Buscar

AV Tópicos em Libras Surdez e Inclusão 2017

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: CEL0284_AV_201701050498 » TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSÃO
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: GISELE RAMOS BRANDÃO 
	Professor:
	DAMIAO FERREIRA DA SILVA
	Turma: 9004/AA
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 1,5  Data: 16/06/2017 19:17:53 
	 1a Questão (Ref.: 201701294163)
	sem. N/A: Mitos
	Pontos: 0,5  / 1,0 
	Um adolescente surdo estuda em uma escola inclusiva e cursa o 8° do Ensino Fundamental. A escola contrato um intérprete de LIBRAS para interpretar as atividades didático pedagógicas e culturais para ele. Só que ao se referirem sobre eles, seus colegas da escola e muitos professores usam muitos mitos que expressam equívocos sobre as pessoas surdas e sua língua, os quais foram construídos socialmente. Com base nesse caso, responda, em até 3 linha para cada item, as seguintes perguntas: a) O que são mitos? b) Quais os mitos mais comuns sobre as pessoas surdas e a LIBRAS? c) Que ações a escola deve tomar para que esses mitos sejam desconstruídos?
		
	
Resposta: Mitos são inverdades que a sociedade cria em cima de certa situação. O mito além de promover concepções errôneas, muitas vezes causa preconceito e desconforto. Mitos mais comuns de pessoas surdas: A pessoa que é surda também é muda e pessoas mudas são nervosas. O papel da escola para com esses alunos e de promover sempre a inclusão e desenvolver estratégias de interação da criança surda com as ouvintes, criando assim um ambiente de troca de experiências , aceitação e conhecimento.
	
Gabarito: É uma narração equivocada, uma representação fantasiosa que reconhece o proferidor do discurso como autoridade sobre aquilo que foi dito e que são inverdades acerca de quem se fala. Dentro dessa premissa, os mitos relacionados aos surdos e aos deficientes causam impactos desastrosos visões errôneas. Exemplos: mudo, mudinho, doente, retardado, nervoso. linguagem de sinais, gestos, mímica. Através de programas e eventos para conscientizar as pessoas leigas (ouvintes) que os surdos formam uma comunidade autêntica de língua, cultura e identidade , que a LIBRAS é uma língua com estrutura gramatical altamente complexa e que tais mitos criam estereótipos sobre os surdos e sobre a LIBRAS.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701290125)
	sem. N/A: Advérbio
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	1- EM Língua Portuguesa o advérbio é a palavra que modifica o verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal (tempo, modo, intensidade, etc.). Sabemos que na LIBRAS eles também apresentam uma importância na construção da sentença. Qual a Importância sintática dos advérbios de tempo na sentença em LIBRAS? ( Aula 06) 
		
	
Resposta: Os advérbios de tempo tem função de situar a pessoa de acordo com a intensidade da qual se pronuncia algo.
	
Gabarito: R: São utilizados como uma espécie de marca sintática para indicar o tempo verbal na frase. Em geral, ficam no início da frase.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701295045)
	sem. N/A: Datilologia
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A palavra abaixo, apresentada em alfabeto manual (LIBRAS), refere-se a: 
		
	
	um município. 
	
	um estado brasileiro. 
	
	um continente.
	
	um bairro. 
	
	um país. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701675821)
	2a sem.: SINAIS RELACIONADOS À SAUDAÇÃO
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A datilologia apesar de ser uma representação da ortografia da língua portuguesa,  cumpre a função de empréstimo linguístico. Marque a ÚNICA opção que define a utilidade da datilologia em um diálogo em LIBRAS: 
		
	
	Causar cansaço e desgaste em quem a utiliza.
	
	Embaraçar a vista de quem precisar associar a palavra soletrada à palavra em português.
	
	Estabelecer o diálogo entre surdos e ouvintes o tempo todo. 
	
	Soletrar os nomes das pessoas, os endereços de lugares ou qualquer informação que não tenha sinal padronizado. 
	
	Levar o usuário a fazer uso pleno da LIBRAS.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701712773)
	3a sem.: Políticas Linguísticas
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	De acordo com Decreto nº 5626, de 22 de dezembro de 2005, considera-se a pessoa surda:
		
	
	Aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências orais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais- LIBRAS.
	
	Aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura auditiva principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais- LIBRAS.
	
	Aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando seu idioma oral principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais- LIBRAS.
	
	Aquela que, por ser surdo e mudo, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura ouvintista principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais- LIBRAS.
	
	Aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais- LIBRAS.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201701665871)
	6a sem.: Família
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Percebe-se mesmo diferença no desempenho linguístico desses surdos, pois não sofreram tanta influência da língua oral (portuguesa) no processo de aquisição da língua de sinais. A que núcleo de família de surdos se refere o enunciado:
		
	
	Pais surdos e filhos surdos.
	
	Pais surdos e filhos ouvintes.
	
	Pais ouvintes e filhos ouvintes.
	
	Pais ouvintes e filhos surdos.
	
	Pais cegos e filhos ouvintes.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201701228814)
	5a sem.: Surdez como experiência visual
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A identidade em relação ao Outro se institui através de trocas que fazem com que cada um dos parceiros/membros de uma mesma comunidade identitária se reconheça semelhante ao Outro. Assinale a ÚNICA opção que corresponde ao conceito de Identidade surda:
		
	
	A LIBRAS e a culturalidade dos surdos promovem essa construção subjetiva do sujeito surdo em sua relação com um Outro sujeito surdo.
	
	A língua portuguesa e a culturalidade ouvintista (de quem é ouvinte) corresponde a esse aspecto de reconhecimento de si dentro da comunidade surda, na relação entre dos surdos.
	
	A língua portuguesa e a culturalidade dos surdos promovem essa construção subjetiva do sujeito surdo em sua relação entre com um Outro sujeito surdo.
	
	A língua portuguesa e a LIBRAS entrem em conflito na construção subjetiva da identidade surda.
	
	LIBRAS e a culturalidade dos ouvintes promovem essa construção do sujeito ouvinte na relação entre ele e o surdo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201701759461)
	sem. N/A: Dêiticos
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Na LIBRAS e demais línguas de sinais o ato de apontar também é conhecido como Dêixis. Isso significa que no discursos em LIBRAS os sinais dêiticos podem indicar nas frases os seguintes elementos:
		
	
	As pessoas e a localização.
	
	A negação e a afirmação. 
	
	A tipologia frasal e o SVO.
	
	A pessoa surda e a pessoa ouvinte. 
	
	A ortografia e a pontuação. 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201701295639)
	sem. N/A: Estruturas e Sentenças em Libras
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A construção de frases em Libras é estruturada a partir de espaços visuais, ou seja, se utiliza do espaço para dar coerência e coesão às palavras que formam uma sentença. Assim, uma ordem recorrente é a organizada em tópico-comentário. Assinale a alternativa que exemplifica uma ordem tópico-comentário
		
	
	Eu perder livro perder.
	
	João não deu o livro a Maria. 
	
	João gosta de Maria.
	
	Comer banana, o macaco gosta.Eu perdi o livro.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201701665808)
	2a sem.: Expressões Faciais
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Em se tratando da LIBRAS, a expressão facial:
		
	
	Não faz parte da produção dos sinais.
	
	Compõe a produção de sinais.
	
	Não tem relação com a produção de sinais.
	
	Não tem importância.
	
	Serve somente para enfatizar.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 05/06/2017 até 20/06/2017.
	
Parte inferior do formulário

Continue navegando