Buscar

A violência oficial

Prévia do material em texto

pensador.uol.com.br/violencia_gera_violencia/
https://pensador.uol.com.br/frases_sobre_violencia/
pensador.uol.com.br/autor/zygmunt_bauman/
A violência oficial é um mal necessário? 
Como disse Henri Lacordaire, “A injustiça atrai a injustiça, a violência gera a violência”.
Acredito que durante a evolução da sociedade a violência foi e ainda continua sendo, mas com menor intensidade, um meio de interação paralelo à comunicação. No entanto, devido ao avanço da globalização e com isso o surgimento e o conhecimento dos meios de comunicação, por parte da população, deixa-nos perplexos diante de um cenário atemorizador causado pela violência tanto no nível físico, como no psíquico. Sem dúvida há vários outros meios de se resolver uma adversidade sem a violência atual.
__________________________________________________________________________
Deve haver limites no controle público sobre a violência privada?
Sim, o estado deve intervir sempre que necessário. Os cidadãos contribuem pagando seus tributos e esperam um retorno do estado na utilização honesta e inteligente dos mesmos. Entretanto, deve haver um equilíbrio por parte do estado no exercício do seu poder e garantir o que está elencado no art. 3° da CF de 1988. A violência deve ser mitigada com medidas que não acarretem prejuízos irreversíveis. Um indivíduo flagrado cometendo um delito, por menor que seja, transgrediu a lei e provavelmente sofrerá uma punição. O estado não pode transpassar as leis, portanto, deve haver limites no controle público.
__________________________________________________________________________
A violência é um produto do meio ou uma condição inerente ao homem?
O homem possui a violência como algo intrínseco que pode se manifestar em situações de perigo, sobrevivência, fome, entre outras. São instintos primitivos. Atualmente ressalta-se o contexto o qual as pessoas estão inseridas, perdeu-se valores, a violência conquista territórios nunca antes imaginados destruindo a imagem de uma nação em pouco tempo. Segundo Benedetto Croce: a violência não é força, mas fraqueza, nem nunca poderá ser criadora de coisa alguma, apenas destruidora. A violência nos dias atuais é muito utilizada como instrumento para requerer direitos, em defesa de ponto de vista, crença religiosa, partido político, etc. Geralmente ocorre que a sociedade faz justiça com as próprias mãos culpando a inércia do estado diante de determinadas situações.
__________________________________________________________________________
O Estado deve garantir a liberdade individual ainda que ela represente uma ameaça à sociedade?
O direito à liberdade é outro direito que deve ser entendido de forma ampla. Refere-se ao direito de locomoção, onde temos a liberdade física, o direito de ir e vir, e também a liberdade de expressão, de crença, de religião, e outras mais que a Constituição faz referência. “Há dois valores essenciais que são absolutamente indispensáveis para uma vida satisfatória, recompensadora e relativamente feliz. Um é segurança e o outro é a liberdade. Você não consegue ser feliz, você não consegue ter uma vida digna na ausência de um deles, certo? 
Segurança sem liberdade é escravidão e liberdade sem segurança é um completo caos, incapacidade de fazer nada, planejar nada, nem mesmo sonhar com isso. Então você precisa dos dois. (Zygmunt Bauman).

Continue navegando