Buscar

AULA TEORICA V HPE O SOCIALISMO PENSEMENTO DE LIST (1)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE SAO TOMAS DE MOCAMBIQUE
HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONOMICO
CURSO DE ECONOMIA
AULA TEORICA IV
A ASCENSAO DO PENSAMENTO SOCIALISTA
Os dogmas e ospensamentos políticos da economia política clássica atraíram a crítica de vários grupos diferentes de pensadores.
CENÁRIO HISTÓRICO DO SOCIALISMO
A revolução industrial acabou com a segurança da velha economia artesã dos vilarejos agrícolas com o advento de grandes fábricas. Entretanto, em volta dessas grandes fábricas surgiram favelas com multidões, onde o vício, o crime, a doença e a miséria constituíram um estilo de vida.
Quando ocorriam acidentes nas indústrias as famílias das vítimas recebiam poucaou nenhuma compensação. Os direitos políticos para os assalariados não existiam e os sindicatos eram ilegais.
A pobreza dos povos parecia que aumentar constantemente à medida que as grandes fortunas se multiplicavam.
Como citou George Crabbe emThe village 1783:
'' Onde a abundância sorri, ela sorri para poucos''
'' E aqueles que não a experimentam, ainda assim a contemplam''
'' Como escravos a procura de ouro, a riqueza ao seu redor os faz pobres duas vezes''.
Esse cenário pedia por uma reformaeconómica, contudo a maioria dos proprietários de capital – frequentemente citando declarações de Smith e outros clássicos, sustentava, com teimosia, o conceito de que o melhor governo e aquele que interfere o mínimo na economia.
TIPOS DE SOCIALISMO
Os principais tipos de socialismo:
Socialismo Utópico
Datado de aproximadamente 1800, com Henri Comte de Saint-Simon e Robert Owen como figuras principais. Eles desenvolveram suas ideias na época em que os trabalhadores industriais ainda eram fracos e desorganizados, desmoralizados pelas rápidas mudanças da Revolução Industrial, desprovidos de privilégios e ainda não cientes do seu poder. Os socialistas utópicos consideravam a economia de mercado competitiva, injusta e irracional. Eles organizaram os conceitos das organizações sociais perfeitas e então conclamaram o mundo a adopta-los.
Pregaram mais a união universal do que a luta de classes e confiaram nos capitalistas para cooperar com eles e ate mesmo financiar seus projectos.
Socialismo de Estado– Este envolve a posse do governo e a operação de todos os sectores ou de sectores específicos da economia com propósitos de alcançar mais objectivos socias gerais do que o lucro. A antiga União soviética é um exemplo de nação em que todos os sectores principais eram, até recentemente, propriedades do Estado e administrados por ele.
Os socialistas de Estado consideravam o estado um poder imparcial que poderia ser influenciado a favor da classe trabalhista se o voto fosse difundido e os trabalhadores fossem instruídos e organizados.
Louis Blanc foi o primeiro e o principal teórico do socialismo de Estado.
	
Socialismo Cristão –Essa versão do socialismo desenvolveu-se na Inglaterra e na Alemanha após 1848, com Charles Kinsley como seu principal defensor na Inglaterra. Esse socialismo surgiu após fracasso dos movimentos radicais nesses dois países. 
O consolo da religião era oferecido aos trabalhadores para aliviar o sofrimento e proporcionar esperanças. A bíblia servia para compor o manual do líder do governo, do empregador e do trabalhador. A ordem de Deus eram o amor e o companheirismo mútuos.
Esse movimento que repudiava a violência e a luta entre as classes defendeu a reforma na educação, a legislação da fábrica e das cooperativas.
Anarquismo –Joseph Proudhon (1809-1865) foi um dos primeiros teóricos do anarquismo. Joseph declarava que todas reformas do governo eram coercivas e que deveriam ser abolidas. Para Joseph:
“ A experiencia mostra que na verdade, e em qualquer lugar, sempre, o governo sempre ficou dolado da classe mais rica e instruída contra a classe mais numerosa e pobre...”
Para osanarquistas a natureza humanaéessencialmente boa se não for corrompida pelo estado e suas instituições.
