Buscar

SOCIOLOGIA 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: LUCIANO BORGES MORAIS
	Matrícula: 201409006174
	Disciplina: GDU0215 - SOC.JURÍDICA E JUDIC 
	Período Acad.: 2016.2 RF (GF) / EX
	Deseja carregar mais 3 novas questões a este teste de conhecimento?
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Com base no caso noticiado e tendo em vista a composição de conflitos via arbitragem, assinale a afirmativa CORRETA:
No dia 7 de dezembro do ano passado, instalou-se na Justiça da Bahia o maior litígio empresarial em curso no país. De um lado, a família Odebrecht, controladora de um dos dez maiores grupos brasileiros, com ramificações na construção, na petroquímica e na produção de etanol. Do outro, a família Gradin, sua sócia minoritária, com 21% de participação. Na origem dessa sociedade, dois empresários, o patriarca Norberto Odebrecht, que fundou o grupo nos anos 40, dando-lhe corpo e alma; e Vitor Gradin, que se juntou a ele em 1974. Como a sociedade previa que em caso de conflitos, se recorresse à arbitragem (cláusula 11.8 do acordo de acionistas), os Gradin contestaram a legalidade do remanejamento do grupo feito pela Odebrecht. Seriam nomeados os árbitros, eles examinariam os papéis e apresentariam suas conclusões. Encrencas desse tipo resolvem-se geralmente em seis meses. Sem arbitragem, no ritmo da Justiça, é coisa para dez anos. Tanto os Gradin como os Odebrecht são signatários de milhares de contratos. Eles e todos os seus parceiros pelo mundo afora têm mais medo da insegurança provocada pela lentidão do rito judiciário do que da própria injustiça...  Elio Gasparini O GLOBO - 27/02/11
		
	
	
	
	
	a arbitragem se situa como um modelo misto de composição de conflitos, uma vez que a sentença arbitral deverá ser homologada pelo juiz togado.
	
	 
	a composição de conflitos pela via arbitragem é representativa do processo de judicialização uma vez que os grandes empresários, mundo afora, têm mais medo da insegurança provocada pela lentidão do rito judiciário do que da própria injustiça.
	
	
	os árbitros, na arbitragem, sempre em número de dois, deverão ser pessoas capazes e da confiança das partes.
	
	
	pela via arbitral poderão ser dirimidos litígios relativos à totalidade dos bens patrimoniais envolvidos no litígio.
	
	 
	a composição de conflitos pela via da arbitragem é representativa do processo de desjudicialização, haja vista a lentidão do rito judiciário.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		A autonomia da Sociologia Jurídica é hoje reconhecida, pois é uma ciência com objeto próprio (o direito como fato social), métodos e leis. Antigamente essa autonomia era questionada porque alguns autores a enquadravam como uma parte especial da Sociologia, enquanto outros a confundiam como a própria Ciência do Direito. Sendo assim, para cada sujeito a Sociologia Jurídica e Judiciária tem sua importância. Leia atentamente as alternativas e marque somente aquela em evidencia a importância da Sociologia Jurídica e Judiciária para o CIDADÃO.
		
	
	
	
	
	Possibilita a aplicação mais compatível do direito com as necessidades sociais, pois ao assim agir poderá valer-se de uma interpretação ora extensiva, ora restritiva, ou mesmo através da analogia, fazer o direito acompanhar a evolução social;
	
	
	Permite entender que , a realidade social dinâmica em permanente evolução, à qual as normas devem se acertar, senão findam perdendo sua finalidade, tornando-se ineficazes e obsoletas.
	
	
	Fornece os elementos sociais existentes e as relações entre eles existentes, necessários para a elaboração de leis.
	
	 
	Possibilita saber-quais os limites para a atuação do direito estatal e extra-estatal diante do sistema oficial de normas, na perspectiva de sua inclusão social e, como, a partir do conhecimento do papel dos diversos instrumentos humanos ligados à Justiça, conseguir a facilitação do acesso à justiça para que grupos excluídos da sociedade atinjam um grau maior de cidadania.
	
	
	Comporta uma visão maior e mais real do fenômeno jurídico. Mostra que o direito não é somente um amontoado de normas estáticas que devem ser aplicadas independentemente de qualquer finalidade ou objetivo.
	
	
	
		3.
		Pessoas entram em estado de conflito porque são diferentes, pensam e agem de acordo com interesses, impulsos e emoções provenientes de realidades distintas. No entanto, para convivermos em sociedade precisamos seguir regras, padrões de comportamento que garantam a continuidade das relações sociais de forma pacífica. Nesse sentido, podemos dizer que as Normas Jurídicas desempenham uma função social que tem como principais características a prevenção e a composição de conflitos. Sobre estas características é correto afirmar que:
 
I - A função compositiva configura-se pela superação de conflitos de interesse.
II- A função compositiva do Direito busca evitar o conflito e disciplinar comportamento.
III- Prevenir conflitos significa valorizar o disciplinamento através dos preceitos da norma jurídica
IV- A função preventiva tem um caráter essencialmente repressivo.
V- A composição de um conflito busca paralelismo de interesses.
Estão corretas as acertivas:
		
