Buscar

Orcamento Slides 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Disciplina: Orçamento, Planejamento e Controle de Obra 
Aula 01: Conceitos Iniciais e Requisitos do Orçamento 
Profa. MSc Luciana Nascimento Lins
*
*
*
*
Os projetos fazem parte do cotidiano, tanto que lidamos com eles a todo o momento, como, por exemplo, ao:
• Criar um novo meio de transporte; • Construir um prédio ou uma instalação; • Desenvolver um site; • Conduzir uma campanha publicitária; • Implementar um software; • Organizar uma festa de aniversário.
Os projetos são executados por pessoas, com limitações de recursos e planejados, executados e controlados ao longo de seu ciclo de vida. 
*
*
A publicação PMBOK (Guide to the Project Management Body of Knowledge), ou guia para o conjunto de conhecimentos de gerenciamento de projetos, pode ser considerada como um divisor de águas na história da gestão de projetos. O PMBOK é de autoria do PMI (Project Management Institute) ou, mais precisamente, do PMI Standards Committee, o comitê de padronização do PMI.
Por mais que tenha o objetivo de abranger os principais aspectos contidos no gerenciamento de um projeto, não deve ser confundido com metodologia. O PMBOK consiste, na verdade, em uma padronização que identifica e conceitua processos, áreas de conhecimento, ferramentas e técnicas. 
*
*
Para o PMBOK, o gerenciamento de um projeto é a aplicação de habilidades, conhecimentos, ferramentas e técnicas nas atividades da iniciativa com o objetivo de satisfazer seus requisitos. Ele pode ser melhor compreendido por meio dos processos que o compõem, organizados em cinco grupos:
• Iniciação; • Planejamento; • Execução; • Monitoramento e controle; • Encerramento.
*
*
*
*
ENGENHARIA DE CUSTOS DE EMPREENDIMENTOS
“Enfoque no planejamento e gerenciamento de custos da construção civil “
Área da engenharia onde normas, critérios e experiência são utilizados para resolução de problemas de estimativa de custos, avaliação econômica, de planejamento, de gerência e controle de empreendimentos.
*
*
Engenharia de custos é o ramo das engenharias voltado ao aspecto custo de uma obra ou serviço. Compreende a cuidadosa e minuciosa elaboração de orçamentos, porém não só. 
 “Estimar e gerenciar custos é uma das tarefas fundamentais dos empreendedores, uma das mais críticas e desafiadoras, a ser desempenhada por administradores de empresas e gerentes de projetos. 
Custos precisam ser avaliados - melhor, estimados - antes que aconteçam (façam-se despesas) e, após, é preciso acompanhá-los e gerenciá-los à medida que ocorrem. Nisso consiste a orçamentação.
É, assim, de tal forma que se pode afirmar ser a "engenharia de custos uma arte, ciência e técnica de gestão de custos, para converter apropriadamente orçamentos bem feitos em gastos bem realizados, que maximizem a viabilidade a ser consumada no empreendimento". 
*
*
OBJETIVOS DA ENGENHARIA DE CUSTOS
Previsão dos custos de um empreendimento,
 Cálculo de formação de custos e preços, 
Gerenciamento e controle dos custos, 
Avaliação e fornecimento do desempenho dos custos. 
*
*
ORÇAMENTO
CRONOGRAMA 
&
*
*
*
Orçamento: cálculo/estimativa dos custos prováveis de execução de uma obra.
Orçamentista: profissional responsável pela elaboração do orçamento.
MODELAGEM DE PREÇOS - DEFINIÇÕES IMPORTANTES
*
*
Custo: É o valor gasto, importância necessária à obtenção ou produção de um bem ou serviço.
Preço: é a importância paga por um bem ou serviço na sua comercialização (compra/venda) = 
 Custo + Lucro
Valor: é a importância que representa o interesse ou utilidade de um bem ou serviço. 
DEFINIÇÕES IMPORTANTES
*
*
MODELAGEM DE PREÇOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
CUSTO DIRETO + 
CUSTO INDIRETO
 CUSTO TOTAL +
 LUCRO________
 PREÇO DE VENDA 
*
*
Custo direto: Resultado da soma de todos os custos dos serviços necessários para a execução física da obra, obtidos pelos produtos das quantidades de insumos empregados nos serviços, associado às respectivas unidades e coeficientes de consumo, pelos seus respectivos preços de mercado. Ex: Materiais, Equipamentos e mão de obra – acrescida dos encargos sociais aplicáveis, equipamentos e Encargos Complementares: EPI’s, transporte, alimentação, ferramentas, exames médicos obrigatórios e seguros de vida em grupo.
