Buscar

Direito Constitucional II Unidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário Unidade 2 – Direito Constitucional
 1 - A propriedade privada é, historicam ente, causa fundamental de importantes c onflitos sociais, econômicos, políticos e interpessoais. Por isso, o legislador constituinte se preocupou em estabelecer que a propr iedade é um direito f undam ental, porém tem lim ites que im pedem seu exercício absol uto. Des sa form a, a propriedade ficará limitada a qua l função?
 C - Função social. 
 Comentário: O conceito de função social da proprieda de tem s entido pol issêmico, variando de acordo com os valores do minantes, tornan do a pr opriedade conexa c om o d esenvolvimento da sociedade e expurgando o conceito individualista que o caracterizava. A especificação do conceito de função social da propriedade deverá ser determinada por l ei espe cífica, o que a torna uma norma constitucional de eficácia contida, devendo uma lei infr aconstitucional delimitar o seu sen tido.
 2 - Ao acolher recurso aju izado pela defesa de um réu, o STF reconheceu que as provas f oram recolhidas do quarto do ho tel q ue ele ocupava, s em sua autorização e sem m andado jud icial. Um dos m inistros do STF entendeu que os meios utilizados para consegui- las d esrespeitaram uma cláusula co nstitucional. A qual cláusula co nstitucional o ministro do STF estava se referind o?
 B - Inviolabilidade dom iciliar. 
 Comentário: No caso concr eto, sus tentou o ministro: “Sab emos todos - e é sempre oportuno e necessário que esta Suprema C orte repit a tal liç ão - que a cláusula constituciona l da inviolabilidade domiciliar revela-se a pta a amp arar, também, qualquer aposento ocupado de habitação c oletiva ”. Assim, a casa é o lu gar onde a pessoa qu e nela mora t enha total proteção à sua int imidade e vida priv ada. Por isso, com seu consentiment o, qual quer pess oa po de entrar nessa c asa, mas não se m c onsentimento, nem co ntra e le, a não ser em alguns casos. A proteção é dada a quem h abita a casa (que abrange qua lquer tipo de moradia, de barraca de camping e barracos até ma nsões e, em alguns casos, os locais de tr abalho). 
 3 - Baseado em qual Direito Constitucion al o ab orto é vedado na legislação brasileira penal? Também , é baseada nessa cláusula constituc ional q ue o Direito Civil pro tege os direitos do nascituro desde a c oncepção. 
C - Direito à vida. 
 Comentário: O dire ito à vida c onsiste nã o apen as no direito de nascer como também no direito de viver, de subsistir. Assim, a vida está prote gida desde o útero materno, embora ainda existam disc ussões científicas sobre o exato mom ento em que a v ida tem início. Por isso, o aborto é vedado na legislação bras ileira pena l e o Direito Civi l protege os d ireitos do nascituro desde a concepção. 
 4 - Com o são cham adas as ações qu e podem ser def inidas com o um conjunto de políticas públicas e privadas de car áter com pulsório, facultativo ou voluntár io, conc ebidas com vistas ao combate à d iscrim inação racial, de gênero e de or igem nacional, bem com o para corr igir os efeitos presentes da disc riminação pratica da no pass ado?
B - Ações afirmativas. 
Comentário: As ações afir mativas ou affirma tive actions da doutrina norte-americana são remédios processua is para amparar dire itos dos h ipossuficientes. S ua f inalidade é concret izar a isonomia e fortalecer a democracia, impedindo que a maioria possa prejudicar direitos da minoria. O pri meiro caso na do utrina americana ocorr eu no julgamento de "Brown vs. Board of Education", em 1954, que possibilitou aos negros est udarem nas escolas pú blicas juntamente com os estudantes brancos. 
 5 - Com o são denom inados os direitos fundam entais ou humanos, qu e estão relaciona dos com os direitos soci ais, econôm icos e culturais? E - Direitos de segunda geração 
Comentário: Os direitos fundament ais ou humanos de segunda geração ou di mensão são os direitos socia is, econôm icos e cultura is, como o direito à proteção do trab alhador, da criança, da pess oa em idade av ançada, à assistência soci al, à previdência social, à habi tação, ao lazer, às práticas desport ivas, entr e outros. 
