Buscar

AV Gestão Pública Participativa 2017

Prévia do material em texto

Avaliação: » GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	ANDRE DE JESUS MENEZES
	
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 1,5   Av. Parcial 2  Data: 06/06/2017 
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201508367580)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Você já imaginou como um gestor público pode administrar uma cidade sem a participação dos cidadãos e da própria sociedade local? Afinal, sem o princípio democrático da participação local, realmente, não se pode administrar qualquer proposta ligada a coisa pública. Desta forma e considerando o que estudamos nas aulas conceitue Estado Federativo:
		
	
Resposta: Os entes regionais, Estados e Municípios, por delegação de de uma constituição Nacional, detém autonomias que lhes são próprias, não podendo suas competências administrativas, legislativas e políticas serem retiradas por ato arbitrátrio e unilateral do poder central, como no Estado Unítário.
	
Gabarito: os entes regionais ¿ Estados e Municípios-, por delegação de uma Constituição Nacional, detêm autonomias que lhes são próprias, não podendo suas competências administrativas, legislativas e políticas serem retiradas por um ato arbitrário e unilateral do poder central, como no Estado Unitário.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201508367573)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O controle sobre a organização do espaço urbano sempre foi atribuição do Estado que poderia direcionar as suas ações apenas para a manutenção da ordem urbana ou implementar ações efetivas de ordenamento das cidades. É importante ressaltar que o projeto da cidade capitalista está estreitamente relacionado com o ideário de modernidade que também sustentou as primeiras ações de planejamento urbano. Diferencie o Plano diretor do PPA:
		
	
Resposta: O Plano diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento do município e sua finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção de espaços urbano e rural na oferta dos serviços publicos essenciais, buscando assegurar melhores condições de vida para a população. O PPA - Plano Plurianual - é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelos Governos federal, Estadual ou Municipal em um período de 4 anos.
	
Gabarito: O PPA trabalha em uma perspectiva de 4 anos (médio). Já o PD Municipal deve trabalhar em uma perspectiva de 10 anos (longo prazo), por exemplo. É justamente um instrumento de organização político-administrativa de um município ou região e está diretamente relacionado a diversas profissões
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201508355369)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	[...] é um processo contínuo e sistêmico que envolve uma série de atividades impulsionadas como planejar organizar dirigir e controlar recursos e competências para alcançar metas e objetivos.(CHIAVENATO, 201). Este é o conceito, segundo Chiavenato, de:
		
	
	Controle.
	 
	Gestão.
	
	Ação corretiva.
	
	Planejamento.
	
	Nenhuma das anteriores.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201508355371)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A habilidade gerencial voltada para o aprendizado da administração, a partir do estoque de conhecimentos existentes, desde a definição de objetivos e a formulação de políticas até ao conjunto de idéias sobre estruturas, processos e comportamentos organizacionais, é a habilidade.
		
	
	Comportamental.
	
	De relações pessoais.
	
	Analítica.
	 
	Cognitiva.
	
	Da ação.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201508353654)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a gestão das cidades. A arquiteta, especialista em gestão ambiental urbana, Ana Cunha Araújo  cita os autores Putnam, Leonardi e Nanetti,  os quais propõem um olhar sobre gestão de cidades através de uma avaliação dos governos, que leva em conta as ações, e não apenas as palavras. Lembra ela que "devemos estar atentos para não responsabilizar os governos por coisas que fogem ao seu controle". Esta passagem nos leva a que entendimento?
		
	
	Os governos municipais são os únicos responsáveis pela solução dos problemas locais.
	
	Nada foge ao controle dos governos.
	
	Somente a letra "c" está errada.
	 
	É importante um envolvimento das massas nas tomadas de decisões relativas ao seu meio.
	
	Tudo que foge ao controle dos governos fica sem solução.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201508355110)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os fundamentos normativos da governança pública se estabelecem por um novo entendimento do Estado como agente de governança. Em outras palavras, eles resultam da resposta à pergunta: o que distingue governança de governo? A resposta a esta pergunta é dada pelas mudanças, as quais o  Estado tradicional vem se transformando:
I) De um Estado de serviço, produtor do bem público, em um Estado que serve de garantia à produção do bem público.
II) De um Estado ativo, provedor solitário do bem público, em um Estado ativador, que aciona e coordena outros atores a produzir com ele.
III) de um Estado dirigente ou gestor em um Estado cooperativo, que produz o bem público em conjunto com outros atores.
Estão corretas:
 
		
	
	Nenhuma das anteriores.
	
	Somente I.
	
	Somente II.
	
	Somente III.
	 
	I, II e III.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201508446660)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Cerca de metade da humanidade vive hoje nas cidades, percentual que deverá chegar a 60% em 2030, de acordo com as estimativas. Na América Latina, o Brasil é o país mais urbanizado, resultado de um intenso processo de estruturação das cidades iniciado na década de 1950, que provocou a concentração de 85% de sua população nas áreas urbanas. As estimativas dão conta de que esse percentual possa chegar a 90% até 2020. O crescimento da população que vive nas cidades acarreta novos e complexos desafios para os gestores públicos locais, pressionando a infraestrutura e o consumo dos recursos naturais. Como forma de dar instrumentos aos municípios para enfrentarem essa situação, a Constituição Federal de 1988 instituiu a descentralização dos municípios e a participação da sociedade como eixos centrais do novo período de democratização que se abria com a Carta Magna.  Com efeito, as cidades brasileiras passaram a ser protagonistas nos processos de decisão, ao mesmo tempo em que tiveram de enfrentar problemas relacionados à desigualdade social, à poluição, às dificuldades de mobilidade, ao excesso de resíduos, à falta de saneamento básico, habitações precárias, violência e mudanças climáticas. Tais problemas demandaram a criação de um novo modelo de gestão pública, que incluísse planos estratégicos eficientes e equipes bem preparadas para desenvolvê-lo. Como este novo modelo de gestão se apresenta?
		
	 
	Por intermédio de uma abordagem sistêmica pautada na sustentabilidade, que seja capaz de captar as interações existentes entre os diferentes campos que interagem no município: o econômico, cultural, social, ecológico, tecnológico, tributário e demográfico.
	
	Por intermédio da análise da conjuntura passada projetada para o futuro.
	
	Com vieses voltados para a sustentabilidade e humanizados, mas pouco focados nos fatores tecnológicos e ambientais.
	
	Por intermédio de uma abordagem única focada na visão dos gestores locais.
	
	Por intermédio de uma visão de futuro do município, resultante de uma construção da imaginação coletiva, visando a incentivar as ações e mostrar a direção a seguir no curto prazo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201508361017)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O sistema político pelo qual vários Estados se reúnem para formar um Estado Federal, cada um conservando sua autonomia, chama-se:
		
	 
	Federalismo.
	
	Principado.
	
	Confederação.
	
	Associação.
	
	União.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201508414412)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A gestão democrática das cidades é consubstanciadapela atuação ativa da sociedade em órgãos e instrumentos de participação coletiva e individual. Não é um exemplo deste tipo de órgão ou instrumento:
		
	
	Iniciativa popular de projeto de lei.
	 
	Clubes recreativos.
	
	Consultas públicas.
	
	Órgãos colegiados.
	
	Audiências Públicas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201508363614)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Responsabilidade Social é a demonstração de preocupação da empresa em participar de forma ativa, nos programas sociais voltados para o bem estar da comunidade onde está inserida e na sociedade em geral. A empresa socialmente responsável é aquela que consegue criar métodos, planos e incentivos para que, interna e externamente seja identificada como uma empresa cidadã. Assim, a responsabilidade social corporativa pode se manifestar pelas seguintes ações, exceto:
		
	
	Investimentos em saúde.
	 
	Investimentos em propaganda institucional
	
	Promoção de atividades que incentivem a erradicação da pobreza e violência.
	
	Investimentos na área de educação.
	
	Investimentos nas áreas de cultura e lazer.

Continue navegando