Custo indireto é todo elemento de custo de um empreendimento indiretamente incidente na composição orçamentária, tal que represente não especificamente os elementos do grupo anterior, mas que são imprescindíveis para que o empreendimento aconteça, como: custo de administração geral rateada, custo de carga tributária incidente, gestão técnica da obra (engenheiros, mestres de obra, encarregados, almoxarifes, apontadores, secretárias), equipamentos como gruas e cremalheiras, mobilização e desmobilização (Canteiro), Seguros, Custo de risco assumido.
*
*
Antes do projeto iniciar, algumas etapas precisam ser seguidas. A primeira delas é especificar seu objetivo. Quanto mais específico for o objetivo do seu projeto mais facilmente você conseguirá visualizá-lo e começar o planejamento de uma forma mais eficaz. 
Seja o mais específico possível. Objetivos genéricos dificultam o planejamento e consequentemente o orçamento.
*
*
A técnica orçamentária envolve a identificação, descrição, quantificação, análise e valoração de uma série de itens que ainda serão executados, o que exige muita atenção e habilidade técnica.
*
*
Muito estudo deve ser feito para que não existam nem lacunas no levantamento de custos, nem considerações descabidas durante a orçamentação.
*
*
Um bom orçamento depende ainda de informações confiáveis de preços de insumos.
Um orçamento malfeito implicará em frustrações de prazos e custos no futuro.
*
*
Com o objetivo estabelecido e bem especificado, pode-se avaliar o nível de complexidade do projeto. Algumas perguntas, nesse momento, deverão ser feitas, tais como:
Existe histórico de projetos semelhantes realizados anteriormente?
*
*
Vou precisar de muitos recursos envolvidos?
Os recursos humanos que já disponho necessitarão de algum treinamento especial?
Preciso fazer um controle de custo rigoroso?
Terei limitações quanto a recursos?
O prazo é um fator determinante?
O que devo priorizar: recursos, prazo ou custo?
*
*
Custos fixos – São aqueles que independem do volume de produção. 
Custos Variáveis – São aqueles que estão relacionados diretamente ao volume de produção 
Na prática:
Administração central, equipe de funcionários
Na prática:
Aquisição de materiais, consumos no canteiro
CUSTOS FIXOS E CUSTOS VARIÁVEIS
*
*
ORÇAMENTOS E ORÇAMENTAÇÃO
ORÇAR uma obra ou empreendimento consiste em calcular (avaliar) o seu custo do modo mais detalhado e preciso possível para que o custo avaliado seja o mais próximo do real.
Um trabalho com critérios técnicos e informações confiáveis geram orçamentos “precisos”. 
*
*
ATRIBUTOS DOS ORÇAMENTOS
APROXIMAÇÃO
Orçamentos são aproximados, pois é uma estimativa, tanto melhor quanto maior o nível de detalhamento dos projetos e mais acurada a pesquisa de preços de insumos no mercado; 
ESPECIFICIDADE
O orçamento é um documento único, um mesmo orçamento em outra cidade sofre alterações . Cada obra comporta o seu próprio orçamento, que deve levar em conta o projeto, a infraestrutura e acessibilidade do local, as condições climáticas, etc
TEMPORALIDADE
O orçamento é valido por um determinado período de tempo. O levantamento de custo é dinâmico, sujeito ao comportamento de mercado e impactado pelas variáveis econômicas; pode-se dizer que, rigorosamente, um orçamento tem prazo de validade (curto) e não raro requer atualização e ajustes.
*
*
De nada adianta guardar um bom orçamento na gaveta, pendurar um colorido cronograma na parede da obra, ou ainda mandar
ao arquivo morto todos os controles efetuados. Esses instrumentos devem ser práticos, de consulta fácil e rápida, além de estarem disponíveis a todas as pessoas que interferem no processo.
*
*
Dicas para um bom orçamento:
Projetos detalhados e reais para evitar distorções entre programado e realizado;
Análise detalhada dos projetos para bom entendimento de todas as suas características;
Planejamento prévio da construção: esquemas construtivos, tipos de equipamentos (elevadores, transportes), etc.
Lugar sossegado, sem pressão, sem influência externa.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando