Buscar

PANORAMA ECONÔMICO

Prévia do material em texto

A demanda em um mercado é fundamental para que as empresas possam continuar competindo, para que esta não venha incorrer em perdas de clientes, necessita conhecer quais características são importantes na curva de demanda, assinale a alternativa que nos indica duas características especificas da curva de demanda.
		
	
	Negativamente inclinada. Se o preço de um bem aumenta haverá a queda da quantidade demandada.
	
	Tudo o mais constante, um aumento na renda do consumidor provoca uma queda na demanda do bem:
		
	 
	Inferior
	
	O que mede a elasticidade Renda da Demanda ?
		
	 
	Ela mede a variação na renda do consumidor, sobre a demanda por determinado produto. Mede a variação percentual da demanda, em função da variação da renda
	
	Elasticidade Preço Cruzado da Demanda (Exy) calcula as alterações na quantidade demanda de um bem (X) quando o preço de outro bem (Y) se altera. Sabendo que, Epy representa a Elasticidade preço do bem (Y), podemos afirmar que:
		
	 
	Se Exy > 0, então os bens são substitutos e se Exy < 0, os bens são complementares.
	
	Sabemos que em toda e qualquer economia, de qualquer país, são transacionados diversos bens e serviços. Neste sentido, marcando a alternativa CORRETA, tais bens e serviços são objeto do estudo da Economia porque são:
	 
	Escassos
	
A quantidade média de bens e serviços produzidos por um trabalhador por cada hora trabalhada é chamada:
		
	 
	Produtividade
	
	A Weaver Watch, uma multinacional Suíça, que fabrica uma linha de relógios para senhoras, que são vendidos em lojas de desconto na Europa e Estados Unidos. Cada relógio é vendido por $25,00; os custos fixos são de $140.000,00 e os custos variáveis são de $15,00/relógio. O ponto de equilíbrio (break evenpoint) da Weaver Watch é de:
		
	 
	14.000 unidades
	
	A Microeconomia, Teoria da Formação dos Preços, é a parte da teoria econômica que estuda:
		
	 
	O comportamento das famílias e das empresas e os mercados nos quais estes operam.
	
	Na economia contemporânea são encontradas formas de mercado onde, em função das condições dos preços e das formas de produção, as empresas precisam estar cientes das reações que seus concorrentes podem tomar. Desta forma, assinale as estruturas de mercado onde estas características são mais presentes:
		
	 
	Concorrência Monopolista e Oligopólio.
	Um monopolista não se diferencia do produtor em concorrência perfeita, quanto a : Marque somente uma alternativa CORRETA
		
	 
	Maximização do lucro total
	
	
	A demanda por um produto no mercado em livre iniciativa, é influenciada por questões objetivas e subjetivas, próprias dos consumidores, como : Marque somente uma alternativa CORRETA
		
	 
	Seus hábitos e preferencias, além da publicidade e propaganda do produto.
	
	A oferta de mercado é a quantidade total do produto que os produtores/vendedores desejam vender em um determinado período de tempo. A partir dessa definição, sabemos que, com o preço, a quantidade ofertada desses agentes é:
		
	 
	Direta, demonstrando que a curva de oferta tem inclinação positiva.
	
	O número de cachaça vendida para o preço da Vodka em R$ 13,00 é de 1.500.000 litros. Um levantamento realizado pelas principais empresas do mercado apontou que se houvesse um aumento no valor da Vodka para R$ 17,00 a venda da cachaça iria para 1.700.000 litros. Utilizando esses dados, calcule a elasticidade-preço cruzada da demanda e assinale a alternativa correta.
	
	Exy= 0,43 a demanda é inelástica e o bem é substituto.
	
	A elasticidade-preço da demanda de um bem é igual, em módulo, a 0,7. Essa informação permite concluir que uma:
		
	 
	Elevação do preço desse bem ocasiona uma redução de sua quantidade demandada em proporção menor que a elevação do seu preço.
	
	Na teoria da produção na empresa, podemos analisa-la pelo ponto de vista do curto prazo, que reflete os efeitos de quando analisa-se o período no qual : MARQUE SOMENTE UMA QUESTÃO CORRETA
		
	 
	Pelo menos um dos fatores de produção é considerado fixo
	
	Na teoria da produção na empresa, podemos analisa-la pelo ponto de vista do longo prazo, que reflete os efeitos de quando : MARQUE SOMENTE UMA QUESTÃO CORRETA
		
	 
	Todos os fatores de produção são variáveis, isto é, não existem fatores fixos de produção
	
	Considere a seguinte afirmação (adaptada do glossário apresentado no site : "As Economias de escopo ocorrem quando o ___________ de uma firma para produzir conjuntamente, pelo menos dois produtos/serviços, é ___________ do que o custo de duas ou mais firmas que produzem separadamente estes mesmos produtos/serviços, a preços dados dos insumos. De forma ____________ às economias de escala, as economias de escopo podem também ser entendidas como _____________ nos ____________ derivadas da produção conjunta de bens distintos, a preços dados dos insumos". Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.
	 
	Custo total, menor, similar, reduções, custos médios
	
	Na analise dos Custos de Produção de uma empresa, considerando-se que os custos de longo prazo estão relacionados à dimensão da fabrica, para poder operar neste espaço de tempo, a curva de custo médio total terá formato em U que os economistas e administradores chamam de economias de escala , onde todos os fatores de produção são : MARQUE SOMENTE UMA QUESTÃO CORRETA
		
	 
	Variáveis
	
	Um monopolista não se diferencia do produtor em concorrência perfeita, quanto a : Marque somente uma alternativa CORRETA
		
	 
	Maximização do lucro total
		É um tipo de estrutura de mercado que pode ser definido de duas formas: pequeno número de empresas no setor ou um pequeno número de empresas dominam um setor com muitas empresas. Estamos nos referindo à (ao):
		
	 
	Oligopólio
	Se tanto a curva da demanda quanto a curva da oferta por laranjas se deslocam para a direita, então:
		
	 
	A quantidade aumenta e não é claro o que acontece com o preço.
	
	Se a partir de uma posição de equilíbrio (estável) a demanda de mercado de um bem decresce, enquanto que a oferta permanece constante:
		
	 
	Ambos os preços e quantidades de equilíbrio decrescem.
	
	A elasticidade-preço da demanda de um bem é igual, em módulo, a 0,7. Essa informação permite concluir que uma:
		
	 
	Elevação do preço desse bem ocasiona uma redução de sua quantidade demandada em proporção menor que a elevação do seu preço.
	
	A elasticidade-preço da oferta mede a sensibilidade de mudanças nas quantidades ofertadas diante de alterações nos preços de um bem ou serviço. A elasticidade-preço da oferta pode ser classificada em elástica, inelástica ou elasticidade unitária. Assinale a alternativa correta em relação a oferta elástica:
		
	 
	As quantidades ofertadas variam mais do que proporcionalmente aos preços;
	
	Uma função de produção, para ser caracterizada como de curto prazo, deve:
	 
	Pelo menos um fator fixo.
	
	A curva de oferta de um dado bem tem uma inclinação (assinalando a alternativa correta):
		
	 
	Positiva demonstrando a relação direta entre a quantidade ofertada e o preço do produto
	
	Dentre os princípios básicos da Teoria Neoclássica ou Marginalista, para análise do mercado, podemos destacar:
		
	 
	A busca da maximização do lucro total para toda e qualquer empresa, em um mercado perfeitamente competitivo, ou seja, um mercado livre, sem barreiras e totalmente transparente.
	
	
	Tem-se como principais hipóteses do modelo de monopólio: I - Uma única empresa que produz um produto sem substitutos próximos II - Barreiras à entrada de firmas concorrentes III - O monopolista não acredita que os preços elevados possam afugentar os consumidores.
		
	 
	I II e III são verdadeiras
	
	Na economia contemporânea são encontradas formas de mercado onde, em função das condições dos preços e das formas de produção, as empresas precisam estar cientes das reações que seus concorrentes podem tomar.Desta forma, assinale as estruturas de mercado onde estas características são mais presentes:
		
	 
	Concorrência Monopolista e Oligopólio.
	
	Um mercado em que há um número relativamente grande de empresa, com produto diferenciado é:
		
	 
	Concorrência monopolística.

Continue navegando