Buscar

Desenhos para Projeto Legal em Varginha

Prévia do material em texto

1- Os desenhos necessários para a apresentação de um projeto legal no município de Varginha são: planta de situação, planta de locação (ou implantação) cotada, planta baixa cotada, planta de cobertura, cortes transversais e longitudinais, fachadas, elevações, detalhes e ampliações necessários, bem como de escadas. Consultar NBR 6492 , NBR 10582 e NBR10068.
2-Se houver um estilo de cota já criado em metros, é necessário aplicar o comando SCALE em todos os textos e cotas utilizando 100 como fator de escala, pois, 1 metro é = 100 cm, portanto aumentaremos as configurações básicas em 100 vezes. Após este comando, as cotas permanecerão com os números na mesma altura, porém, estarão difíceis de serem visualizados. Teremos que modificar o estilo de cota com o comando DIMSTYLE (DIMSTY+Enter)na Janela Modify Dimension Style ( modificar estilo de cota), na aba Fit (Ajustar), mudaremos a escala da cota no item Scale for dimension features (Escala para recursos de cotas). Em Use overall scale of (Usar escala global de), aumentando 100 vezes o fator de escala existente. E alterando na janela Primary Units no campo Precision para apenas uma casa decimal 0. Se for criar um estilo novo de cota, a configuração básica para cota em centímetros é só alterar em Primary Units em decimal e Precision valor 0.
 As cotas, sempre que possível devem estar margeando os desenhos, ou seja, fora do limite das linhas principais de uma planta, corte, ou qualquer outro desenho. As cotas devem ser indicadas em metro (m) para as dimensões iguais e superiores a 1 m e em centímetro (cm) para as dimensões inferiores a 1 m, e os milímetros (mm) devem ser indicados como se fossem expoentes. As cotas devem, ainda, atender às seguintes prescrições:
a) As linhas de cota devem estar sempre fora do desenho,
salvo em casos de impossibilidade;
b) As linhas de chamada devem parar de 2 mm a
3mm do ponto dimensionado;
c) As cifras devem ter 3 mm de altura, e o espaço entre
elas e a linha de cota deve ser de 1,5 mm;
d) Quando a dimensão a cotar não permitir a cota na
sua espessura, colocar a cota ao lado, indicando
seu local exato com uma linha;
e) Nos cortes, somente marcar cotas verticais;
f) evitar a duplicação de cotas.
As cotas de nível são sempre em metro. Indicar N.A- Nível acabado; e N.0-Nível em osso.
REFERÊNCIA: NBR 6492

Continue navegando