Buscar

caso concreto const. 1

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL I - CCJ0019
Título
SEMANA 1
Descrição
O sentido sociológico da Constituição como uma folha de papel, cuja verdadeira
característica está na organização dos fatores reais do poder em uma dada sociedade,
contrasta com a visão da força normativa da Constituição, segundo a qual a Constituição
não se pode submeter à vontade dos poderes constituídos e ao império dos fatos e das
circunstâncias. A Constituição espraia sua força normativa por sobre o ordenamento
jurídico, e todos os atos estatais que com ela contrastem expõem-se à censura jurídica do
Poder Judiciário. Julgue de maneira fundamentada a questão. (CESPE)
Desenvolvimento
A questão aborda o contraste entre o aspecto sociológico, que presume que a constituição deva ser entendida no campo do “ser”, no qual sustenta que a verdadeira constituição corresponde ao somatório dos fatores reais de poder de uma sociedade, e o aspecto normativo, que trata do “dever ser”, ou seja, a constituição é composta por um conjunto de normas imperativas que definem condutas e comportamentos, de forma que não considera aspectos sociológicos e valorativos de uma sociedade. Apenas a letra da lei.
Devido ao fato de uma constituição se preocupar apenas com aspectos normativos, é que se diz que a norma constitucional que esteja completamente descolada da realidade social não é constituição, mas sim um simples pedaço de papel. 
Correção
O intérprete da constituição deve buscar uma linha de intersecção entre o sentido sociológico e a ideia de força normativa. 
Uma constituição não pode se propor somente a constatar realidades e a se conformar com as realidades, sucumbindo ao império dos fatos e das circunstâncias. É evidente que as normas constitucionais não podem estar completamente descoladas da realidade e dos valores sociais, porém a força normativa da constituição deve confirmar a realidade a partir de uma visão prospectiva e de transformação. O ideal é que seja alcançado um ponto de interseção entre sentido sociológico e a força normativa
Ver ADI/MC 293/DF Min celso de Mello

Continue navegando