Buscar

Fisiologia do sistema nervoso

Prévia do material em texto

1)Quais as áreas anatômicas envolvidas no comportamento e sistema límbico? Giro do cíngulo, giro para-hipocampal, hipocampo, amígdala, área septal e hipotálamo. 
2)Explique as funções dos centros de recompensa e de punição no comportamento: Sabe-se atualmente que os centros de punição e recompensa constituem um dos controladores mais importantes de nossas atividades corporais, de nossos impulsos, de nossas aversões e motivações. O sistema de recompensa tem participação fundamental na busca de estímulos causadores de prazer, tais como alimentos, sexo, relaxamento. Por meio do reforço positivo da recompensa, obtida durante essas experiências, o organismo é estimulado a busca-las repetidas vezes. Cria-se uma memória especifica para isso. O sistema de recompensa, desse modo, é um importante mecanismo de autopreservação. Em relação a punição, o animal pode não ir mais ao local ou não fazer determinada ação que é chamada de esquiva ativa; também pode se isolar ou obter uma desculpa para não retornar à punição e pode desenvolver uma espécie de fuga com o objetivo de se defender chamada escape.
3)Quais as associações da raiva e da docilidade com os centros da punição e da recompensa? De acordo com as atitudes do individuo, ele pode ser recompensado ou punido. A intensiva estimulação do centro de punição faz com que o animal tenha postura defensiva, mostrando as garras e tenha alguma atividade agressiva, porém quando o centro de recompensa é estimulado o animal adota uma postura amável, doce e plácida. Esses centros também estão associados à memória, aquilo que nos é agradável continuamos a fazer caso contrário se for punitivo. 
4)Qual a importância destes centros no aprendizado e na memória? Esses centros também estão associados à memória, aquilo que nos é agradável continuamos a fazer caso contrário se for punitivo. Experiências sensoriais que não evoquem sensações de recompensa ou punição são dificilmente lembradas.
5)Quais as funções do hipocampo, amigdala e do córtex límbico? 
* Hipocampo: esta particularmente envolvido com os fenômenos de memória, em especial com a formação da chamada memória de longa duração. Quando ambos os hipocampos são destruídos, nada mais é gravado na memória. O individuo esquece, rapidamente a mensagem recém recebida.
Um hipocampo intacto possibilita ao animal comparar as condições de uma ameaça atual com experiências passadas similares, permitindo-lhe, assim, escolher qual a melhor opção a ser tomada para garantir a sua preservação.
* Amigala: são altamente envolvidas na memória e nas respostas emocionais, como a amizade, amor e afeição, humor e principalmente nos estados de medo e ira, agressividade. É o indentificador de perigo, gerando medo e ansiedade, colocando um animal em situação de aleta, aprontando-se para evadir ou lutar. A destruição experimental das amigdalas faz com que o animal e torne dócil, sexualmente indiscriminativo e indiferentes às situações de risco. Se essa estrutura for estimulada, gera crises violentas de agressividade. Em humanos a lesão da amigdala faz com que o indivíduo perca o sentido afetivo da percepção de uma informação vinda de fora, como a visão de uma pessoa conhecida. Ele sabe quem está vendo, mas não sabe se gosta ou desgosta da pessoa em questão. 
* Córtex Limbico: integração da memória com aspectos comportamentais relacionados a memória e motivação. Sendo importante ressaltar que as diversas funções em áreas especificas do córtex nos implica que uma determinada função seja mediada exclusivamente por uma única relação cerebral, mas sim que as áreas de associação cortical, que são áreas pré-frontal, parieto-têmporo-occipital e límbicas, integram as informações somáticas com o planejamento do movimento.
6)Explique o papel do hipocampo no aprendizado: Alguns estudos se concentram no papel do hipocampo para o aprendizado e a memória, ele é necessário para a formação das memórias explicitas (de longo prazo de eventos e fatos). Um hipocampo intacto possibilita ao animal comparar as condições de uma ameaça atual com experiências passadas similares, permitindo-lhe assim escolher qual a melhor opção a ser tomada para garantir sua preservação. Já lesões no hipocampo impedem o surgimento de novas memórias de um tipo especifico, o tipo de memória que utilizamos paa aprender novos fatos ou eventos. 
7)Defina e diferencia os termos ectotermia, endotermia, homeotermia e pecilotermia: Ectotermia ou pecilotermia: animais ectotermicos, são chamados de animais de sangue frio, possuem temperaturas variáveis, pois não tem um mecanismo interno que regule a temperatura do seu corpo. Assim, o animal permanece com temperatura variável de acordo com o ambiente em que vive, ou cria certos hábitos que o permita manter uma temperatura aceitável para seu organismo, como os répteis que tomam banhos de sol sobre pedras.
* Ectotermia: animais que dependem de fontes ambientais (externas) de calor para atingir a sua temperatura do corpo ideial
* Endotermia: animal capaz de manter uma temperatura elevada do corpo calor produzido internamente pelo metabolismo
* Homeotermia: mantém temperaturas corporais acima das temperaturas do ambiente , regulam suas temperaturas corporais dentro dos limites fisiológicos pelo controle da perda de calor.
* Pecilotermia: animais nos quais a temperatura corporal tende a flutuar mais ou menos com a temperatura do ambiente quando as temperaturas do ar ou da agua são variadas.
8) O que é dormência e quais seus tipos? Período no ciclo de vida de um organismo no qual o desenvolvimento é temporariamente suspenso, minimizando o gasto energético, por reduzir a atividade metabólica, conservando energia. 
- Dormência predativa: ocorre quando um organismo entra em uma fase de dormência antes do estabelecimento das condições adversas.
- Dormência consequencial: ocorre quando um organismo entra em fase dormente após as condições adversas chegarem.
9) O que caracteriza cada um dos estados abaixo, em que animais estão presentes e em que condições ambientais ocorrem:
Torpor: Temperatura e taxa metabólicas diminuídas em pequenos períodos diários, tem duração e intensidade moderadas. Beija-flor e pequenos mamíferos.
Hibernação: Período de torpor profundo, dura semanas ou até meses. Alguns mamíferos, como: chiropteros e roedores.
Sono: Ajustes na função cerebral.
Sono de inverno: Queda na temperatura corporal de apenas alguns graus. Ocorre em ursos nos períodos frios.
Estivação: Dormência em que algumas espécies de vertebrados e invertebrados entram em resposta a temperaturas ambientais elevados e/ou perigo de desidratação: caracóis, esquilos.
10) Como se classifica um animal quanto à tolerância ao congelamento?
Animal que sobrevive ao congelamento prolongado e formação de gelo no seu corpo, por outro lado, um animal pode ser tolerante ao congelamento, mas morrer se houver formação interna de gelo.
11)O que é e como funciona uma substância “anticongelativa”? É uma substancia responsável pela redução no ponto de congelamento. É uma glicoproteína que atua impedindo a adição de moléculas de agua á matriz de cristal de gelo e, portanto bloqueando o seu desenvolvimento. 
12)Nos animais que ocorre o congelamento dos tecidos internos, qual o principio físico garante não ocorrer dano às células? Explique por quê?
A tolerância natural ao congelamento compreende mecanismos que suspendem a formação de gelo no fluido extracelular. Quando o gelo começa a se formar no compartimento extracelular, a fração ainda descongelada de fluido extracelular torna-se assimetricamente mais concentrada e retira agua das células, deixando o fluido extracelular mais concentrado de modo que o mesmo permaneça descongelado (agentes nucleadores).
13)Diferencie e explique os termos aclimatização e aclimatação.
Aclimatação ou aclimatização são termos usados para descrever o processo de um organismo, se ajustar as mudanças do seu habitat, geralmente envolvendo temperatura ou clima. Pode ser parte de um ciclo periódico, como troca da pelagem de inverno de mamiferospara uma pelagem mais leve no verão. Aclimatação geralmente ocorre por um curto periodo, e dentro do periodo de vida de um organismo. Aclimatação: se refere a resposta a mudanças ambientais impostas em condição de laboratorio. Aclimatização: resposta á alterações ambientais naturais.
14)Quais os principais problemas enfrentados por animais aéreos que mergulham?
