Buscar

AV2 - ÉTICA NA SAÚDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201702110884)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No período medieval, os pensadores cristãos conceberam a teonomia, que significa:
		
	
	facilitar a congruência de pensamentos
	 
	encontrar em Deus os princípios da vida moral
	
	buscar a força bruta para o enfrentamento
	
	entender o outro como impróprio
	
	facilitar o afastamento das pessoas
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702075395)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O termo "Bioética", foi utilizado pela primeira vez em 1971, no livro "Bioética: Ponte para o Futuro", do biólogo e oncologista americano Van R. Potter. Elaborado como um neologismo construído a partir das palavras gregas bios (vida) + ethos (relativo à ética) é normalmente compreendido como um campo disciplinar compromissado com o conflito moral na área da saúde e da doença dos seres humanos e dos animais não-humanos. Seu principal objetivo é deslocar a discussão acerca dos novos problemas impostos pelo desenvolvimento tecnológico, de um viés mais tecnicista para:
		
	
	um caminho mais político;
	 
	um caminho mais pautado pelo humanismo, superando a dicotomia entre os fatos explicáveis pela ciência e os valores éticos.
	
	um caminho mais econômico.
	
	um caminho mais pautado pelo tecnicismo, continuando com a fusão entre os fatos explicáveis pela ciência e os valores éticos.
	
	um caminho menos pautado pelo humanismo, estacionando a dicotomia entre os fatos explicáveis pela ciência e os valores éticos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702293427)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os riscos de uma pesquisa com seres humanos são analisados pelos CEP´s (Comitês de Ética) que tem como maior preocupação:
		
	
	Conseguir um maior número de votos para elegerem reitores em universidades.
	 
	Evitar os riscos possíveis entre os participantes e voluntários ou resultados danosos a população.
	
	Diminuir o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).
	
	Manter as patentes de medicamentos com selo de genérico para baixar custos.
	
	Evitar custos altos que onerem o órgão financiador.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702293437)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Necessitando de um transplante de fígado Sr. José colocou um anúncio no Jornal oferecendo R$ 10.000,00 para quem se oferecesse como doador. Esta prática é:
		
	
	Legal, desde que o caso seja de estrema urgência.
	 
	Ilegal porque existe uma legislação própria que versa sobre transplantes no Brasil. Venda de órgãos é considerado crime.
	
	Ilegal. Sem saber a origem do órgão o cidadão pode receber órgão de animais.
	
	Ilegal visto que o Diário Oficial do estado deveria ser utilizado pois é o único veículo autorizado para este tipo de anúncio.
	
	Legal, desde que os valores estejam dentro de uma tabela estipulada pelo SUS.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702259658)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 2008 o Vaticano publicou um documento sobre aspectos da bioética e reprodução humana. Neste documento, a Igreja Católica considera as tecnologias de fertilização que auxiliam os casais na procriação como sendo:
		
	 
	Lícitas desde que estas respeitem a preservação do ato procriativo em si e considera moralmente ilícitas as tecnologias que dissociam a procriação do ato sexual como a criogenia ou a fecundação ¿in vitro¿.
	
	Lícitas desde que se utilizem de tecnologias de inseminação artificial sem que seja necessário o contato sexual entre as partes.
	
	Lícitas na medida em que preservarem o ato sexual procriativo entre casais oficialmente instituídos e moralmente ilícitas quando efetuado por pessoas sem o vínculo matrimonial estabelecido.
	
	Lícitas desde que não haja o contato sexual como a fecundação ¿in vitro¿ e moralmente ilícitas quando estas tecnologias implicam em atos sexuais desvinculados do matrimônio.
	
	Ilícitas ética e moralmente, preservando o entendimento do documento Donum Vitae editado em 1987.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201702110939)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O processo de prolongamento da vida independente do sofrimento gerado, denomina-se
		
	
	respirador
	 
	distanásia
	
	correntanásia
	
	entubamento
	
	eutanásia
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702603625)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um grupo de pacientes será submetido a um tratamento experimental para câncer de próstata. No tratamento, o mesmo medicamento será administrado por um mês em toda a população de estudo, composta por 150 homens, de 50 a 72 anos. Segundo a classificação de tipologia dos recursos, assinale a alternativa correta:
		
	
	Este medicamento é um recurso homogêneo e fundamental
	
	Este medicamento é um recurso homogêneo e indivisível
	 
	Este medicamento é um recurso homogêneo e divisível
	
	Este medicamento é um recurso divisível e indivisível
	
	Este medicamento é um recurso heterogêneo e divisível
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201702718725)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na área da saúde pode-se afirmar acerca do trabalho em equipe: I - A base e o principal fundamento de uma atuação em equipe estão na colaboração de diferentes especialidades que apresentam conhecimentos e qualificações distintas. II - As diferenças das especializações precisam encontrar cada vez mais divergências que possibilitem uma atuação individualizada dos profissionais de saúde. III - Identificar a possibilidade das convergências para atuação em saúde é uma tarefa que se inicia pelo próprio conceito que caracteriza a tipologia da atuação da equipe. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	 
	I e III
	
	I e II
	
	I, II e III
	
	II
	
	II e III
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201702301347)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre os diversos aspectos éticos envolvidos no atendimento a pacientes psiquiátricos um tema de especial complexidade diz respeito à internação e tratamentos involuntários. Neste sentido, a legislação brasileira tem tido o seguinte posicionamento:
		
	
	Não autoriza a internação involuntária em nenhuma circunstância e permite ao Ministério Público representar contra a instituição ou o profissional que o fizer.
	 
	Acompanha a legislação americana que autoriza a internação involuntária em regime emergencial, quando o paciente representar riscos para si ou para outros.
	
	Acompanha a legislação europeia que autoriza a internação e os tratamentos involuntários em qualquer pessoa maior de idade.
	
	Permite a internação involuntária apenas em casos de moradores de rua, indigentes e viciados em drogas sem residência ou ocupação definidas.
	
	Permite a internação involuntária quando a família considerar que sua capacidade de lidar com o paciente atingiu seu ponto máximo.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201702590667)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A abordagem contemporânea em saúde altera a postura positivista que se instalou nas instituições de saúde a partir da valorização da ciência ao final do século XVIII. Dentro desta nova concepção de saúde é correto afirmar que:
		
	
	Nomes passaram a ser substituídos por diagnósticos e a maioria dos profissionais de saúde passa a ignorar cuidados básicos de atenção à pessoa do paciente em detrimento de um profundo rigor na percepção do traçado eletrocardiográfico e da pressão venosa.
	
	As instituições de saúde passam a ter uma abordagem mais mercantilista do que propriamente científica e deixam de efetuar pesquisas nas áreas de saúde para se concentrar em modelos de gestão e crescimento orçamentário.
	
	Não há a preocupação em buscar o equilíbrio entre novas tecnologias e medicamentos de última geração com o relacionamento entre as pessoas.
	
	Houve um retorno à postura assistencialista do período pré-científico onde o conforto espiritual e a atenção pessoal são considerados prioritários em relação aos aspectos técnicos das terapêuticas.
	 
	Possuiuma perspectiva mais holística, entendendo que as patologias não podem ser interpretadas exclusivamente através dos órgãos nos quais os distúrbios se exibem, mas precisam ser analisadas sob uma concepção mais global do ser humano.

Outros materiais