Buscar

AV2 CONSTITUCIONAL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:  DIREITO CONSTITUCIONAL I
	Avaliação:  GDU0223_NF_201409006174 (AG)  1197     Data: 18/10/2016 17:42:03 (A)      Critério: NF
	Aluno: 201409006174 - LUCIANO BORGES MORAIS
	Nota da Prova: 6,0 de 10,0      Nota de Partic.:
	
Estação de trabalho liberada pelo CPF 06974508727 com o token 982436 em 18/10/2016 10:28:48.
	
	 1a Questão (Ref.: 894561)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Chega de ação. Queremos promessas". Assim protestava o grafite, ainda em tinta fresca, inscrito no muro de uma cidade, no coração do mundo ocidental. A espirituosa inversão da lógica natural dá conta de uma das marcas dessa geração: a velocidade da transformação, a profusão de ideias, a multiplicação das novidades. Vivemos a perplexidade e a angústia da aceleração da vida. Os tempos não andam propícios para doutrinas, mas para mensagens de consumo rápido. Para jingles, e não para sinfonias. O Direito vive uma grave crise existencial. Não consegue entregar os dois produtos que fizeram sua reputação ao longo dos séculos. De fato, a injustiça passeia pelas ruas com passos firmes e a insegurança é a característica da nossa era. Na aflição dessa hora, imerso nos acontecimentos, não pode o intérprete beneficiar-se do distanciamento crítico em relação ao fenômeno que lhe cabe analisar. Ao contrário, precisa operar em meio à fumaça e à espuma. Talvez esta seja uma boa explicação para o recurso recorrente aos prefixos pós e neo: pós-modernidade, pós-positivismo, neoliberalismo, neoconstitucionalismo. Sabe-se que veio depois e que tem a pretensão de ser novo. Mas ainda não se sabe bem o que é. Tudo é ainda incerto. Pode ser avanço. Pode ser uma volta ao passado. Pode ser apenas um movimento circular, uma dessas guinadas de 360 graus. (L. R. Barroso. Neoconstitucionalismo e constitucionalização do direito. O triunfo tardio do direito constitucional no Brasil). TENDO O TEXTO ACIMA COMO MOTIVAÇÃO, APONTE A ALTERNATIVA CORRETA.
		
	
	e) O neoconstitucionalismo indica que os textos constitucionais promulgados na segunda metade do século XX não condicionam a atuação do Estado na realização dos fins e objetivos estabelecidos;
	
	b) No neoconstitucionalismo, a Constituição é vista como um documento essencialmente político, um convite à atuação dos poderes públicos, ressaltando que a concretização de suas propostas fica condicionada à liberdade de conformação do legislador ou à discricionariedade do administrador.
	 
	c) O neoconstitucionalismo pode ser definido como uma teoria (ou ideologia) que vem sendo empregada para se referir às tentativas de explicar as transformações ocorridas no campo do Direito a partir da Segunda Guerra Mundial apontando para uma nova prática jurídica, voltada à concretização dos direitos fundamentais.
	
	a) O neoconstitucionalismo tem como marco filosófico o positivismo, não permitindo uma aproximação entre direito e ética.
	
	d) O neoconstitucionalismo não autoriza a participação ativa do magistrado na condução das políticas públicas, sob pena de violação do princípio da separação dos poderes.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 894752)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Trata-se de denominação típica da Teoria Constitucional alusiva à força ou potência social propulsora capaz de dissolver a estrutura político-jurídica de um Estado e de, em substituição, edificar uma nova estrutura político-jurídica sob renovada base constitucional, positivando, para tanto, uma nova Constituição:
		
	
	Poder Constituinte Reformador
	
	Outorga Constitucional.
	 
	Poder Constituinte Originário.
	
	Assembleia Nacional Constituinte.
	
	Poder Constituinte Decorrente
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 834962)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Pedro, reconhecido advogado na área do direito público, é contratado para produzir um parecer sobre situação que envolve o pacto federativo entre Estados brasileiros. Ao estudar mais detidamente a questão, conclui que, para atingir seu objetivo, é necessário analisar o alcance das chamadas cláusulas pétreas. Com base na ordem constitucional brasileira vigente, assinale, dentre as opções abaixo, a única que expressa uma premissa correta sobre o tema e que pode ser usada pelo referido advogado no desenvolvimento de seu parecer.
		
	
	As cláusulas pétreas podem ser invocadas para sustentar a existência de normas constitucionais superiores em face de normas constitucionais inferiores, o que possibilita a existência de normas constitucionais inconstitucionais.
	
	Norma introduzida por emenda à constituição se integra plenamente ao texto constitucional, não podendo, portanto, ser submetida a controle de constitucionalidade, ainda que sob alegação de violação à cláusula pétrea.
	 
	Os direitos e as garantias individuais considerados como cláusulas pétreas estão localizados exclusivamente nos dispositivos do Art. 5º, de modo que é inconstitucional atribuir essa qualidade (cláusula pétrea) a normas fundadas em outros dispositivos constitucionais.
	
	A Constituição Federal de 1988 é imutável.
	 
	Mudanças propostas por constituinte derivado reformador estão sujeitas ao controle de constitucionalidade, sendo que as normas ali propostas não podem afrontar cláusulas pétreas estabelecidas na Constituição da República.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 894716)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a temática da classificação das normas constitucionais, muito útil é lição de José Afonso da Silva construída na obra Aplicabilidade das Normas Constitucionais, onde ele afirma, que de início, toda norma constitucional possui eficácia, ao menos uma eficácia normativa. Referida constatação justifica-se em razão de que a norma é constitucional por encontrar-se positivada na Constituição. Problema de outra dimensão é eficácia social das normas constitucionais, pois existem algumas normas que dependerão de condição de aplicabilidade para que seus efeitos concretos possam ser visualizados no mundo real. A partir da breve introdução acima, bem como a partir da tradicional teoria de José Afonso da Silva sobre a classificação das normas constitucionais, é correto afirmar que:
		
	
	As normas constitucionais de eficácia contida possuem aplicabilidade alternada.
	 
	As normas constitucionais de eficácia plena possuem aplicabilidade imediata.
	
	As normas constitucionais de eficácia contida possuem aplicabilidade renovada.
	
	As normas constitucionais de eficácia plena possuem aplicabilidade mediata.
	
	As normas constitucionais de eficácia contida possuem aplicabilidade mediata.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 894434)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(TCE-PR ¿ Analista de Controle ¿ Área Jurídica ¿ FCC/2011) Quando a interpretação de uma Constituição escrita se altera em decorrência da mudança dos valores e do modo de compreensão de uma sociedade, mesmo sem qualquer alteração formalmente realizada, no texto constitucional, pelo Poder Constituinte Derivado Reformador, está-se diante de uma:
		
	
	a) interpretação histórica;
	
	c) desconstitucionalização;
	
	e) hermenêutica geracional.
	
	b) integração normativa;
	 
	d) mutação constitucional;
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 894599)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Decreto 678/92 promulgou a Convenção Americana sobre os Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica), de 22 de novembro de 1969, sendo certo que, segundo o atual entendimento do STF, a norma ingressou no sistema jurídico pátrio no status de:
		
	
	Emenda à Constituição.
	 
	Lei Ordinária.
	
	Norma constitucional originária, nos moldes do artigo 5º §3º da CRFB.
	 
	Norma Supralegal.
	
	Lei Complementar.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 876461)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(Ano: 2016 - Banca: VUNESP - Órgão: Prefeitura de São Paulo - SP - Prova: Analista Fiscal de Serviços) Nos termos da Constituição da República,sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e das liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania,
		
	 
	conceder-se-á mandado de injunção.
	
	o cidadão poderá impetrar mandado de segurança.
	
	caberá ação popular.
	
	o prejudicado poderá impetrar habeas corpus.
	
	será cabível o ajuizamento do habeas data.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 874100)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Determinado congressista é flagrado afirmando em entrevista pública que não se relaciona com pessoas de etnia diversa da sua e não permite que, no seu prédio residencial, onde atua como síndico, pessoas de etnia negra frequentem as áreas comuns, os elevadores sociais e a piscina do condomínio. Ciente desses atos, a ONG TudoAfro relaciona as pessoas prejudicadas e concita a representação para fins criminais com o intuito de coibir os atos descritos. À luz das normas constitucionais e dos direitos humanos, é correto afirmar que
		
	
	A abordagem acerca do crime de racismo encontra-se apenas no plano infraconstitucional.
	
	o crime de racismo é afiançável, sendo o valor fixado por decisão judicial.
	 
	o prazo de prescrição incidente sobre o crime de racismo é de vinte anos.
	
	nos casos de crime de racismo, a pena cominada é de detenção.
	 
	o crime de racismo não está sujeito a prazo extintivo de prescrição.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 894819)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A respeito dos brasileiros natos e naturalizados assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	e) Brasileiros natos e naturalizados possuem idênticos direitos.
	
	b) De acordo com constituição brasileira de 1988 todos os cargos políticos que podem ser ocupados pelos brasileiros natos também podem ser ocupados pelos brasileiros naturalizados.
	
	a) Não há nenhuma hipótese constitucional e legal que autorize a extradição de brasileiro naturalizado.
	 
	c) O brasileiro naturalizado poderá ser extraditado se cometer crime comum no estrangeiro antes da aquisição da nacionalidade brasileira.
	
	d) A extradição do brasileiro naturalizado a pedido de Estado estrangeiro vai ocorrer independente do crime cometido e da época da prática do delito.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 693833)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Dagoberto, atual prefeito da cidade de Quixeramobim, no Estado do Ceará, mantém relacionamento afetivo íntimo com Venceslau. A união estável homoafetiva se apresenta pública, notória, contínua, duradoura e com o intuito de constituição de família. Nas próximas eleições municipais de 2016, Venceslau se candidatará ao cargo de vereador da cidade de Quixeramobim, ao passo que Dagoberto procurará a reeleição. Na situação acima descrita, segundo o atual entendimento perfilhado pelo Tribunal Superior Eleitoral, ocorrerá:
		
	
	inexistirá situação de inelegibilidade relativa funcional, posto que Dagoberto não é casado com Venceslau, não mantendo qualquer vínculo matrimonial, situação essa suficiente a evidenciar a regularidade da candidatura.
	
	a regularidade e validade da candidatura de Venceslau ao cargo político de vereador, inexistindo qualquer impedimento ou obstáculo nesse sentido.
	 
	situação de inelegibilidade relativa em razão do parentesco, visto que os companheiros serão inelegíveis, ainda que a Constituição Federal não venha expressamente a declará-los no artigo 14, § 7º, pois os sujeitos de uma relação estável homossexual, à semelhança do que ocorre com os de relação estável, de concubinato e de casamento, submetem-se à regra de inelegibilidade prevista no art. 14, § 7º, da Constituição Federal, segundo evidencia o entendimento manifestado no Recurso Especial Eleitoral nº 24.564, julgado no Tribunal Superior Eleitoral.
	
	plena regularidade da candidatura, visto que as uniões homoafetivas estáveis se encontram fora da compreensão de ¿família¿, inexistindo qualquer situação de inelegibilidade relativa em razão do parentesco.
	 
	situação de inelegibilidade absoluta de Venceslau, visto que serão inelegíveis, no território de atuação do titular do mandato eletivo, o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção do prefeito.

Outros materiais