Buscar

av1 teoria e historia do urb

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0897_AV1» TEORIA E HISTÓRIA DAS CIDADES
	Tipo de Avaliação: AV1
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201408187677)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A arquitetura se refere à edificação de espaços para abrigar as atividades humanas e o urbanismo é o campo do conhecimento que trata da cidade. A partir destas duas afirmações e com base no conteúdo da Aula 1, poderíamos afirmar corretamente que:
		
	
	A metodologia de trabalho dos arquitetos difere radicalmente da metodologia utilizada pelos urbanistas, gerando um conflito entre os dois profissionais, principalmente no Brasil.
	 
	Há diferentes visões históricas sobre a função original da cidade, assim como há diferentes versões para a origem da palavra urbanismo. Isto revela a complexidade do tema, que veio a se estabelecer como campo do conhecimento teórico e prático há pouco tempo, relativamente, do ponto de vista histórico.
	
	O estudo da teoria de formação das cidades e da história dos agrupamentos humanos, desde a Antiguidade aos dias de hoje, tem grande valor científico, mas pouca aplicação prática. Isto acontece porque o urbanismo é um campo do conhecimento puramente teórico.
	
	Hoje podemos definir claramente o que é uma cidade, pois já foram encontrados registros do primeiro plano diretor que se tem notícia, feito para a cidade de Arbela, no Iraque, no ano de 3.000 a.C.
	
	Assim como a arquitetura, o urbanismo é um campo do conhecimento muito antigo, embora as cidades tenham sofrido transformações profundas desde a sua origem, há mais de 5.000 anos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408187679)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Brasil, a formação do arquiteto e urbanista é unificada. Isto abre uma série de possibilidades de atuação profissional e algumas responsabilidades. Indique abaixo qual alternativa não corresponde ao exercício do seu futuro campo de trabalho:
		
	
	O arquiteto e urbanista deverá considerar o impacto social e ambiental de suas atividades profissionais na execução de obras sob sua responsabilidade e respeitar os valores e a herança natural e cultural da comunidade onde esteja prestando serviços.
	
	A partir do entendimento de que o planejamento urbano é essencial para que se promova o bem-estar da população, toda cidade brasileira com mais de vinte mil habitantes tem a obrigação de possuir um plano diretor.
	
	Ao pensar um projeto de arquitetura ou de urbanismo, o profissional deverá levar em conta tanto os aspectos técnicos quanto estéticos do resultado de seu trabalho.
	
	Ao concluir o curso de arquitetura e urbanismo, o profissional poderá atuar em diversas escalas de projeto, da arquitetura de interiores ao planejamento urbano.
	 
	O trabalho com edificações isoladas exige que o arquiteto se concentre exclusivamente nos aspectos construtivos e estruturais, deixando para o paisagista e o urbanista as preocupações com o exterior da obra. Afinal, os limites de atuação destes três profissionais são bem delimitados em nosso país.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408187486)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O início do processo de formação dos primeiro aglomerados urbanos, embriões das nossas cidades contemporâneas é o resultado de uma série de transformações tecnológicas, sociais e econômicas que marcam os primeiros passos do processo de evolução do Homem, além do seu comportamento marcado por um forte instinto gregário. Estas transformações são decorrentes do:
		
	
	processo de sedentarização decorrente do aprimoramento das técnicas de caça e de cultivo dos alimentos e ampliação das áreas próprias as atividades extrativas dos recursos naturais.
	 
	processo de sedentarização onde se observa uma estrutura social marcada pelas práticas de relacionamento gregário, associadas as atividades de pastoreio, exploração racional dos recursos naturais e de guerras buscando ampliar os territórios dominados a ampliar a produção através da mão de obra escrava.
	
	processo de busca por localidades que permitissem a sedentarização como resultado dos seus recursos naturais sobretudo da presença de terras férteis e fartura de água.
	
	processo de preservação dos hábitos nômades associados as práticas de cultivo e extração dos recurso naturais gerando povoamentos sazonais em função das variações climáticas e proximidade de cursos dágua.
	 
	processo de sedentarização, decorrente do aprimoramento das técnicas de cultivo, da geração e estocagem dos excedentes da produção no campo, da divisão social do trabalho e da necessidade de garantir a segurança dos estoques de excedentes e o domínio sobre o território ocupado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408187681)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Existem diferentes visões sobre a origem das cidades e acerca dos motivos que levaram os seres humanos a se reunirem de forma fixa em agrupamentos densos. Dentre as afirmativas abaixo listadas podemos destacar aquela que não corresponde ao conjunto de hipóteses estudadas
		
	
	Os primeiros vilarejos surgiram no cruzamento de rotas comerciais.
	 
	As cidades nasceram na Antiguidade, cresceram ao longo dos séculos XIX e XX, mas tendem a decrescer no século XXI porque já não subsistem as razões que as fizeram florescer no passado.
	
	O comércio está provavelmente entre as facilidades que fizeram florescer as primeiras grandes cidades.
	
	Muitos assentamentos nascem a partir de fortalezas para a defesa de seus habitantes.
	
	O ser humano reuniu-se em grupos espontaneamente a partir da necessidade de estabelecer algum tipo de vida social.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408187516)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O espaço da cidade grega se divide em três zonas:
		
	
	Áreas privadas, sagradas e esportivas
	
	Áreas privadas, sagradas e políticas
	
	Áreas privadas, sagradas e comerciais
	
	N.D.A
	 
	Áreas privadas, sagradas e públicas
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408187685)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Fazem parte do legado das culturas e das cidades gregas e romanas para o mundo ocidental contemporâneo os seguintes itens abaixo listados: 1. A própria nomenclatura de cidade enquanto pólis, para os gregos, e urbe, para os romanos, que originaram termos como: política e urbanismo. 2. Diversas tipologias que encontramos até hoje têm sua origem nas cidades antigas como o teatro e o circo. 3. A privatização do espaço público que já se encontrava na ágora grega e no fórum romano. 4. A ideia do parque público como elemento de ligação entre o mundo urbano e o mundo rural.
		
	
	Três entre os quatro itens.
	 
	Apenas dois itens.
	
	Todos os itens.
	
	Nenhum dos itens.
	
	Apenas um item.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408187591)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Algumas cidades medievais na Itália, tal como Turim, foram constituídas a partir de um traçado urbano formado:
		
	
	Por ruas estreitas e sombrias, compatíveis com o clima.
	 
	Pela expansão continuada da malha retangular de antigo acampamento romano, provocando a ampliação da muralha circundante.
	
	Pelo desenho radial de ruas convergentes para uma praça central.
	
	Pela existência de um tecido urbano irregular e central com ruas estreitas e desconectadas, cercado de uma malha reticular ortogonal.
	 
	Pelo desenho de ruas curvas paralelas ao rio, cortadas por ruas com acesso às pontes.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408187579)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com a lenta queda do Império Romano e de tudo o que este implicava quanto a organização política e instituições, o mundo ocidental foi mudando de aspecto. Quais são os três principais elementos urbanos que conjuntamente caracterizam a cidade medieval européia?
		
	
	(i) Transição plana e aberta para os campos cultivados vizinhos, (ii) castelo do senhor medieval na parte mais alta da cidade, (iii) as ruas concêntricas partindo de grande praça central abertacom habitações isoladas em volta.
	
	(i) Único portal de acesso, (ii) larga rua central cruzando a cidade para a qual se abrem as altas torres das famílias nobres, (iii) casario com habitações populares coletivas isoladas (ínsulas).
	
	(i) Praça central com a feira da qual partem ruas com malha ortogonal regular, (ii) palácios dos nobres na periferia, (iii) casario com habitações esparsas isoladas.
	 
	(i) Casario compacto com rede de ruas irregulares e estreitas, (ii) expressão vertical definida por marco religioso: torre ou campanário da igreja ou catedral, (iii) muralha ou cinturão de muros.
	
	(i) Fosso ou rio dando volta no tecido urbano, (ii) praça central apenas com funções recreativas, (iii) casario baixo circundando a praça central, misturando funções residenciais e comerciais.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408187564)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O traçado radioconcêntrico de ruas sugerido por Vitruvius e adaptado para a cidade ideal Sforzinda de Filarete teve aplicação prática em:
		
	
	Cidade Ideal de Piero de la Francesca e Luciano Laurana.
	
	Nenhuma das opções acima, pois não teve aplicação prática.
	
	Utopia por Thomas More.
	
	Nova Florença por Leonardo da Vinci.
	 
	Palma Nova por Vincenzo Scamozzi.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408187689)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Fazem parte do legado do urbanismo do século XIX, os seguintes itens abaixo listados: 1. A ideia de que a cidade é um sistema integrado. 2. A preocupação com a habitação de interesse social. 3. A prioridade do pedestre no traçado das vias urbanas. 4. A negligência com os aspectos sanitários.
		
	
	Três entre os quatro itens.
	 
	Apenas um item.
	
	Todos os itens.
	
	Apenas dois itens.
	
	Nenhum dos itens.

Continue navegando