Buscar

AV1 POLITICA AMBIENTAL GLOBAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0206_AV1_201403043787 » POLÍTICA AMBIENTAL GLOBAL
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201403043787 - FERNANDO SANTOS DA SILVA
	Professor:
	MARCELO CASTELO BRANCO REIS
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 10,0 de 10,0  Nota do Trab.:    Nota de Partic.:  Data: 28/04/2017 12:00:45
	
	 1a Questão (Ref.: 201403282446)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir da análise do histórico do surgimento com as preocupações ambientais, as questões ligadas à preservação do meio ambiente e os efeitos nocivos da rápida industrialização, principalmente entre os países economicamente mais desenvolvidos, acompanharam:
		
	
	o declínio da economia feudal e implementação da monarquia
	
	o incentivo do comércio rural e a conservação de áreas degradadas
	 
	o próprio avanço do capitalismo global e as transformações nos meios de produção e consumo
	
	a transformação da sociedade urbana em rural por incentivo político
	
	a ruptura da liberdade de pesquisa e divulgação da informação
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403288512)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para compreendermos os elementos em torno da questão ambiental nas Relações Internacionais, é fundamental traçarmos alguns esclarecimentos sobre a origem das preocupações com o meio ambiente propriamente dito, os reflexos da ação do homem neste contexto, as principais transformações sociais que acarretaram consequências na relação do homem com a Terra e, não menos importante, a atuação dos governos frente aos novos desafios. A questão ambiental, é justamente o encontro ¿ problemático ¿ entre a duas esfera Quais são estas esferas ?
		
	
	Biológica e Econômica
	
	Social e Biológica
	
	Social e Econômica
	 
	Natural e Social
	
	Geográfica e Social
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403674041)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na década de 1980, a Assembléia Geral das Nações Unidas toma um importante passo rumo a estruturação de um escopo político e acadêmico para a compreensão da questão ambiental, o desenvolvimento e o papel do homem. Se valendo do apoio de grupos ambientalistas e ONGs ligadas ao tema, que prestaram ajuda na construção de um relatório o mais amplo possível e dentro das expectativas dos países dos hemisférios Norte e Sul, em 1988 é publicado um texto, cujas revelações não poderiam mais ser ignoradas pelos governos e que demandavam por uma nova postura política e legislativa. Marque a alternativa que representa este texto
		
	
	Clube de Roma
	
	Limites do crescimento
	 
	Nosso futuro comum
	
	Agenda 21
	
	Carta da nações
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403170378)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Conferência do Meio Ambiente de 1992, conhecida como ECO-92, vinculou meio ambiente e desenvolvimento, politizando definitivamente o debate e mostrando grandes conflitos de interesses entre as nações desenvolvidas economicamente e os países pobres. Dela surgiu o conceito de ¿desenvolvimento sustentável¿, que pode ser definido como:
		
	 
	A expressão de estratégias econômicas destinadas a promover o crescimento da riqueza e a melhoria das condições de vida através de modelos capazes de evitar a degradação ambiental e a exaustão dos recursos naturais.
	
	A condição necessária para que cada país possa desenvolver estratégias políticas destinadas a viabilizar o aumento da população e a melhoria das condições de vida através de modelos econômicos que também possam evitar a exploração irracional da natureza.
	
	A identificação dos aspectos culturais de cada localidade destinadas a divulgar a arte e a melhoria das condições de vida através de projetos sociais voltados para a população de baixa renda em bairros da periferia.
	
	A formulação de um certificado que garante sustentabilidade às empresas e produtos que seguem padrões rígidos de respeito ao meio ambiente.
	
	A implantação de estratégias de recursos humanos destinadas a promover o aumento da riqueza e a melhoria das comunicações através de modelos capazes de evitar o desgaste econômico e político das empresas responsáveis.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403282506)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A expansão desenfreada do capitalismo promovendo o crescimento econômico mundial ao longo das décadas de 1950 e 1960 trouxeram à tona uma principal preocupação. Assinale a alternativa que representa esta preocupação:
		
	
	a piora no índice de desenvolvimento humano
	
	a disponibilidade de mão de obra qualificada
	 
	a sustentabilidade dos recursos naturais e as condições ambientais de vida na Terra num futuro próximo.
	
	os investimentos na ciência sem retorno real e imediato
	
	a melhora da economia mundial para desenvolvimento tecnológico
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403288555)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Embora importante, o debate entre o antropocentrismo, ecocentrismo e tecnocentrismo remonta a outras linhas teóricas que estão na base dessas concepções (LEIS, p. 06,1992).Marque a alternativa correta em relação a Ecologia Social.
		
	
	Trata-se de uma visão na qual os partidários desse pensamento, então, a expansão do capitalismo gerou a exclusão social, a miséria, a guerra e, evidentemente, a degradação ambiental.
	
	Este grupo sustenta que os problemas ecológicos não estão ligados aos problemas na evolução da própria sociedade sob um sistema político hierárquico e dominante.
	
	Trata-se das reflexões marxistas sobre as consequências do capitalismo para analisar a degradação ambiental como resultado da expansão do modelo econômico vigente e dominante, ou seja, o próprio capitalismo.
	 
	Este grupo sustenta que os problemas ecológicos estão ligados aos problemas na evolução da própria sociedade sob um sistema político hierárquico e dominante. Dessa forma, apenas medidas tomadas pela coletividade no sentido de romper os tradicionais laços sociais podem surtir efeito sobre as questões ecológicas
	
	Trata-se de um conceito filosófico que enxerga o homem como parte integral da complexa estrutura da natureza, portanto, assim como as outras espécies, o homem deve ser preservado e respeitado para garantir o equilíbrio da biosfera
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403170390)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico, sobretudo por parte dos países pobres cujas populações ainda vivem às margens das condições de consumo dos países ricos. Dessa forma, é CORRETO dizer que:
		
	
	Ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente, e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos.
	
	Os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia de desenvolvimento sustentável, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.
	 
	Se deve buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis para a satisfação das necessidades essenciais das gerações atuais e garanta as necessidades futuras.
	
	Como colocam os preservacionistas, o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.
	
	Há uma forte resistência por parte dos países pobres em relação à aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável, para eles a medida pode se tornar a legitimação de um obstáculo ao desenvolvimento das nações subdesenvolvidas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403170386)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Através do texto "Nosso Futuro Comum", o conceito de desenvolvimento sustentável é finalmente formalizado e levado ao âmbito global como "saída" para a degradação ambiental, diferente da proposta feita anteriormente pelo Clube de Roma, onde o crescimento zero foi colocado como opção única parainterromper a destruição do meio ambiente. Assim sendo, é CORRETO dizer:
		
	
	Buscando isentar os países pobres de qualquer responsabilidade sobre a degradação ambiental, o conceito de desenvolvimento sustentável se tornou possível apenas aos países de grande desenvolvimento econômico e industrial, cujas tecnologias estão aptas a atuar com menor impacto ambiental.
	
	Há uma ampla convergência entre o pensamento desenvolvimentista e a formação conceitual de desenvolvimento sustentável, o que pode ser verificado pela continuidade dos antigos processos industriais e de extração de recursos naturais.
	
	Não podemos pensar em desenvolvimento sustentável sem o crescimento econômico dos países pobres, isso porque o requisito básico para o respeito ao meio ambiente é atingir os mesmos níveis de consumo e conforto dos países ricos e desenvolvidos.
	 
	Há uma forte influência do pensamento conservacionista na construção conceitual de desenvolvimento sustentável, isso porque aceita-se a necessidade de satisfação das gerações atuais, mas respeitando as demandas das gerações futuras.
	
	Segundo o relatório, o conceito de desenvolvimento sustentável é compatível apenas com a realidade econômica e social dos países ricos, pois aos pobres poderia significar um entrave ao desenvolvimento nacional.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403690358)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É importante saber que há três importantes perspectivas sobre a função que o homem deve assumir frente ao meio ambiente. São elas: Preservacionistas, Desenvolvimentistas e Conservacionistas. Qual das alternativas representa os Conservacionistas?
		
	
	Acreditam ser a Terra um elemento central e superior ao ¿mundo¿ dos homens, por isso prioridade absoluta nessa relação entre homem e natureza. Como vimos, a proposta radical dos preservacionistas se baseia nessa premissa de superioridade da Terra e na inviabilidade de uma relação harmônica entre o homem e a natureza.
	
	Adeptos de que o crescimento econômico não deveria acontecer a qualquer custo, sem qualquer preocupação quanto às questões ambientais ou aos danos provenientes da exploração contínua e de grandes proporções sobre os recursos naturais
	
	Defensores da intocabilidade da natureza como único modo de preservação ambiental. Exerceram fortíssima influência na criação de parques nacionais e reservas ambientais, onde as únicas atividades permitidas são recreativas e para fins ambientais.
	 
	Defendiam a viabilidade de uso racional e eficiente justamente como garantia para a preservação. A maior parte dos movimentos ambientalistas inclusive, se baseia na visão conservacionista, que se tornou, gradualmente, um consenso entre as nações ao longo do séc. XX e está na base das políticas instruídas pela ideia de desenvolvimento sustentável.
	
	Adeptos de que o crescimento econômico deveria acontecer a qualquer custo, sem qualquer preocupação quanto às questões ambientais ou aos danos provenientes da exploração contínua e de grandes proporções sobre os recursos naturais
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403740424)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O mundo é o espaço onde interagem os homens e ocorrem as transformações sociais de grande impacto sobre a Terra. A percepção sobre a relação homem x natureza não é nova, e desde o inicio do processo civilizatório buscou-se refletir sobre essa dicotomia. Segundo a visão _______________________ o homem é considerado o centro da Terra. Assinale a alternativa que contém a palavra que completa a frase.
		
	 
	antropocêntrica
	
	midiática
	
	ecocentrista
	
	crítica
	
	geocêntrica

Continue navegando