Buscar

AV Governo Eletrônico 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação:  » GOVERNO ELETRÔNICO
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	RENATO DOS PASSOS GUIMARAES
	
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 05/06/2017 
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201508358386)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Programa Sociedade da Informação foi criado pelo Decreto nº 3.294 de 15 de dezembro de 1999 e ficou vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia no Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, este programa sofre alguns obstáculos quase ao final de seu governo, cite um destes obstáculo e comente.
		
	
Resposta: A crise energética (chamada também de crise do apagão), ocorrida entre 2001 e 2002, fez com que o Ministro Parente se transferisse para a Câmara de Gestão da Crise, diminuindo assim o destaque do programa de governo eletrônico e com isso reduzindo o ritmo das iniciativas, pois o programa deixou de ser prioridade. E em 2002, sendo ano de eleição, o governo de FHC priorizou programas de maior impacto diante da opinião pública e o programa de governo eletrônico deixou de ter preferência.
	
Gabarito: - Entre 2001 e 2002, a crise energética, também conhecida como crise do apagão fez com que o Ministro, Pedro Parente, se deslocasse para a Câmera da Gestão da Crise, o que diminuiu o destaque do programa de governo eletrônico e reduziu o ritmo das iniciativas. A consequência é que o programa deixa de ser prioridade. - As eleições de 2002 e o fortalecimento da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva fizeram com que o governo de FHC priorizasse programas de maior impacto perante a opinião pública e, depois da derrota de seu candidato, optou-se por entregar um governo com estabilidade macroeconômica. Ações de longo prazo, como o programa de governo eletrônico, perderam força no campo das prioridades.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201508358415)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Guia Livre de Migração para Software Livre, lançado em 2004, trouxe vários princípios que consolidariam as novas diretrizes de orientação para as ações de governo eletrônico, gestão do conhecimento e gestão das TICs no Governo Federal. Fale sobre as ações para a implementação do Software Livre no Governo Luiz Inácio Lula da Silva.
		
	
Resposta: Disseminação de software livre nas escolas e universidades e implementação da sua regularização, capacitação de funcionários para a utilização do software livre, criação da política nacional de Software Livre.
	
Gabarito: - Capacitação de funcionários para a utilização do software livre; - Criação de padrões de interoperabilidade e de software livre no governo federal, para a migração de oferta de serviços em plataforma aberta e software livre; - Disseminação de software livre nas escolas e universidades e implementação da sua regularização; - Criação da Política Nacional de Software Livre, incluindo uma política de fomento à indústria.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201508445417)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre o Governo Eletrônico, marque a opção incorreta.
		
	
	A Inclusão Digital deve ser tratada como um elemento constituinte da política de Governo Eletrônico, sendo dela indissociável
	
	A política de Governo Eletrônico do Estado brasileiro segue um conjunto de diretrizes baseado em três ideias fundamentais: participação cidadã, melhoria do gerenciamento interno do Estado e integração com parceiros e fornecedores.
	
	A gestão do conhecimento é um instrumento estratégico de articulação e gestão das políticas públicas do Governo Eletrônico
	 
	O uso do Software Livre não deve ser entendido como um recurso estratégico para a implementação do Governo Eletrônico, mas como opção tecnológica acessória, a ser usada quando as demais opções estão indisponíveis ou são extremamente caras
	
	As ações do programa de Governo Eletrônico priorizam o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC's) para democratizar o acesso à informação, visando ampliar o debate e a participação popular na construção das políticas públicas, como também aprimorar a qualidade dos serviços e informações públicas prestadas .
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201508355565)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise as sentenças abaixo: Democracia significa ¿governo do povo¿, e é um termo que vem do grego. É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto. É um regime de governo que pode existir no sistema presidencialista, onde o presidente é o maior representante do povo, ou no sistema parlamentarista, onde existe o presidente eleito pelo povo e o primeiro ministro que toma as principais decisões políticas. I. Na democracia direta o povo exercita o poder democrático de forma direta sem representante, ele que elabora as leis, administra e julga. II. Na democracia direta o povo exerce todos os poderes ao mesmo tempo. III. Democracia representativa é o sistema político em que os eleitores delegam a representantes (vereadores, deputados e senadores), por alguns anos, o poder de decidir em seu nome as leis que deveremos todos obedecer.
		
	
	Somente as sentenças I e III estão corretas.
	 
	Todas as sentenças estão corretas.
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas.
	
	Somente a sentença III está correta.
	
	Somente a sentença I está correta.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201508354378)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tem lugar quando a Administração Pública divulga as informações a partir de demandas da sociedade. Estamos falando de:
		
	 
	Transparência passiva.
	
	Conhecimento.
	
	Acessibilidade.
	
	Accountability.
	
	Transparência ativa.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201508355810)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Preencha as lacunas do texto abaixo: O Portal da Transparência é uma iniciativa que contribuiu para o estabelecimento da cultura da ____________________ no Brasil. Depois da Lei de responsabilidade Fiscal, a criação deste instrumento foi um importante _______________ das políticas de transparência governamental no Brasil.
		
	
	transparência, accountability
	 
	transparência, marco
	
	educação, marco
	
	visão global, passo
	
	transferência, passo
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201508352594)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Houveram obstáculos que influenciaram na criação e no desenvolvimento do programa de governo eletrônico brasileiro no governo Fernando Henrique Cardoso. Identifique entre os itens abaixo:
		
	
	O bug do milênio e a privatização de empresas estatais.
	
	O crescimento do narcotráfico e as invasões do movimento dos sem-terra.
	
	O bug do milênio e o crescimento do narcotráfico.
	
	A crise do apagão e as privatizações de empresa estatais.
	 
	A crise do apagão e o bug do milênio.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201508359024)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Trata da obtenção de uma rede de comunicação de voz, dados e imagens de alta velocidade, cuja abrangência é nacional e deve permitir a integração de todos os órgãos da administração pública federal no país. Esta é a definição de:
		
	
	E-Ping
	
	Interoperabilidade
	
	E-Mag
	 
	Infovia Brasil
	
	Software Livre
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201508359360)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Hoje encontramos informações sobre licitações, contratações, execução de processos de aquisição (por pregão, preferencialmente eletrônico) e informações relevantes sobre negociações realizadas pela administração pública federal direta, das autarquias e das fundações. Encontra-se também a legislação que regula o processo de serviços gerais e de contratação. Estamos falando do:
		
	
	Portal do Estado de São Paulo
	
	Portal do Governo Federal
	
	Portal da Controladoria Geral
	
	Portal SICONV
	 
	Portal ComprasNet
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201508359389)
	Pontos: 0,5  / 0,5Este portal foi criado em novembro de 2004 pela Controladoria Geral da União (CGU) e seu objetivo é fornecer um canal de acesso ao cidadão para acompanhamento do uso dos recursos públicos e envolve desde o detalhamento da execução financeira dos programas do governo federal até informações sobre repasse de recursos aos entes federados, bem como dados dos gastos em compras e contratações de obras e serviços, entre outros.
		
	
	Portal Comprasnet
	
	Portal Rede Governo
	
	Portal do Estado de São Paulo
	 
	Portal da Transparência
	
	Portal SICONV

Outros materiais