Buscar

trabalho 2 ciencia politica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estácio Ceut
Disciplina: Ciência politica
Aluna: Ana Paula Brito Assunção
Qual o conceito de política de acordo com Aristóteles? 
Segundo Aristóteles, a Política é a ciência que tem por objeto a felicidade humana e divide-se em ética, preocupando se com a vida individual na pólis , e na política propriamente dita, preocupando se com a felicidade coletiva da pólis. O objetivo de Aristóteles com sua Política é justamente investigar as formas de governo e as instituições capazes de assegurar uma vida feliz ao cidadão ( Viabilizando a “vida boa “ ). Por isso mesmo, a política situa-se no âmbito das ciências práticas, ou seja, as ciências que buscam o conhecimento como meio para ação.
A política é algo que se possa fazer individualmente? Explique a sua resposta
Não. A Política é algo que se faz em conjunto. Uma pessoa para estar envolvido em uma atividade politica precisa interagir com outras pessoas. A Política pressupõe esta “inter-ação”. É plenamente aceitável seguir a lição daqueles que entendem que a Política “é uma atividade pela qual interesses divergentes podem ser reconciliados em prol do bem-estar e da sobrevivência de toda a comunidade.”( Busca ao bem comum ). 
O que é poder político de acordo com Anthony Giddens?
Anthony Giddens, afirma que o poder consiste na habilidade de os indivíduos ou grupos fazerem valer os próprios interesses ou as próprias preocupações, mesmo diante da resistência de outras pessoas. Às vezes, essa postura envolve o emprego direto da força, como no caso em que autoridades se utilizam da violência para fazer valer o que almejam.

Outros materiais

Outros materiais