	
	
	
	
	I, II e III
 
 
	
	 
	 I e V
	
	
	II e IV
 
	
	 
	I e III
 
	
	
	 III e V
 
	
	
	
		4.
		Sobre a Sociologia Jurídica e Judiciária : I)      É a ciência autônoma que estuda o fenômeno jurídico a partir dos conceitos filosóficos que ordenam os fatos sociais (dever ser) II)     É a ciência autônoma que estuda a valoração do ato normativo em sua receptividade social, ou seja, os efeitos sociais das normas validas.
III)    Para a sociologia Jurídica e judiciária o Direito deve ser compreendido como um fato social em sua estrutura e funcionalidade.
IV)   É a ciência que estuda o direito como fenômeno social (ser), a fim de observar a adequação da ordem jurídica aos fatos sociais, a receptividade e o cumprimento das normas vigentes pelo povo. V)     O estudo da Sociologia Judiciária leva a que se perceba que magistrados, advogados e promotores não são autômatos ao executar a programação estritamente demarcada pela lei. Estão corretas:
		
	
	
	
	 
	III, IV e V
	
	
	III e IV
	
	 
	Todas estão incorretas
	
	
	II, III,  e V
	
	
	I, II, e IV
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Uma vez aberto, o conflito poderá ser composto de diferentes formas. Se o poder judiciário for acionado para tal, que nome recebe essa composição e quais suas características:
		
	
	
	
	 
	Voluntária: autonomia, gratuidade e universalidade;
	
	
	Autoritária: publicidade, razoabilidade e arbitrariedade;
	
	 
	Jurídica: anterioridade, publicidade e universalidade;
	
	
	Jurídica: mediação, conciliação e arbitragem.
	
	
	Jurídica: arbitragem, universalidade e publicidade;
	
	
	
		6.
		Analise as afirmativas abaixo e aponte a afirmativa correta: I - Na mediação, o mediador não só aproxima as partes como ainda realiza atividades de controle das negociações. II - Arbitragem é o meio privado e alternativo de solução de conflitos decorrentes de direitos patrimoniais disponíveis através do árbitro, normalmente um especialista na matéria controvertida, que apresentará uma sentença arbitral. III - Na conciliação, o conciliador tenta aproximar os litigantes promovendo o diálogo, de forma que eles encontrem a solução e ponham fim ao conflito. IV - Arbitragem institucional é a arbitragemavulsa, ou seja, as partes não se submetem a uma entidade especializada para administrar a arbitragem e tratam de todo o procedimento.
		
	
	
	
	
	IV, somente
	
	
	I, II, III, IV
	
	
	I, III, IV
	
	 
	II, IV
	
	 
	II, somente
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Ruth é condômina do edifício Varandas em Madureira, moradora no apartamento 201, e Fábio reside no apartamento 301, exatamente acima ao dela. Nas últimas semanas, Fábio decidiu ensaiar com sua banda, nas noites de quinta-feira causando transtornos para Ruth, que decidiu se dirigir ao síndico do prédio, Sr. Luís, para efetuar a devida reclamação. O síndico, Sr. Luís, conversou com Fábio e Ruth e propôs que os ensaios musicais fossem realizados na parte da manhã, período em que Ruth está trabalhando. Ruth e Fábio aceitaram esta decisão e o conflito foi sanado. Podemos dizer que a forma de composição do litígio acima descrito foi:
		
	
	
	
	
	JURISDIÇÃO, pois o conflito foi resolvido de acordo com os termos do Direito de vizinhança;
	
	
	MEDIAÇÃO, pois as partes entraram em acordo com a ajuda de um mediador;
	
	 
	CONCILIAÇÃO, pois a decisão foi tomada por um conciliador, onde as partes puderam debater sobre o ocorrido.
	
	
	ARBITRAGEM, pois uma terceira pessoa, o árbitro, solucionou o conflito;
	
	 
	AUTOCOMPOSIÇÃO, pois as duas partes puderam expor seus argumentos para o mediador;
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Com relação às medidas extrajudiciais, exceto:
		
	
	
	
	 
	A mediação, também prevista na CF de 88, consiste numa técnica de solução de conflitos e consegue, na maioria das vezes, restaurar a paz entre as partes, pois o mediador trabalha especificamente sobre as inter-relações sociais.
	
	
	A arbitragem é apreciada por juízes-arbitrais, a mediação por mediadores e a conciliação por conciliadores.
	
	 
	A mediação, a conciliação e a arbitragem são formas puras de solução de conflitos
	
	
	A conciliação, por ser uma medida anterior à Audiência de Instrução e Julgamento, pode ser considerada como uma forma de ¿desafogar¿ o Judiciário.
	
	
	A arbitragem consiste numa Justiça Privada composta pelos Tribunais Arbitrais que apreciam e julgam causas patrimoniais e as suas decisões não são passíveis de interposição de recursos.
	
	
	
 FINALIZAR O TESTE DE CONHECIMENTO 
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada

Continue navegando