Buscar

Doação de Orgãos e Tecidos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADES INTEGRADAS APARÍOCIO
CARVALHO - FIMCA
DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS
MAIÁRA DA SILVA VIEIRA
HELUMA AMORIM
LUCIANE NINKI HAASE
Doação de Órgãos e Tecidos
LUCIANE
DOAÇÃO DE ORGÃOS E TECIDOS
A doação de órgãos ou de tecidos é um ato pelo qual manifestamos a vontade de doar uma ou mais partes do nosso corpo para ajudar no tratamento de outras pessoas.
​A doação pode ser de órgãos (rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão) ou de tecidos (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical). A doação de órgãos como o rim, parte do fígado e da medula óssea pode ser feita em vida.
LUCIANE
DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS
LUCIANE
LUCIANE
5
DOAÇÃO DE ORGÃOS E TECIDOS
Para a doação de órgãos de pessoas falecidas, somente após a confirmação do diagnóstico de morte encefálica. Tipicamente, são pessoas que sofreram um acidente que provocou traumatismo craniano (acidente com carro, moto, quedas etc.) ou sofreram acidente vascular cerebral (derrame) e evoluíram para morte encefálica.
LUCIANE
DOAÇÃO APÓS A MORTE
Se você quiser se tornar um doador, a atitude mais importante é informar esse desejo a seus familiares uma vez que, após sua morte, eles decidirão sobre a doação.
LUCIANE
7
LUCIANE
8
MORTE ENCEFÁLICA
Como é realizado o diagnóstico?
Após constatada a morte encefálica todos podem doar?
AUTORIZAÇÃO DA FAMÍLIA
Qualquer pessoa da família pode autorizar a doação?
É necessário a autorização do cônjuge ou parente maior de idade, obedecendo-se a linha sucessória, reta ou colateral, até o 2º grau inclusive, firmada em documento subscrito por duas testemunhas.
ENTREVISTA FAMILIAR
Investigação dos hábitos do doador
RETIRADA DE ÓRGÃOS
O que é possível retirar?
OBS! Os profissionais envolvidos no processo trabalham em contagem regressiva para não ultrapassar o tempo limite para a retirada dos órgãos e também para a preservação dos mesmos durante o transporte. 
MAIARA
TRANSPORTE
Termo de cooperação entre companhias aéreas;
Voos fretados;
Força Aérea;
RECUPERAÇÃO
9
MAIARA
10
MAIARA
DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
LEI 9.434/ 1997
Art. 3º A retirada post mortem de tecidos , órgãos ou partes do corpo humanos destinados a transplante ou tratamento deverá ser precedida de diagnóstico de ME, constatada e registrada por dois médicos não participantes das equipes de remoção e transplante, mediante a utilização de critérios clínicos e tecnológicos definidos por resolução do Conselho Federal de Medicina.
HELUMA
Doação de órgãos 
Lei nº 10.211 /2001
Art. 4º A retirada de tecidos, órgãos e partes do corpo de pessoas falecidas para transplantes ou outra finalidade terapêutica, dependerá da autorização do cônjuge ou parente, maior de idade, obedecida a linha sucessória, reta ou colateral, até segundo grau, inclusive, firmada em documento subscrito por duas testemunhas presentes á verificação da morte.
HELUMA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando