Buscar

Aula 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tópicos em Libras: surdez e inclusão
Fabiano Guimarães 
Aula 10
Literatura surda.
Tecnologias digitais.
.
*
Literatura surda e tecnologias digitais.
Para dar conta das especificidades da Libras , os canais de produção e recepção serem diferentes dos das línguas orais e o respeito pela característica visual da língua de sinais, acredita-se que os vídeos são excelentes recursos didáticos”.(Lebedeff e Santos, 2014, p.1074).
Requer que o visual seja marcadamente rico em informações conceituais complexas. 
*
Literatura surda e tecnologias digitais.
 
 
Rosa (2011), Klein et al. (2012) nos trazem a visão dos surdos no acesso à literatura surda alinhada à tecnologia e como as marcas surdas (cultura, língua, identidade) podem ser elementos presentes nas narrativas em LIBRAS. 
*
Literatura surda e tecnologias digitais.
A tecnologia digital é uma ferramenta alternativa que pode propiciar produção de materiais como recursos visuais, didáticos entre outras áreas para surdos, contribuindo para a ampliação de registros em sua própria língua. 
Literatura surda e tecnologias digitais.
Rosa (2011, p. 102) defende a ideia de que os surdos apresentam-se “muito interessados e preocupados com a literatura surda, suas publicações, seus níveis em Libras, sua técnica” e que os livros digitais possibilitam um mergulho na comunicação visual, elaborados por uma linguagem imagética. 
 
Literatura surda e tecnologias digitais. 
 
Klein et al. (2012) debatem a problematização das relações de poder, de significados culturais e de identidades dos surdos encontrados nas produções atuais. 
	
 
Literatura surda e tecnologias digitais. 
 
As autores (idem, p. 5) dão ênfase no registro das produções culturais de comunidades surdas, priorizam os registros visuais, como as filmagens de histórias contadas em Libras, a escrita da língua de sinais, com enfoque na elaboração de materiais digitais que narram a literatura surda e evidenciem as marcas de sua cultura.
Mestrando em Educação pela Universidade Estácio, na linha de pesquisa Educação e TIC, Especialização em Linguística e Produção Textual pela Universidade Estácio (2008) e Graduação em Letras - Português/Espanhol (2006).Professor da Universidade Estácio desde 2009 e do Instituto Federal do Rio de Janeiro desde 2011. Palestrante e intérprete de Libras. 
http://lattes.cnpq.br/4967160789152155
Professor: Fabiano Guimarães da Rocha.
Obrigado!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais