Buscar

Economia

Prévia do material em texto

O que são e quais são os bens de consumo?
R- são os bens utilizados pelos indivíduos ou famílias. São eles duráveis, semiduráveis e não duráveis.
Conceitue:
R- duráveis são aqueles que podem ser utilizados várias vezes durante longos períodos. (Automóveis, maquinas de lavar, etc).
Semiduráveis podem ser considerados os calçados, as roupas, que se desgasta aos poucos.
Não duráveis são feitos para serem consumidos imediatamente (sorvete, chocolate, etc.)
Defina monopólio e oligopólio:
R- monopólio- é quando a empresa só é dona do mercado que atual. (Ex: compesa, Celpe.)
Oligopólio- Situação de mercado em que a oferta é controlada por um pequeno número de vendedores e em que a competição tem por base não variar nos preços.
Quais as estruturas do mercado de fatores? E como elas se caracterizam?
R- concorrência perfeita no mercado de fatores: como ofertantes são em grande número, não podem elevar o preço de seus serviços, por ser uma produção de mão de obra não especializado.
-monopsõnio: onde há somente um comprador para vários vendedores.
- monopólio bilateral: quando há somente um comprador para um vendedor.
-oligopsônio: onde há poucos compradores para muitos vendedores.
O que vem a ser monopólio bilateral?
R- é quando um só vendedor encontra somente um comprador, onde a permutação de valores dependera dos dois um por só ter aquele exato comprador, e o comprador por só ter aquele lugar para comprar.
Diferencie lucro normal de lucro extraordinário: 
R- lucro normal é o valor que o proprietário mantem de uma determinada atividade, o valor que exceder do lucro normal passa a ser chamado de lucro extraordinário é onde as receitas superam os lucros.
Caracterize o mercado concorrencial. Que regras o empresário segue para maximizar os seus lucros?
R- mercado concorrencial são aquelas empresas que fabricam os mesmos produtos e disputam os mesmos clientes. A regra que o empresário utiliza para maximizar seus lucros é tomar o preço e produzir ate o seu preço igualar-se ao custo marginal.
Confronte o monopólio com o oligopólio. Mostre as características de cada estrutura de mercado e o modo como o preço é fixado em casa uma delas.
R- Monopólio é a ausência de concorrência onde existe apenas um fornecedor, eles fixam um valor que lhes dará maior lucro, onde eles poderão diminuir a produção e aumentar os preços, por serem os únicos fornecedores. Os oligopólios já possuem mais de um fornecedor mas mesmo assim são poucos, onde cada um tem uma grande parte do mercado, a alteração na venda de um desses fornecedores afetará a todos. Já os monopólios não há problema algum, eles estimulam um preço que lhe dará maior lucro, e se aparecer algum concorrente, eles diminuem o preço para desestimular a entrada do concorrente.
Defina produto, insumos e função de produção:
R-Produto é o resultado do processo de transformação dos fatores adquiridos pela firma para criar bens e serviços. Insumos são os recursos humanos, capital, terra (matéria-prima). Função de produção é a relação que mostra a quantidade física utilizada dos fatores de produção num dado período de tempo.
Explique o significado das leis dos rendimentos decrescentes.
R- Que o aumento do uso do insumo variável mantendo constante a quantidade do insumo fixo, gera acréscimos cada vez menores na produção, chegando, depois de dado acréscimo do fator variável, a um produto máximo e depois decrescendo.
Defina produto total, marginal e médio.
R- Produto total é quantidade do produto que se obtém da utilização do fator variável, mantendo 
fixa a quantidade dos demais. Produto marginal é a relação entre variações do produto total e as variações da quantidade utilizada do fator variável. Produto médio é o resultado do quociente da quantidade produzida pela quantidade utilizada desse fator.
Qual a importância da análise de custo?
R-A análise de custos é fundamental para fornecer as informações necessárias a respeito da rentabilidade da empresa e do desempenho das atividades desenvolvidas dentro dela. Essa análise também ajuda no planejamento, controle e desenvolvimento das diversas operações da empresa.
Rendimento crescente de escala:
R-é quando todos os fatores de produção crescem numa mesma proporção, sendo que a produção cresce numa proporção maior. 
Rendimento decrescente de escala :
R- de escala ocorrem quando todos os fatores de produção crescem numa mesma proporção, e a produção cresce numa proporção menor
O que é custo marginal?
R- é um cálculo de produção e economia que determina o custo de produzir unidades adicionais. Deve saber várias variáveis de produção, tais quais custo fixo e variável, para encontrá-lo. Pode aprender a fazê-lo usando uma fórmula

Continue navegando