Buscar

sociologia juridica aula 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uma vez aberto, o conflito poderá ser composto de diferentes formas. Se o poder judiciário for acionado para tal, que nome recebe essa composição e quais suas características:
		
	
	
	
	
	Autoritária: publicidade, razoabilidade e arbitrariedade;
	
	
	Voluntária: autonomia, gratuidade e universalidade;
	
	
	Jurídica: arbitragem, universalidade e publicidade;
	
	 
	Jurídica: anterioridade, publicidade e universalidade;
	
	
	Jurídica: mediação, conciliação e arbitragem.
	
	
	
		2.
		Os traficantes do Rio, como todos sabem, mantêm um tribunal informal, no qual julgam seus desafetos, e uma das penas (a mais comum) é a morte no microondas. Pega-se o infeliz devidamente amarrado, e o enfia em um buraco, normalmente uma pequena caverna de pedra nas encostas dos morros, joga-se combustível e taca fogo. Uma morte agonizante destinada aos traficantes rivais ou policiais eventualmente sequestrados durante assaltos. (disponível em: http://www.casodepolicia.com/2008/05/12/da-turma-do-microondas - acessado em 01/4/2011) No que diz respeito ao acima narrado, indique a via utilizada pelos traficantes para compor o conflito no grupo:
		
	
	
	
	
	voluntário misto
	
	 
	autoritário
	
	
	jurídico
	
	
	voluntário puro
	
	
	voluntário
	
	
	
		3.
		Uma convivência harmônica entre indivíduos de uma sociedade é algo utópico: conflitos de interesses entre grupos e indivíduos ocorrem com frequência e cabe ao Direito poder atuar de forma que possa visualizar o futuro, criando normas que venham a antecipar e impedir os conflitos. Quando isso não é possível, cabe ao Direito solucioná-los. Nesse sentido, podemos atribuir então ao Direito duas funções principais:
		
	
	
	
	
	Função Compositiva e Dogmática
	
	
	Função Arbitrária e Preventiva
	
	
	Função Repressiva e Compositiva
	
	
	Função Preventiva e Repressiva
	
	 
	Função Preventiva e Compositiva
	
	
	
		4.
		O pluralismo jurídico do Movimento dos Sem Terras no Brasil na construção dos direitos humanos é um tema que nos desperta o desejo de mostrar que esta nova ordem jurídica já acontece, é possível. Se a "norma fundamental hipotética" de Kelsen que é uma ficção, é adotada pelos sistemas jurídicos vigentes como uma verdade, porque não demonstrarmos a partir do rico cotidiano do MST que ali se constrói um pluralismo jurídico comunitário, participativo, de juridicidade diferenciada, resultado do esgotamento do paradigma tradicional, comprometido com a dominação e que vem se revelando de pouca eficácia? A C. Wolkmer, em seu livro Pluralismo Jurídico, entende que "não só a crise de legitimidade política favorece a emergência de práticas jurídicas paralelas como, por outro lado, assinala que o pluralismo não deve ser confundido unicamente com a defesa do direito não estatal". (Grace Virgínia Ribeiro de Magalhães Tanajura) As questões explicitadas no texto acima são condizentes com... I. a ideia de que a teoria pluralista representa uma afronta ao Estado monopolizador e a muitas concepções já ultrapassadas, mas que se encontra totalmente enraizada no seio da sociedade. II. com a ideia de que o Estado consegue subsistir frente aos acontecimentos sociais, os quais estão causando o fortalecimento do monismo jurídico e, conseqüentemente, do positivismo jurídico. III. a ideia de que, no Brasil, a ineficácia estatal está atrelada a diversos fatores, tais como históricos, humanos, excesso de formalismo, burocracia e, principalmente, pela falta de vontade e interesse dos representantes dos três poderes em resolver a crítica situação em que se encontra o país. IV. a ideia de que, no Brasil, a formação multicultural, as mais variadas necessidades sociais, a má administração governamental, a concentração de terras, a má distribuição de renda, dentre outros aspectos, propiciam as movimentações sociais em busca de soluções a problemas, que acabam se consubstanciando em formas de Pluralismo Jurídico. É correto o que se afirma:
		
	
	
	
	
	Apenas nas afirmativas I, II e IV.
	
	
	Apenas nas afirmativas I e II.
	
	
	Apenas nas afirmativas II, III e IV.
	
	
	Apenas a afirmativa IV está correta.
	
	 
	Apenas nas afirmativas I, III e IV.
	
	
	
		5.
		Esaj forma turma de mediadores para UPPs (01/04/2011). A diretora da Escola de Administração Judiciária (Esaj) do Tribunal de Justiça do Rio, Renata Mansur, encerrou na última quinta-feira, dia 31, a primeira turma de Formação de Mediadores ministrada por instrutores da escola para policiais integrantes das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). Os novos mediadores atuarão nas comunidades auxiliando na resolução pacífica de conflitos.
		
	
	
	
	
	jurídico
	
	
	judicial
	
	
	autoritário
	
	 
	voluntário misto;
	
	
	voluntário puro
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Pessoas entram em estado de conflito porque são diferentes, pensam e agem de acordo com interesses, impulsos e emoções provenientes de realidades distintas. No entanto, para convivermos em sociedade precisamos seguir regras, padrões de comportamento que garantam a continuidade das relações sociais de forma pacífica. Nesse sentido, podemos dizer que as Normas Jurídicas desempenham uma função social que tem como principais características a prevenção e a composição de conflitos. Sobre estas características é correto afirmar que:
 
I - A função compositiva configura-se pela superação de conflitos de interesse.
II- A função compositiva do Direito busca evitar o conflito e disciplinar comportamento.
III- Prevenir conflitos significa valorizar o disciplinamento através dos preceitos da norma jurídica
IV- A função preventiva tem um caráter essencialmente repressivo.
V- A composição de um conflito busca paralelismo de interesses.
Estão corretas as acertivas:
		
	
	
	
	
	 I e V
	
	 
	I e III
 
	
	
	I, II e III
 
 
	
	
	 III e V
 
	
	
	II e IV
 
	
	
	
		7.
		Constituem características do controle social, por meio do direito, sob a ótica de sua função social:
		
	
	
	
	 
	garantir a composição dos conflitos e o bem comum.
	
	
	garantir a tradição e validade das regras que organizam o sistema de poder.
	
	
	garantir a mutabilidade e espontaneidade.
	
	
	garantir a legalidade, proporcionalidade e imparcialidade.
	
	
	garantir a concentração do poder econômico e político e o desequilíbrio entre os grupos sociais.
	
	
	
		8.
		Em relação a importância da Sociologia Jurídica, julgue as afirmativas a seguir: I. PARA O CIDADÃO Possibilita saber quais os limites para a atuação do direito estatal e extraestatal diante do sistema oficial de normas, na perspectiva de sua inclusão social e, como, a partir do conhecimento do cidadão do papel dos diversos instrumentos humanos ligados à Justiça, conseguir a facilitação do acesso à justiça para que grupos excluídos da sociedade atinjam um grau maior de cidadania. II. PARA O JUIZ: não tem relevância para a aplicação mais compatível do direito com as necessidades sociais, pois ao assim agir poderá valer-se de uma interpretação ora extensiva, ora restritiva, ou mesmo por meio da analogia, fazer o direito acompanhar a evolução social. III PARA O ADVOGADO Comporta uma visão maior e mais real do fenômeno jurídico. Mostra que o direito não é somente um amontoado de normas estáticas que devem ser aplicadas independentemente de qualquer finalidade ou objetivo, mas também um fato, a realidade social dinâmica em permanente evolução, à qual as normas devem se acertar, senão findam perdendo sua finalidade, tornando-se ineficazes e obsoletas IV PARA O LEGISLADOR: Não fornece os elementos sociais existentes e nem as relações entreeles existentes, necessários para a elaboração de leis. Isto porque não é fundamental que o legislador esteja antenado com a realidade social para que elabore leis ajustadas às novas realidades sociais, para que a lei não acabe se tornando logo obsoleta ou ultrapassada A alternativa correta é:
		
	
	
	
	
	II e IV
	
	
	II
	
	
	I e II
	
	
	II e III
	
	 
	I, III

Continue navegando