Buscar

AV PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE - 2017.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCT0194_AV_201305028821 » PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 4,5    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 09/06/2017 20:16:22
	
	 1a Questão (Ref.: 201305728191)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Para que possamos desenvolver um Software, precisamos inicialmente fazer um Estudo de Viabilidade, para saber se vale a pena desenvolver a ideia solicitada pelo usuário. Para isso precisamos desenvolver 4 (quatro) análises de viabilidade. Indique quais são essas análises e a visão de cada uma delas.
		
	
Resposta: Vale a pena desenvolver essa ideia? - Visa a verificação se o projeto/produto tem um custo-benefício favoravel. O projeto/produto pode ser feito? - Visa a verificação da existencia de técniccas disponíveis para realização do projeto/produto. O projeto/produto beneficiará os clientes interessados? - Visa a satisfação dos clientes interessados. Existe outra alternativa? - Visa a verificação se já existe algo que poderá atender as necessidades dos clientes interessados.
	
Gabarito:
Viabilidade Operacional - Visa atender os requisitos para a aceitação do produto ou problema apresentado. (O levantamento deve ser relacionado com a aceitação da solução proposta, e como os agentes se sentirão em relação à ela).
Viabilidade Técnica - Visa a atender os requisitos técnicos do produto a ser desenvolvido. (O levantamento deve ser relacionado com a tecnologia envolvida no processo de desenvolvimento).
Viabilidade econômica - Visa a atender os requisitos de tempo para os prazos estabelecidos. (O levantamento deve ser baseado na viabilidade técnica em relação ao prazo estipulado).
Cronograma - Visa a atender os requisitos financeiros do projeto/produto. (Considerada a mais critica, ela consiste em julgar se o projeto será deficitário ou se os custos de sua implementação não terão os benefícios desejados).
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Parcialmente correto. Ver gabarito
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201305704844)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Qual a diferença entre compilador e Interpretador ? Explique-os.
		
	
Resposta: Compilador - coverte a linguagem de alto nivel para linguagem de baixo nivel (linguagem de máquina). Interpretador -
	
Gabarito:
COMPILADOR: Programa que faz uma leitura do código fonte, desenvolvido em uma linguagem de alto nível, e transcreve para um novo tipo de linguagem chamada de baixo nível. INTERPRETADOR: Programa que, além de fazer a leitura do código fonte e transformá-lo em código objeto, transforma-o em um código executável.
Ou
Compilador é um programa ou um grupo de programas que escrito por uma linguagem (esta sendo necessária de compilação para sua execução) ao ser compilado gera outro código que é interpretado pelo computador O interpretador ao contrário do compilador roda o código-fonte escrito como sendo o código objeto, ele traduz o programa linha a linha, o programa vai sendo utilizado na medida em que vai sendo traduzido. Cada execução do programa precisa ser novamente traduzido e interpretado.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Parcialmente correto. Ver gabarito
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201305268302)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sommerville define software como sendo programas de computador e documentação associada. Os produtos de softwares podem ser desenvolvidos para um cliente específico ou para um mercado geral. Para o desenvolvimento do produto/programa, é necessário escrevê-lo utilizando uma _______________________ a qual será convertida para uma _____________________, ou seja, em um formato que será compreendido pelo processadores
Assinale a ÚNICA opção que complementa cada frase corretamente
		
	
	linguagem de máquina / linguagem de programação
	
	linguagem de máquina / linguagem interpretada
	
	linguagem interpretada / linguagem de máquina
	
	linguagem de programação / linguagem interpretada
	 
	linguagem de programação / linguagem de máquina
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201305740605)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	Estudo de viabilidade: estudo inicial para saber se vale a pena desenvolver a ideia. O estudo deve oferecer base para ajudar nessa decisão: O projeto/produto pode ser feito? O projeto/produto beneficiará os clientes interessados?Existe uma outra alternativa?
	
	REQUISITOS FUNCIONAIS - Descrevem as funcionalidades do sistema. Estão diretamente ligados às especificações da tecnologia envolvida, do perfil do usuário, do tipo do sistema.
	 
	Atividades para análise de requisitos OPERACIONAL - Visa a atender os requisitos técnicos do produto a ser desenvolvido. O levantamento deve ser relacionado com a tecnologia envolvida no processo de desenvolvimento.
	 
	Atividades para análise de requisitos - ECONÔMICA - Visa a atender os requisitos financeiros do projeto/produto. Considerada a mais critica, ela consiste em julgar se o projeto será deficitário ou se os custos de sua implementação não terão os benefícios desejados
	
	Atividades para análise de requisitos - CRONOGRAMA - Visa a atender os requisitos de tempo para os prazos estabelecidos. O levantamento deve ser baseado na viabilidade técnica em relação ao prazo estipulado. Prazos obrigatórios são mais difíceis de serem negociados.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201305743796)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na atividade de análise no Processamento de Desenvolvimento de Software vemos a importância de se fazer uma modelagem para identificar se há uma falha no Levantamento de Requisitos. Um dos tipos de análise é a Análise Estrutural. Uma das Atividades dentro da Análise Estruturada é a Identificação de Relacionamentos cuja finalidade é: Identifique e descreva pelo menos dois desses modelos.
		
	
	Validar e indicar as dificuldades de implementação no plano conceitual;
	
	Mapear as mensagens que devem ser executadas para alguma operação;
	
	Identificar as mensagens que são trocadas, ao longo do tempo, para execução de alguma tarefa;
	 
	Ajudar a filtrar e refinar as classes por associação e agregação;
	
	Ajudar a filtrar e refinar as classes por entrada, fronteira e controle;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201305264967)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	É a visão que representa os componentes do sistema, a relação entre os componentes, o funcionamento dos componentes e a interconexão com outros sistemas.
		
	
	Visão comportamental
	
	Visão geral
	
	Visão externa
	 
	Visão estrutural
	 
	Visão interna
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201305740747)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na fase de testes, aquele responsável por identificar erros durante a integração e interação entre os módulos ou unidades do sistema é o teste:
		
	
	funcional.
	
	de unidade.
	
	de validação.
	 
	de integração.
	
	de aceitação.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201305085486)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Qual o objetivo da fase de Implementação ou Codificação?
		
	 
	É a execução da codificação e configuração do funcionamento do hardware com sua base de dados e o sistema computacional como um todo.
	
	É a fase onde o programa é testado.
	 
	É escrever o programa em uma linguagem de programação, seguindo normas e diretrizes da empresa à qual o desenvolvedor esteja ligado.
	
	É onde o projeto é transformado em uma linguagem compreendida pelo software.
	
	É a idéia de criação de um protótipo, um modelo funcional com características semelhantes, no caso de softwares/programas de computador, um sistema funcional, com características básicas as quais se modelam ao modelo original, mas desenvolvido somente para testes.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201305773713)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ciclo de vida do projeto é um
		
	
	Conjunto de atividades descritas e parcialmenteordenadas que segue um fluxo contínuo de informações e relacionamentos para auxiliar o acompanhamento de um projeto.
	
	Conjunto de atividades descritas e não ordenadas que segue um fluxo intermitente de informações e relacionamentos para auxiliar o acompanhamento de um projeto;
	
	Conjunto de atividades descritas e não ordenadas que segue um fluxo contínuo de informações e relacionamentos para auxiliar o acompanhamento de um projeto;
	
	Conjunto de atividades descritas e ordenadas que segue um fluxo intermitente de informações e relacionamentos para auxiliar o acompanhamento de um projeto;
	 
	Conjunto de atividades descritas e ordenadas que segue um fluxo contínuo de informações e relacionamentos para auxiliar o acompanhamento de um projeto;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201305703543)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considere as seguintes características encontradas em projetos de desenvolvimento de software:
I.   Os requisitos são complexos e mudanças significativas são esperadas;
II.  Projeto de longo prazo;
III. Os custos e os riscos de avaliação são importantes
IV. Avaliação de riscos realizada constantemente
Essas são características que encontramos no modelo:
		
	
	Evolucionário
	
	Incremental
	
	Cascata
	
	Prototipação
	 
	Espiral

Outros materiais