e tornando a falta de água um problema crônico.
Ausência de infraestruturas básicas
A escassez hídrica chega a ser um problema mesmo em países ou localidades do mundo que apresentam certa disponibilidade de água. Isso acontece por questões econômicas, sobretudo em países periféricos, onde os problemas relativos à falta de recursos afetam os investimentos em sistemas de captação, armazenamento e distribuição da água para a população e atividades produtivas.
Para combater a escassez hídrica, a identificação dos problemas com análise das soluções, podemos ter adoções de sistemas de abastecimentos alternativos, reuso da água, transposição de rios, dessalinização da água do mar e muitos outros.
 Fontes :
http://alunosonline.uol.com.br/geografia/o-que-causa-escassez-hidrica.html
http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/a-falta-de-agua-no-brasil/85293/
http://super.abril.com.br/crise-agua/solucoes.shtml

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais