Buscar

Trabalho Dir. Civil Thais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho de Direito Civil
Aluna: Mayara Leal RA: 705.592-4
Série: 04 AN
Questão: Pedro cria cães de raças apropriados para participarem de competições e exposições.
Sabendo que Tody, o seu cão mais garboso, estava acometido por terrível doença infectocontagiosa, porém, silenciosa, Pedro vende o animal a João sem, contudo, cientifica-lo acerca da dença. Em seguida, João vende animal, ainda garboso, a Victor. Na semana em que Tody participaria da competição, a doença se agrava, é descoberta, mas já em estado avançado, levando animal a morte. Paralelamente, metade do canil de João fora contaminado com a doença e está em tratamento. Subsuma todos os fatos acima ás normas e aos princípios da Teoria Geral dos Contratos.
Resposta: No artigo 147, CC diz que o dolo intencional de uma parte anula o negócio jurídico, bem como no art. 443, CC diz que o alienante que conhece vício ou defeito restituirá o que perdeu somados ainda, perdas e danos.
Ainda com base na lei, temos o art. 444 que diz que a responsabilidade do alienante subsiste ainda que a coisa pereça em poder do alienatário.
Seguindo neste contexto, vimos que trata-se então de vicio oculto. João poderá pedir o que pagou a Pedro, além de perdas e danos, ou seja, o que deixou de lucrar com a venda do cão, pois terá que devolver o dinheiro de Victor, e ainda todo o prejuízo do canil, além de eventual indenização que tiver que pagar a Victor.
Trata-se de vicio oculto nos dois casos, mas no primeiro foi com dolo e no segundo sem culpa. O vício oculto é também chamado de redibitório porque confere ao contratante prejudicado, o direito de redibir, resolver o contrato, devolvendo a coisa e obtendo o valor mais perdas e danos.

Continue navegando