Socialismo Marxista/científico– baseia-se em uma teoria de valor de trabalhoéuma teoria de exploração dos assalariados pelos capitalistas. Embora Marx desprezasse o capitalismo com entusiasmo, ele respeitava o grande aumento da produtividade e a produção resultantes dele. Entretanto, o capitalismo se deparou comas lutas de classes e as contradições que inevitavelmente lideraram a queda do seu governo e o substituíram pelo socialismo. O estado capitalista oprime os trabalhadores.
A classe trabalhadora ao derrubar o estado Burguês estabelecera a sua própria ditadura para destruir a classe burguesa.
A produçãoéplanejada, assim como taxa de investimento, sendo o objectivo do lucro e do livre mercado eliminados como as principais forças da economia.
Comunismo –De acordo com Marx, o comunismoéo estado de sociedadeque finalmente substituiu o socialismo.
Sobre o socialismo oslogané'' de cada um de acordo com a sua habilidade para cada um de acordo com o seu trabalho''.
Sobre o comunismo oslogané'' de cada um de acordo com sua habilidade, para cada um deacordo com sua necessidade''.
Actualmente os chamados países comunistas não existem, excepto em pequenas comunidades cooperativas, geralmente motivadas por uma religião comum ou outras campanhas. Aqui as pessoas trabalham juntas, juntam seus lucros eextraem as coisas de que precisam de um fundo comum.
AS ASSOCIACOES DO SOCIALISMO
Os vários tipos de socialismo tinham muitas características em comum:
	Os socialistas repudiavam a ideia clássica de harmonia de interesses, pois eles acreditavam que a sociedade era composta por classes distintas, cujos interesses eram frequentemente opostos uns aos outros.
	Todos os socialistas eram contra o laissez-faire, com a excepção dos anarquistas, os socialistas viam o governo como sendo um potencialmente representante do progresso dos interesses da classe trabalhadora.
	Eles rejeitavam a lei do mercado de Say, pois eles acreditavam que o capitalismo e caracterizado por crises económicas periódicas ou estagnação geral.
	Cada uma das várias ideologias socialistasdefendia a acção colectiva e a posse pública das empresas para melhorar as condições do povo. Essa posse poderia ser feita pelo governo central, pelos governos locais ou pelas empresas cooperativas.
OS PRIMEIROS PENSADORES SOCIALISTAS
ROBERT OWEN (1771-1858)– Foi o mais espectacular e famoso socialista utópico. Owen foi reformador de fábrica, socialista pioneiro, defensor das cooperativas, líder da organização sindical, fundador das comunidades utópicas e teórico no campo da educação.
Sua tese central defendia que o ambiente molda a natureza humana para melhor ou para pior. Os seres humanos não podem formar seu próprio caracter, seu caracter e sem excepção, é formado por eles. As pessoas não são verdadeiramente responsáveis por suas acções e deveriamser moldadas para o bem ao invés de serem punidas por serem más, pois o caracter é construído pelas circunstâncias.
Todas as teorias, todos sonhos e programas de Owen foram baseadas na crença de que o oferecimento de melhores condições de trabalho gerariapessoas melhores. As pessoas deveriam tentar servir a comunidade e assim alcançar a sua própria felicidade. Essa concepção mudou a economia clássica, que acreditava que o interesse próprio deveria servir a comunidade.
O PENSAMENTO ECONOMICO DE KARL MARX
Os críticos socialistas da economia clássica pregavam uma reforma drástica, sua objecção ao capitalismo e aos males reais era moral. Karl Heinrich Marx (1818-1883) foi líder teórico do socialismo científico, e descartou essa abordagem. Ele procurava mostrar que o capitalismo tinha contradições internas que garantiram seu possível fim.
Marx acreditava que a revolução social era inevitável em países capitalistas desenvolvidos. Juntamente com seu compatriota Friedrich Engels (1820-1895) defendia a ideia de que os trabalhadores de todo mundo deveriam se unir para antecipar esse evento.
A QUEM O SOCIALISMO BENEFICIOU OU PROCUROU BENEFICIAR?
