Buscar

MONITORAMENTO AMBIENTAL5

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
MONITORAMENTO AMBIENTAL
Monitoramento - tem o propósito de subsidiar os gestores com informações mais simples e tempestivas sobre a operação e os efeitos do programa, resumidas em painéis ou sistemas de indicadores de monitoramento
Avaliação - tem o propósito de subsidiar a gestão dos programas com informações mais aprofundadas e detalhadas sobre o funcionamento e os efeitos do programa, levantadas nas pesquisas de avaliação.
Indicadores - medidas, de ordem quantitativa ou qualitativa, dotada de significado particular e utilizada para organizar e captar as informações relevantes dos elementos que compõem o objeto da observação.
*
*
MONITORAMENTO AMBIENTAL
GLOSSÁRIO
Contaminação - Introdução no meio ambiente de organismos patogênicos, substâncias tóxicas ou outros elementos, em concentrações que possam afetar a saúde humana. É um caso particular de poluição.
Foco de contaminação - São os pontos, em uma AC, onde são detectadas as maiores concentrações do(s) contaminante(s), na maioria das vezes relacionados à fonte de contaminação. “Hot spot”.
Fonte de contaminação - Local onde foi gerada a contaminação ou onde funciona ou funcionou uma atividade potencialmente contaminadora.
*
*
MONITORAMENTO AMBIENTAL
GLOSSÁRIO
Investigação para remediação - O objetivo é selecionar, dentre as várias opções de técnicas de remediação existentes, aquelas, ou a combinação destas, que são possíveis, apropriadas e legalmente permissíveis para o caso considerado.
Métodos diretos de investigação - Métodos de investigação em que a aquisição de informações sobre o meio ou extensão da contaminação é realizada através da coleta e análise de amostras de solo e águas subterrâneas, utilizando-se diferentes técnicas de perfuração.
*
*
MONITORAMENTO AMBIENTAL
GLOSSÁRIO
Métodos indiretos de investigação - Métodos de investigação em que são realizadas medidas de certas propriedades do meio que possam indicar as características da área, sem a realização de coleta de amostras para análise, por exemplo os métodos geofísicos.
Pluma de contaminação - Delimitação da extensão da contaminação de um meio (água, ar e solo).
*
*
MONITORAMENTO AMBIENTAL
GLOSSÁRIO
Valores limite - Teor máximo de determinado elemento ou substância no meio avaliado, que ao ser ultrapassado implica a adoção de ações específicas.
Valores naturais - São as concentrações observadas naturalmente no solo, água subterrânea e outros meios.
Via de exposição - São os caminhos de entrada dos contaminantes no organismo: via inalação, ingestão e contato com a pele.
Via de propagação - Meios pelos quais a contaminação se propaga a partir de uma fonte de contaminação: solo, ar, águas superficiais e águas subterrâneas.
*
*
MONITORAMENTO AMBIENTAL
Programa de Monitoramento Hidrogeológico
Contempla o monitoramento e avaliação da qualidade das águas superficial e subterrânea presentes nas áreas de influência direta do empreendimento. Em função dos impactos descritos, serão monitorados alguns parâmetros específicos descritos na legislação federal e estadual pertinentes.
*
*
MONITORAMENTO AMBIENTAL
Monitoramento da Água
Fontes Pontuais e seus Impactos
Sedimentos
O escoamento em áreas desprotegidas leva à erosão. Áreas em construção (cidades, bairros) provocam a liberação de sedimentos que são arreados pelas águas pluviais. Consequencias: aumento de turbidez, redução da penetração da luz, diminuição da vegetação aquática submersa.
Nutrientes
Cargas excessivas de nutrientes a ecossistemas aquáticos podem resultar na eutrofização e redução no nível de oxigênio dissolvido, devidoás elevadas taxas de fitoplancton. A hipóxia e anoxia levam à mortandade de peixes e a destruição dos habitats bentônicos.
*
*
MONITORAMENTO AMBIENTAL
Substâncias consumidoras de oxigênio.
A decomposição da matéria orgânica pelos microorganismos pode exaurir os níveis de oxigênio.
Patógenos
O runoff urbano contém elevados níveis de organismos patog~enicos, implicando na deterioração da água existente. Se for próximo à costa pode contaminar os moluscos presentes.
Hidrocarbonetos
São despejados pelas oficinas nos leitos dos rios através do óleo utilizado.Podem se acumular nos sedimentos permanecendo por longos períodos nos leitos dos rios.
*
*
MONITORAMENTO AMBIENTAL
Metais pesados
Cádmio, cromo, cobre, chumbo, zinco são os principais e podem se acumular em peixes e crustáceos.
Outras fontes – Impermeabilização do solo, aumento repentino do fluxo de água nos córregos. Urbanização pode alterar a temperatura e a salinidade da água.
.
*
*
MONITORAMENTO AMBIENTAL
Programa de Monitoramento Hidrogeológico
Tem como objetivo acompanhar a qualidade desse recurso superficial e subterrâneo, através de análises físico-químicas das amostras coletadas na área de influência direta e diretamente afetada pelo empreendimento, e monitoramento da vazão dos poços, no sentido de obter parâmetros para avaliar as alterações no padrão de qualidade da água e do aquífero, em consequência da implantação e operação do projeto.
*
*
MONITORAMENTO AMBIENTAL
Programa de Monitoramento Hidrogeológico
A sustentabilidade do aquífero será consequência da correta exploração do manancial. Será necessário um rigoroso Programa de Monitoramento Hidrogeológico para controle e ajuste da exploração às condições necessárias e para o acompanhamento da qualidade das águas subterrâneas e superficiais.
*
*
MONITORAMENTO AMBIENTAL
Programa de Monitoramento Hidrogeológico
Levantamento Prévio do Padrão de Qualidade das Águas
Antes do início das obras deverá ser realizado um diagnóstico, onde serão estabelecidas as características das águas superficiais e subterrâneas. Este diagnóstico servirá como background, e deverá estabelecer os parâmetros quantitativos e qualitativos que caracterizam a situação inicial, que poderá ser modificada pela implantação dos projetos.
*
*
MONITORAMENTO AMBIENTAL
Programa de Monitoramento Hidrogeológico
Definição de Rotina de Análise
O monitoramento deverá perdurar desde a etapa de implantação e posteriormente durante a etapa de operação enquanto o empreendimento estiver operando. No caso de eventuais acidentes ou situações emergenciais serão adotadas ações específicas de controle e de monitoramente, independentemente da periodicidade e parâmetros pré-estabelecidos.
*
*
MONITORAMENTO AMBIENTAL
Programa de Monitoramento Hidrogeológico.
Sequência de Ações do Monitoramento 
Elaboração de um mapa de base de detalhe da área estabelecendo-se os pontos de monitoramento;
Definição dos padrões qualitativos existentes antes da implantação do
Projeto; definição de uma rede de amostragem cobrindo toda a área do projeto;
 