 6 - Com o é denominada a ação que tem por objeto tutelar a liberdade física de l ocomoç ão do indivíduo, expressa pelo s eu direito de ir, vir e ficar, compreendida nesta tam bém o direito de fixar resistência; sendo que essa é, atualm ente, a única ação que pode se im petrada por qualquer pessoa, independ entemente de advogado? D - Habeas corpus. Comentário: O h abeas corpus pode s er usado por qualquer pessoa, em be nefício próprio ou de outrem, e até o Ministério Público pod e dela fazer uso em favor de quem quer que esteja preso ou ameaça do de prisão ilegal ou ab usiva. O habeas corpus pode s er usado c ontra ato de qualquer pessoa, t anto autoridade pública q uanto pessoa privada. Finalmente, é necessário que a violência ou coação contra a liberdade de locomoção tenha p or funda mento um ato abusivo ou ilega l. Uma prisão legal, a pesar de qu ebrar a liberdade de locomoç ão do preso, não pode ser desfeita por habeas corpus. Essa ação pode s er repres siva ou liber atória (quan do alguém estiver sofrendo violê ncia ou coação contra o seu direito de loco moção) ou prev entiva (quando alguém ainda não sofreu, mas está ameaçado de sofrer tais ilegalidades ). 
7 - Constituem direitos e ga rantias fundam entais previstos na Constituiçã o Federa l:
 A - A educação, a s aúde, a alim entação, o trabalho, a moradia, o lazer, a prot eção à maternidade e à infância. 
Comentário: De acordo co m a Constituição Federal: “ Art. 6º - São d ireitos socia is a educação, a saúde, a alime ntação, o trabalho, a moradia, o lazer, a pr oteção à mat ernidade e à infância, dentre outros”. 
8 - Marque a a lternativa inc orreta: D - Aos autores pertence o direito ex clusivo de util ização, publicaç ão ou reproduç ão de suas obras, transm issível a os herdeiros per petuam ente. Comentário: art. 5º, XXVII DA CF /88: “aos autores p ertence o direito exc lusivo de utilização, publicação ou re produção de suas obras, trans missível aos herde iros pelo tempo que a lei fixar. Portanto, as obras dos autores são tra nsmissív eis aos herdeiros, mas não têm caráter perpétuo, e sim pe lo tempo que a lei fixar ”. 
9 - O artigo 5º da Constituiç ão Fed eral de 1 988 trata dos d ireitos e das garantias f undamentais, sendo que também traz em seus incisos disposiçõe s que tratam de questõ es proces suais. Relativamente aos princípios de dire ito processual penal que sã o tratados no artigo 5º da Constituição Federal, anali se as afirm ativas a seguir: 
 I. O juiz poderá aum entar a pena do réu c ondenado q ue ti ver, duran te o proc esso, se negad o a fazer provas contra si m esmo ou se recusando, deliberadam ente, auxiliar os peritos policiais a descobrirem provas contrárias ao réu. 
 II. A prova ilícita não é adm issível, devendo ser descartada pelo juiz, salvo quando constitui a única f onte de prova, cas o em que poderá ser consid erada para efeito de co ndenação de um criminoso.
 III. O Suprem o T ribunal Federal já firm ou posição no sentido de q ue os princípios do contraditório e da ampla def esa se aplicam a todos os procedim entos adm inistrativos, inclusive no inquérito po licial. IV. O princí pio do j uiz natural é um a garantia constitucional que som ente po derá ser excepcionada mediante decisão da maioria dos integrantes do tribunal ao qual esti ver submetido o jui z. 
D - Se nenhuma afirmativa estiver correta 
Comentário: Item I (errad o): tal atitude do réu inclui-se em seu direito de d efesa e de não autoincriminação, não po dendo ser pe nalizado por isso. Item II (errado): são inadmis síveis, no process o, as pr ovas obt idas por meios ilícitos. Item III (errado): o i nquérito policial é inquisitor ial, não have ndo nec essidade de se observar o contraditório e a a mpla def esa. Item IV (errado): es se prin cípio, como garantia individual, é indeclin ável (não p ode ser objeto nem de emenda co nstitucional, pois é considera da uma c láusula pétrea). 
 10 - Quais são os direitos que foram construídos ao longo da história da humanidade e continuam sendo constr uídos, para que o direito se adapte a ca da períod o e proteja os indivíduos nas s uas necessida des próprias, em c ada época? 
 C - Direitos fundam entais 
 Comentário: Os direitos fundamentais f oram co nstruídos ao longo da história da humanidade e continuam s endo constr uídos, para que o direito se adapte a ca da períod o e proteja os indivíduos nas suas necessidades próprias, em cada época. No início, os dire itos fundamentais eram, bas icamente, o direito da pess oa de se prote ger dos abusos do Est ado governado em caráter absolutista, sob comando de um rei que t udo podia porque a ele eram atribuídos poderes derivados de Deus.

Outros materiais