Pressão, gases e descompressão
15)Explique a toxicidade do Oxigênio na profundidade: Quanto maior a pressão maior a quantidade de O2. Em níveis elevados o O2 se torna toxico, pois é muito oxidativo. Ataca o SNC.
16)Quais os gases podem ser responsáveis pelo efeito narcótico da profundidade. Explique seus efeitos: Nitrogênio e Oxigênio
17)Quais as formas mais comuns de armazenamento de oxigênio durante o mergulho nos animais e em que tecido se armazenam: Formas químicas associadas ao O², nos músculos e sangue.
18)Cite as alterações circulatórias no mergulho explique resumidamente cada uma: No inicio do mergulho ocorre bradicardia com queda da pressão arterial, há redução do fluxo sanguíneo periférico.
19)Quais as vantagens e desvantagens do uso de processos anaeróbicos durante o mergulho, e em que animais estão presentes?
Vantagens: permanece mais tempo debaixo d’água
Desvantagem: produção de ácido láctico.
20)Explique como funciona a respiração de líquidos: A agua ocupa menos volume que o gás e não sofre compressão.
21)Considerando os hormônios, cite três funções da testosterona e três do estrogênio:
* Testosterona: desenvolvimento das características sexuais primarias e secundarias do homem.
- engrossamento da voz, causado pelo aumento da laringe
- hipertrofia da mucosa da faringe e da laringe
- aumento da distribuição de pelos 
-aumento do metabolismo basal
* Estrógeno: Responsável pelas características femininas
- fixação do cálcio nos ossos
- Proliferação das glândulas de recrutamento da mucosa nas trompas
- Acumulo de adipócitos na região dos quadris e coxas
22)Descreva o procedimento de castração: Preparação do ambiente (higienização, disposição dos materiais, separamento do animal-rato) Anestesia-se o animal, com injeção intra-peritoneal (0,2 ml para cada 100 gramas de massa corporal) Corta-se os pelos dos testículos, após passa álcool, e o deita, pressionando os testículos para a porção posterior. Com uma tesoura faz um corte incisivo entre os dois testículos de aproximadamente 1 cm. Empurra-se um dos testículos e corta as três camadas de tecido e em seguida empurra o outro testículo para fora. Após costura-se com uma linha de algodão.
23)Considerando o processo febril, correlaciona as frases com suas características fisiológicas: 
i)Vasoconstrição
ii)Vasodilatação
iii)Piloereção
iv)Calafrios
v)Crise
vi) SudoreseI) Mecanismos para obtenção de calor (ou evitar perda)
II) Mecanismos para perda de calor 
III) Diminuição do ponto fixo de regulação hipotalamica
Resposta: I- i; iii; iv II- ii e vi III-v
24)Cite 3 características fisiológicas da hibernação: Baixa temperatura, Baixo metabolismo, baixo batimento cardíaco, pequenos roedores
25)Calcule a dosagem injetada de um hormônio em um anima experimental. Dados fornecidos: A solução inicial tinha uma concentração de 200mg em 3 ml, a esta foram acrescidos 2ml de óleo orgânico. Desta nova solução injetou-se 2ml no animal. A dosagem administrada foi de: 
80mg->>> 200-5
 x- 2
26)Em relação aos hormônios sexuais femininos relacione as suas funções:
i) Proliferação das glândulas do revestimento mucoso das trompas e das células epiteliais ciliadas - ESTROGÊNIO
ii) Crescimento de um extenso sistema de dutos e deposição de gordura nas mamas- ESTROGÊNIO
iii) Desenvolvimento dos lóbulos e alvéolos das mamas- proliferação e função secretora - PROGESTERONA
iv) Efeitos sobre as trompas de falópio, secreção responsável pela nutrição do ovo fertilizado - PROGESTERONA
v) Causa aumento da atividade osteoblástica e a união precoce das epífises dos ossos longos - ESTROGÊNIO
1)Estrogênio
2)Progesterona
Resposta: 1-i, ii e v 2- iii, e iv
27)Em relação aos hormônios sexuais masculinos assinale a alternativa correta. TESTOSTERONA
i) Durante o desenvolvimento fetal causa o desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos (v)
ii) Provoca calvície (v)
iii) Diminuiu a secreção das glândulas sebáceas (f)
iv) Em pequeno grau causa reabsorção de Ca+ dos túbulos distais dos rins (f)
Resposta: Se iii e iv estiverem incorretas
28)Defina os termos e cite um exemplo de animal que utiliza desse mecanismo fisiológico
Torpor: baixa temperatura, baixo metabolismo, Beija-flor
Hibernação: baixa temperatura, baixo metabolismo, pequenos roedores 
Estivação: temperatura quente ou seca, pouco gasto de energia, caracóis e esquilos
29)Defina K e R estrategistas e cite exemplo de cada um:
K- apresentam a prole com poucos filhotes e com cuidado parental, possuem um maior gasto energético e maior chance de sobrevivência. Ex: elefante, baleia
R- apresentam a prole com muitos filhos e sem cuidado parental, menor gasto energético e menor chance de sobrevivência. Ex: tartarugas marinhas, anfibios
30)Considerando o sistema endócrino, assinale falso ou verdadeiro, corrigindo as falsas: 
- Em relação a testosterona 
a) Causa hipertrofia da mucosa da laringe com consequente aumento desta (V)
b) É produzida pelos testículos fetais a partir da 12 semana de vida embrionária (F) a partir da 7º semana
c) Diminui a secreção das glândulas sebáceas (F) – Aumenta a secreção das glândulas sebáceas
d) Em pequeno grau causa a reabsorção de Ca+ nos túbulos distais dos rins. (F)- reabrsorção de Na+
- Em relação aos hormônios sexuais femininos:
(e)A progesterona causa aumento da atividade osteblastica e a união precoce das epífises dos ossos longos (F) O estrogênio causa aumento das atividades osteoblasticas e a união precoce dos ossos longos 
(f)Desenvolvimento dos lóbulos e dos alvéolos das mamas- proliferação e função secretora é resultado da ação estrogênica (F) – Progesterona
(g)Proliferação das glândulas do revestimento mucoso das trompas e das células epiteliais ciliadas é consequência da secreção progesterona (F) – estrógeno
(h)O estrogeno promove crescimento de um extenso sistema de dutos mamários e deposição de gordura nas mamas (V)
31)Em relação à temperatura trace as correspondências:
i) Topor
ii) Hibernação
iii) Sono de inverno
iv) Estivação
I) Periodo onde a temperatura do animal permanece poucos graus diminuída e não oferece uma economia profunda de energia – sono de inverno
II) Periodo de inatividade do animal nas estações quentes ou secas do ano, onde a temperatura animal aproxima-se do ambiente – estivação
III) É um torpor profundo de duração prolongada que ocorre no inverno com intensa economia energética – hibernação
IV) Periodo de diminuição d atemperatura e da taxa metabólica ocorrida, em períodos de baixa temperatura ambiental, com curta duração – torpor
Resposta: i – IV / ii – III / iii – I / iv – II 
32)Faça um quadro mostrando as diferenças da estivação e de torpor quanto a temperatura ambiental em que ocorre, a duração e em que animais estão presentes. 
	
	Estivação
	Torpor
	Temperatura
	Elevada
	Baixa
	Duração
	Periodo curto
	Períodos mais curtos 
(algumas horas)
	Animais
	Caranguejo 
	Beija flor 
33)Considerando os órgãos excretores, explique o que são como funcionam e as diferenças entre proto e metanefrideos.
São órgãos de excreção responsáveis pela filtração e reabsorção.
Proto- órgão ramificado que possui o fundo fechado. A reabsorção não é comprovada pois a sua estrutura fechada não oferece condições adequadas. Presentes em animais acelomados.
Meta- tubo único que vai em uma cavidade celômica, através do nefrostoma. Presente em animais celomados.
34)Considerando o gráfico relacionado ao ciclo menstrual responda qual das alternativas contem a correta legenda para as curvas hormonais mostradas:
Resposta: FSH- Estrógeno- LH- Progesterona
Semináriosde estratégia reprodutiva, cite três características de cada:
Louva-a-deus:

Continue navegando