Muitos grupos modernos(socialistas utópicos, cristãos e da guilda) afirmaram representar os interesses de todos, com ênfase primordial sobre a necessidade e os interesses dos trabalhadores. Eles serviram aos trabalhadores ao estimular a consciência da sociedade e ao inspirar os reformadores da classe média	, promovendo desse modo a reforma da legislação.
Muitos grupos socialistas radicais (marxistas, anarquistas) declararam a luta de classes contra os ricos. Seu único objectivo era promover os interesses da classe trabalhadora.
COMO O SOCIALISMO FOI VÁLIDO, ÚTIL OU CORRECTO EM SUA ÉPOCA?
Os trabalhadores tinham reclamações legítimas contra o capitalismo do laissez- faire a medida que ele se desenvolvia nas suas primeiras décadas.
Em meados de 1800 o socialismo utópico expressou a consciência conturbada da humanidade naquela época.
Os socialistas prestavam um serviço aoconcentrar a sua atenção em problemas não resolvidos.
O socialismo representou um papel historicamente útil ao promover os actos da fábrica, as associações cooperativas, as leis de compensação dos trabalhadores, os sindicatos, as pensões, etc.
QUAIS AS DOUTRINAS DO SOCIALISMO TORNARAM-SE CONTRIBUICOES PERMANENTES?
Muitas das doutrinas do socialismo não resistiram a acção do tempo. As doutrinas socialistas têm mostrado problemas terríveis decorrentes de sua implementação.
Como uma sociedade cria umadistribuição da renda equitativa sem prejudicar os incentivos que conduzem a produção de mercadorias e a própria renda?
Como pode-se planejar e coordenar a distribuição de recursos produtivos em uma economia grande e industrializada?
Quais são as alternativas se o único fornecedor de um bem oferecer produtos de ma qualidade?
Muitas das propostas politicas feitas pelos socialistas estão agora instituídas nas nações capitalistas. Entretanto, muitos dos programas sociais de hoje como por exemplo o salario dos trabalhadores, o salario-desemprego, as leis de salario mínimo e do pagamento de horas extras, as leis de saúde e segurança no trabalho, defendidos pelos socialistas e que os principais defensores clássicos se opunham fortemente a eles, tornaram-se contribuições permanentes.
O PENSAMENTO ECONOMICO DE FRIEDRICH LIST
Friedrich List (1789-1846)
List foi percursor da escola histórica e não tinha inclinação para o estudo formal na escola. Ele tornou-se um funcionário do governo e por volta de 1816já tinha sido promovido ao posto de vice-secretário ministerial. Um ano depois, aceitou a administração e politica na universidade, mas sua visão dissidentes provocaram sua demissão em 1819. Então ele se tornou activo na promoção de uma união política e comercial forte dos estados Alemães.
Ele foi eleito para governar o seu estado em 1820 e defendeu outras reformas administrativas e financeiras consideradas muito radicais para sua época. Ele concedeu benefícios abolindo dízimos, impostos das propriedades feudais e limitações sobre o uso produtivo da terra e impostos sobre o consumo.
“ List não reconhecia a noção de Smith sobre harmonia entre interesse dos indivíduos e da sociedade, argumentando que os interesses particulares imediatos de certos membros dasociedade não levam necessariamente a prosperidade de todos. “
A escola histórica de List surgiu em 1840, estes tal como os socialistas, eram críticos da escola clássica. Sua obra mais famosa foiNational System of political economy.
Este autor defendeu:
“ A associação de indivíduos para obtenção de objectivos comuns é a maneira mais eficiente de garantir a felicidade dos indivíduos. Sozinho e separado de seus companheiros, o homem fica fragilizado e desamparado.”
“ Quanto maior o número de pessoas unidas, mais perfeita é a associação e maior e mais perfeito é o resultado, que é o bem-estar moral e material dos indivíduos. A maior associação de indivíduos hoje e o estado da nação”.
List popularizou a ideia de fases de crescimento e instigou o governoa auxiliar activamente um povo que desejava passar de uma fase inferior para uma fase superior, mesmo contra a concorrência de nações mais desenvolvidas. Somente depois que os pais atingissem uma maturidade industrial, isto é, estivesse devidamente preparado é que poderia mudar para o livre-comercio.

Continue navegando