Buscar

2a.AVALIANDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201501410824)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Marque a alternativa que apresenta, respectivamente, um exemplo de grandeza e de medida.
		
	 
	Espaço e Tempo
	 
	Massa e quilograma
	
	Área e Volume
	
	Comprimento e Largura
	
	Dinheiro e Tempo
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201502045647)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	¿Um aluno do primeiro ano escolar que já sabia contar dentro de uma seqüência lógica apresentou dificuldades para separar dentre um grupo grande de elementos, a quantidade treze¿. O que podemos dizer a respeito dessa dificuldade.
		
	
	Ele não observa direito o que está sendo solicitado, por isso apresenta dificuldades já que sabe recitar a sequência dos números.
	 
	Ele não interiorizou o conceito de número somente como quantidade.
	
	Ele interiorizou o conceito de número somente como quantidade.
	
	Se ele conhece a palavra-número, significa que já construiu os dois aspectos cardinal e ordinal, mas recusou-se a fazer a atividade proposta. .
	 
	O aluno conhece apenas o número-palavra e seu aspeto cardinal.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201501912548)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Dentre as alternativas abaixo, marque com um X, a que não corresponde à verdade, segundo Bravo e Huéte, visto em sala e no material didático.
		
	
	É muito importante estimas a evolução intelectual da criança e os seus interesses, procurando que a instrução ofereça-lhe uma projeção prática que a faça ver a utilidade do que está aprendendo.
	 
	A matemática distingue-se por seu aspecto formal e abstrato e por sua natureza dedutiva. Em contrapartida, sua construção liga-se a uma atividade concreta sobre os objetos para a qual o aluno necessita da intuição como processo mental.
	 
	A matemática é tida como a ciência do pensamento e do raciocínio. Sua aplicabilidade prática se dá apenas no âmbito das atividades profissionais específicas.
	
	Não é possível impor o método de ensino válido a partir de uma generalidade, nem para todos os alunos nem para todos os conteúdos.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201502045656)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Foi solicitado a uma criança de 6 anos e meio executar a tarefa de somar 35 + 35, a criança respondeu, oralmente, 70. Foi perguntado como ela chegou ao resultado e ela respondeu: - Eu pensei assim: Se 30 + 30 é 60 e 5 + 5 é 10 , então, é 70, tudo com cálculo mental, sem utilizar nenhum instrumento de representação. Podemos afirmar que:
		
	
	Esse aluno não compreende a adição, mas sim a combinação de números.
	 
	Esse aluno decorou o resultado, por isso acertou o cálculo, já que não utilizou nenhum instrumento de representação.
	 
	Esse aluno compreende o sistema de numeração decimal e já interiorizou a adição, mesmo sem ter sido formalizado o conceito.
	
	Esse aluno sendo ele muito pequeno não compreende o sistema de numeração decimal, mas consegue fazer cálculos com pouca precisão.
	
	Ele acerta devido a calcular mentalmente, apoiando-se nos algoritmos, certamente erraria.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201502045640)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sabemos que a multiplicação é uma operação comutativa, isto é, a ordem dos fatores não altera o produto, no entanto, sabemos que ao aplicarmos em uma situação problema essa diferença aparece e pode até mudar o sentido da história. Considere a representação do produto 3 por 6 . Podemos afirmar que a representação correta e contextualizada é:
		
	
	3 x 6 = 3 + 3 + 3 + 3 + 3 +3
	 
	3 x 6 = 6 + 6 + 6
	
	Não existe diferença conceitual
	
	6 x 3 = 6 + 6 + 6
	
	Nenhuma das alternativas.

Outros materiais