Buscar

RESUMO DE TGE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

<[Teoria Geral do Estado] Emerson 1º “A”>
RESUMO DO DIA 08OUT10
Formas de Governo
O Estado precisa de limites porque a “rés” é pública, ela não pode ser administrada por interesses privado. 
O Brasil é um país republicano, democrático, federativo e presidencialista. Estas quatro características estão presentes no art. 1º da CF. 
A forma de governo do Brasil é: Democracia e república.
A forma de governo é: Como se organiza o poder político. O poder político, segundo Aristóteles, se diferencia de acordo com o número de governantes e a índole desses governos. O número de governantes pode ser: um, alguns, ou todos. Aristóteles traz outro elemento que ele destaca como importante para caracterizar o poder: Se o poder é corrompido ou puro. Para ele, quanto ao número de governantes, ele poder ser de um, de poucos, e de todos. Quanto à índole ele é puro ou degenerado.
Aristóteles colocou um aspecto moral de valores em sua classificação:
 Puro Degenerado
Governo de “um”. Monarquia Tirania
Governo de “poucos”. Aristocracia Oligarquia
Governo de “Todos”. Democracia Demagogia
Existem basicamente duas formas de sistemas de governo: O Parlamentarista e o Presidencialista. Alguns países adotaram o sistema “misto” como é o caso da França e de Portugal.
No sistema Parlamentarista existe o 1º Ministro e o seu gabinete. O presidente e o 1º Ministro são representantes do povo que passaram por um processo eleitoral para chegar a essas funções. Quais são os poderes delimitados ao Presidente e ao 1º Ministro? Na nossa CF o presidente é chefe de governo e chefe de Estado. No modelo parlamentarista, tipo o da França, o Presidente só é chefe de Estado e o 1º Ministro é chefe do governo. Então há um sistema de governo. Sistematizar significa organizar, colocar coerentemente, distribuir, relacionar. É como o governo se relaciona, como o executivo se relaciona com o legislativo. Estema sistema também é chamado de Sistema representativo.
O sistema de governo é como se relacionam os poderes representativos do povo. Quanto à forma de governo, o Brasil é uma República, quanto ao sistema de governo, o Brasil é presidencialista.
As formas de Estados é como ocorre a descentralização política dos Estados.
A classificação de Maquiavel – Maquiavel separa o governo quanto ao maior ou menor controle sobre o governo. Segundo ele, ou o governo é uma Monarquia ou República.
Existem três aspectos – Enquanto que na monarquia o governo é hereditário, na república ele é eletivo. Enquanto que na monarquia o governo é vitalício, na república ele é temporário. Enquanto que na monarquia o governo é irresponsável (no sentido político, é ausência de controle, não tem um poder maior do que ele), na república ele é responsável. 
Classificação de Montesquieu
Monarquia Despótica – Onde o Rei é absoluto e irresponsável.
Monarquia Constitucional – Onde o Rei é responsável porque ele jura a constituição.
República Aristocrática – É o governo de poucos
República Democrática- É o governo de todos.
RESUMO DO DIA 15OUT10
Sistemas de Governo (Regime Representativo)
Noção – É um conjunto de regras para definir a representatividade dos governos e a relação entre estes governantes.
Parlamentarismo – Produto histórico do Reino Unido, foi construído historicamente, separa o poder executivo em chefia de Estado (Rei ou Presidente) – para a estabilidade do sistema e representação externa e chefia de governo (1º ministro) – o conjunto predominante das funções públicas.
O parlamento (composto pelos deputados) possui mandato, ou seja, são eleitos pelo povo, mas o 1º Ministro e o seu gabinete (conjunto de ministros) não possuem mandato, porém são controlados pelo parlamento com a sua aprovação e sua destituição.
A queda do gabinete ocorre por impechment = processo político e voto de desconfiança e renúncia. O processo de impechment, no parlamentarismo, é diferente do presidencialismo. É menos traumático porque o presidencialismo concentra poder demais enquanto no parlamentarismo o poder é dividido em chefia de governo e chefia de Estado. 
O chefe de governo tem a maioria das funções públicas. Ele controla os serviços públicos, a burocracia, finanças, segurança pública, etc.
O chefe de Estado tem um papel simbólico muito importante. Ele dá a estabilidade para o sistema, a estabilidade de, quando “cair” o gabinete, ele prontamente indica quem será o outro gabinete, in tese, porque o parlamento terá que aprovar a indicação desses.
Todo o gabinete tem responsabilidade política perante o parlamento.
Presidencialismo - O Presidente é chefe de Estado e chefe de governo.
Estrita separação de poderes, inspirada na teoria de freios e contrapesos de Montesquieu.
Trata-se do modelo de sistema de governo formulado pelos EUA com a sua independência. Eles não queriam ser iguais aos seus colonizadores, e decidiram criar o seu próprio sistema de governo recorrendo à idéia dos iluministas. Diferentemente do modelo Inglês, os americanos não evoluíram paulatinamente, pegaram a fórmula cientifica e adaptaram. Esta é fórmula de Montesquieu que é a estrita separação de poderes.
O Presidente se destaca por possuir a legitimidade do voto popular direito.
Vice – garantir como substituto a estabilidade do sistema para evitar o vácuo no poder.
O Presidente responde unipessoalmente pelo executivo (é a representação exclusiva de chefe do executivo, ele não divide esta representação com ninguém, só o Presidente pode ser submetido ao impeachment). 
Colaboração entre poderes – o Presidente participa no processo legislativo.
RESUMO DO DIA 29OUT10
Formas de Estado.
Estados Unitários e Estados Compostos.
As formas de Estado diferenciam-se quanto à maior ou menor descentralização Política, existem Estados Unitários e Estados Compostos. A federação é um exemplo de Estado composto. Nos Estados compostos há autonomia política local, há uma divisão do poder. No Brasil existem os dois tipos de descentralização. Na descentralização política brasileira nós temos a União, os Estados e os Municípios (a intenção nesta descentralização é dar legitimidade a quem comanda as Autarquias, Fundações e Empresas Estatais).
 Na descentralização administrativa brasileira nós temos: Autarquias, Fundações e Empresas Estatais (nesta descentralização visa-se viabilizar a administração).
Descentralização do Estado.
Para viabilizar a administração pública os Estados contemporâneos promovem descentralizações administrativas com a criação de autarquias e empresas públicas. Isto não se confunde com a descentralização política existente. 
União de Estados
Na comunidade internacional o movimento das fronteiras, produz constantemente uniões de Estados, muitas delas formam novos Estados, federativos ou não, outras uniões são apenas parciais em matéria de economia militar cultural como a União Européia.
Comparação entre União
 Federação Confederação
- não há direito de Secessão (é o direito de - há direito de Secessão
 sair da União).
- Forma um Estado (pessoa jurídica de - os membros se preservam como Estado.
 direito público externo). 
- O documento constitutivo é uma - Apenas um Tratado.
 constituição. 
- Uma única nacionalidade - Os membros continuam com suas nacionalidades.
 
 - A soberania é dos Estados membros.
Outras características da federação.- Autonomia política garantida por uma competência legislativa executiva e tributária própria.
- Na federação há uma representação central dos membros no caso brasileiro é o Senado.
- A soberania é da federação.
� PAGE \* MERGEFORMAT �3�

Outros materiais