*
*
MONITORAMENTO AMBIENTAL
Programa de Monitoramento Hidrogeológico.
Construção de poços piezométricos;
Elaboração de rotina e periodicidade de amostragem;
Acompanhamento das taxas de vazões dos poços, volumes totais bombeados e variações de nível estático e dinâmico nos poços e nos piezômetros da área;
Coleta de amostras para análise físico-química e bacteriológica de águas dos poços e piezômetros;
Acompanhamento dos processos de tratamento de água potável e de esgoto sanitário;
*
*
MONITORAMENTO AMBIENTAL
Programa de Monitoramento Hidrogeológico.
Para monitoramento das águas do sistema de abastecimento, deverão ser colhidas amostras de água dos poços in natura e da água já tratada. 
Esse procedimento deverá garantir a eficiência do método adotado, uma vez que os resultados das análises irão demonstrar se a relação quantidade de substância química versus volume de água tratada está dentro dos níveis aceitáveis;
*
*
MONITORAMENTO AMBIENTAL
Programa de Monitoramento Hidrogeológico.
Quando da detecção de alguma alteração importante nos parâmetros analisados, a Gestão Ambiental do empreendimento será imediatamente alertada e as providências cabíveis tomadas;
Elaboração de
relatórios das sequências de monitoramento. Os dados obtidos serão compilados e analisados, sendo enviados periodicamente ao órgão ambiental e demais instituições envolvidas, de forma a fornecer subsídios para a gestão destes recursos.
*
*
MONITORAMENTO AMBIENTAL
Programa de Monitoramento Hidrogeológico.
Execução
A execução do Programa de Monitoramento Hidrogeológico deverá ficar a cargo da gerência do empreendimento, que deverá dispor de técnicos qualificados a realizar tais atividades, ou podendo ainda contratar serviços especializados de terceiros para sua execução, estando à execução deste programa sujeita a fiscalização dos órgãos ambientais competentes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando