Buscar

SIMULADO 2

Prévia do material em texto

ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL
	
	Avaiação Parcial: SDE0638_SM_201601659083 V.2 
	 
	Aluno(a): DENILZA RIBEIRO COUTINHO
	Matrícula: 201601659083
	Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 03/04/2017 08:11:31 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201601993473)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A seguridade social no Brasil, a partir da Constituição Federal de 1988 é composta por três políticas públicas: previdência social, assistência social e:
		
	
	Habitação
	
	Educação
	
	Segurança Pública
	 
	Saúde
	
	Meio Ambiente
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601993479)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Reconhecemos a importância e a centralidade do mundo do trabalho na vida do homem na sociedade contemporânea. Assim, podemos considerar corretas as seguintes afirmativas: I-Identificamos diferentes formas de exploração do trabalho humano como fonte de riqueza II-Os modelos Fordista e Toyotista de produção tiveram implicações para o mundo do trabalho III-O modelo de acumulação flexível trouxe impactos negativos no Brasil.
		
	
	Apenas a II esta correta
	 
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	Apenas a I esta correta
	
	Apenas a III esta correta
	
	Nenhuma afirmativa esta correta
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601866917)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a instrumentalidade na ação dos assistentes sociais, segundo Yolanda Guerra, é correto afirmar que: I - Na medida em que os profissionais utilizam, criam, adequam às condições existentes, transformando-as em meios/instrumentos para a objetivação das intencionalidades, suas ações são portadoras de instrumentalidade; II - A instrumentalidade no exercício profissional refere-se, apenas, ao conjunto de instrumentos e técnicas construídos e reconstruídos no processo sócio histórico; III - No que se refere às respostas profissionais, a instrumentalidade do exercício profissional se expressa no cotidiano das classes vulnerabilizadas, em termos de modificar empiricamente as variáveis do contexto social e de intervir nas condições objetivas e subjetivas de vida dos sujeitos; IV - Reconhecer e atender às requisições técnico-instrumentais da profissão significa ser funcional à manutenção da ordem ou ao projeto burguês; V - A instrumentalidade como uma mediação, permite a passagem das ações meramente instrumentais para o exercício profissional crítico e competente.
		
	
	As alternativas I, II, III, IV e V estão corretas.
	 
	Somente as alternativas I, III e V estão corretas.
	
	Somente as alternativas II, III e V estão corretas.
	
	Somente as alternativas I, III e IV estão corretas.
	
	Somente as alternativas II e V estão corretas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601993484)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em relação a ética capitalista do trabalho, estão corretas as seguintes afirmativas: I-Com a Revolução Industrial tem uma reconfiguração da palavra trabalho II-O trabalho passa a ser valorizado como uma possibilidade do homem acumular riqueza e se tornar livre III-Revolução Industrial não valoriza o trabalho como positivo
		
	
	I e III estão corretas
	
	Apenas a I esta errada
	 
	Apenas a III esta errada
	
	II e III estão corretas
	
	Todas estão Corretas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601928267)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A descoberta de terras de ouro e prata na América, o extermínio, escravização e enterramento da população nativa nas minas, o início da conquista e pilhagem das Índias Orientais, a transformação da África numa caçada comercial de peles-negras, assinalam a aurora da era da produção capitalista. Estes fatos corresponde a qual etapa do Capitalismo ?
		
	
	Extração de mais valia relativa.
	
	Globalização da economia.
	
	Exploração colonial.
	 
	Acumulação primitiva do capital.
	
	Expropriação da força de trabalho.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201601854016)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A noção de que nossas próprias habilidades, enquanto seres humanos, são assumidas por outras entidades. O termo foi originalmente empregado por Marx, em referência à projeção dos poderes humanos sobre os deuses. Mais tarde, ele empregou o termo para se referir à perda do controle por parte dos trabalhadores sobre a natureza da tarefa desempenhada e sobre os resultados de seu trabalho. O texto refere-se CORRETAMENTE ao conceito de:
		
	
	Reificação.
	
	Ideologia.
	
	Magia.
	
	Anomia.
	 
	Alienação
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201601995313)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Inicialmente, a mercadoria é um objeto que, a partir de suas propriedades materiais, tem a propriedade de satisfazer as necessidades do homem. Essa característica é conhecida como valor de uso. Por outro lado, a mercadoria também tem a propriedade de poder ser trocada por mercadorias distintas de si própria ou, em outras palavras, de comprar outras mercadorias." (CARCAROLO, 1998)
A essa característica chamou-se:
		
	
	Preço final
	
	Valor de uso
	 
	Valor de troca
	
	Capital
	
	Valor de mercado
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201601854054)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O trabalho humano foi transformado pelo capitalismo numa mercadoria. Na forma de produção das mercadorias está contido o mecanismo de exploração.Mercadoria é tudo o que é produzido para o mercado, isto é, não para o consumo individual, mas para a venda, para o consumo alheio. Se alguém produz algo para seu uso ou para dar de presente a alguém, esse algo é um produto, mas não uma mercadoria. Mas se ele trocar esse objeto por dinheiro ou por outro produto qualquer, esse objeto passa a ser uma mercadoria. A mercadoria é portanto algo produzido para o uso de outra pessoa, que a obtêm mediante a troca por dinheiro ou por outra mercadoria que, por sua vez, atende à sua necessidade¿(SADER, 1999, p. 57). Sobre a exploração do trabalho no capitalismo, é correto afirmar:
		
	
	As horas extras trabalhadas após o expediente constituem-se na essência do processo de produção de excedentes e da apropriação das mercadorias pelo proprietário dos meios de produção.
	 
	A lei da mais-valia explica como o proprietário dos meios de produção extrai e se apropria do excedente produzido pelo trabalhador, pagando-lhe apenas por uma parte das horas trabalhadas.
	
	A lei da hora-extra explica como os proprietários dos meios de produção se apropriam das horas não pagas ao trabalhador, obtendo maior excedente no processo de produção das mercadorias.
	
	A lei da mais valia é a garantia de que o trabalhador receberá o valor real do que produziu durante a jornada de trabalho.
	
	A lei da mais valia consiste nas horas extras trabalhadas após o horário Contratado, que não são pagas ao trabalhador pelos proprietários dos meios de produção.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602670579)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O projeto de intervenção social do profissional do Serviço Social deve convidar o usuário de serviços à participação social, essa visão é também conhecida como:
		
	 
	doutrinação político-ideológica
	
	negativismo
	
	decisionismo religioso
	
	positivismo
	 
	participacionismo
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201601854038)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A exploração do trabalhador pode se tornar ainda maior com o aumento das horas de trabalho (mais ¿ valia absoluta) e com a introdução de novas tecnologias (mais valia ¿ relativa) , o que faz com que o trabalhador num mesmo período de tempo:
		
	
	Não produza mais do que produzia antes.
	
	Não produza o que necessita para sobreviver.
	
	Produza o que a precisa para manter a produção.
	
	Produza menos do queproduzia antes.
	 
	Produza mais do que produzia antes.

Continue navegando