Buscar

SISTEMA IMUNE (ESTUDO DIRIGIDO)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Mariana Álvares de Araújo
Odontologia/UFPE
2017.1
ESTUDO DIRIGIDO - 1° PROVA DE MICRO/IMUNO
Resposta Imune Inata e Adaptativa
Quais os tipos de defesa existente contra microrganismos? Explique cada uma delas.
	Temos dois tipos de defesa, a defesa inata e a defesa adaptativa. A defesa inata é uma resposta rápida, inespecífica a um grande número de estímulos, trata-se da primeira resposta do organismo contra um microrganismo invasor. A resposta adaptativa é específica, apresenta células de memória e especializadas, são tolerantes as células do próprio organismo. É dividida em resposta humoral (com anticorpos) e celular (compostos citotóxicos que atacam patógenos dentro das células).
O que são órgãos linfoides centrais? E órgãos linfoides periféricos? Por que é importante para a resposta da imunidade adaptativa que os patógenos sejam drenados para os órgãos linfoides periféricos como linfonodos e baço?
Os órgãos linfoides centrais são também chamados de primários e são responsáveis pela formação e maturação dos linfócitos T e B. São eles: timo e medula óssea. Os órgãos linfoides secundários ou periféricos são locais onde ocorre a resposta imune, isto é, onde o antígeno encontra o anticorpo. São eles: baço, medula óssea, linfonodos e tecidos linfoides associados a mucosa. É importante devido ao processo de maturação dos linfócitos, que precisam passar por um processo de ativação para serem viáveis. Se houver antígenos nos locais de maturação, esses linfócitos serão perdidos.
Explique de maneira objetiva as principais características da resposta imune adaptativa comparando-as com a resposta imune inata.
A resposta imune adaptativa é uma resposta tardia, especializada que necessita de estímulos de um antígeno específico para ser ativada, enquanto que a resposta imune inata é estereotipada, e que responde a um número variado de estímulos inespecíficos. A resposta imune adaptativa, ao final da resposta imune, passa por alterações qualitativas e quantitativas, constituindo os anticorpos, enquanto que a resposta imune inata não apresenta capacidade de memória. 
Explique como o sistema imune inato reconhece os microrganismos e/ou as células danificadas ou mortas? 
Através dos PAMPs (Padrões Moleculares Associados aos Patógenos) e dos DAMPs (Padrões Moleculares Associados ao Dano), presente em microrganismo e células danificadas ou mortas, respectivamente, que vão acionar os Receptores de Reconhecimento de Padrões (RRPs), como o Toll-like, ao qual vão se ligar e iniciar a inflamação.
Cite um tipo de Receptor de Reconhecimento de Padrão, sua localização e especificidade.
O Receptor Toll-like, encontrado na membrana das células do sistema imune, como células dendríticas e macrófagos. São responsáveis por ligar-se aos padrões moleculares de patógenos e iniciar a resposta imunológica. Moléculas microbianas e ácidos nucleicos virais.
Explique como a pele funciona como barreira à entrada de microrganismos.
A pele apresenta uma superfície lipofílica composta de queratina e células mortas, com secreções ácidas e lipídicas (das glândulas sudoríparas e sebáceas) que conferem essa região como um ambiente hostil a proliferação de microrganismos.
Cite os componentes celulares envolvidos na resposta imune inata e suas funções efetoras.
- Células dendriticas: especializadas em capturar e apresentar os antígenos aos linfócitos T, dando inicio a resposta adaptativa; são os primeiros componentes celulares a chegar em um sitio infeccioso; liberam quimiocinas que irão atrair outros componentes celulares da imunidade para a região infectada.
- Macrófagos: são fagócitos eficientes; na inflamação, atuam potencializando a ativação da resposta dos linfócitos T e B, liberam citocinas pro-inflamatórias. 
- neutrófilos, atuam na resposta inflamatória e é capaz de liberar as armadilhas extracelulares neutrofilicas que tem a capacidade de isolar e anular fatores de virulência, assim como destruir bactérias. 
- mastócitos, basófilos e eosinófilos que atuam principalmente em reações inflamatórias agudas, sendo os eosinófilos muito importantes em infecções parasitárias. 
- células natural killer: importante linha de defesa inespecífica, reconhece e lisa células infectadas por vírus, bactérias e protozoários, bem como células tumorais, recrutam fagócitos e ativam células dendriticas e os linfócitos B e T. 
8. Explique as funções das células NK e o funcionamento dos receptores ativadores e inibidores.
As células natural killer, quando ativadas, vão liberar perforinas que criam poros na membrana das células infectadas, e granzimas, que penetram nas células e desencadeiam morte celular por apoptose. Essas células tem sua ação mediada por receptores de ativação ou inibição. Os receptores de inibição reconhecem moléculas de MHC de classe I próprias, expressas na superfície de todas as células nucleadas, e por isso existe a inibição da lise de células do organismo hospedeiro. Células infectadas apresentam baixas quantidades de MHC de classe I, e por isso são vulneráveis a ação das células natural killer.
09. Explique a função efetora dos produtos do complemento:
C4a, C2a, C3a e C5a – Anafilotoxinas – induzem a ativação de mastócitos e neutrófilos, gerando inflamação aguda. 
C3b e C4b – Opsonização – intensificam o processo de fagocitose pela interação com o receptor de complemento CR1
C5bC6C7C8C9 – MAC – resposta final da imunidade inata, permite que a bicamada lipídica seja atravessada e haja lise osmótica do agente infeccioso.
10. Explique o processo de inflamação que é uma das funções da resposta Imune Inata.
A inflamação inicia com a vasodilatação no local da lesão. Essa vasodilatação é acompanhada pelo aumento da permeabilidade do capilar mediada por aminas vasoativas, histamina e serotonina, liberadas por mastócitos e monócitos. Então, saem do leito capilar eletrólitos e pequenas moléculas (transudato) e posteriormente saem também moléculas maiores e albuminas e fbrionogenio (exsudato). A saída de proteína do vaso para o espaço extravascular é acompanhada pela saída de água, e marginalização de leucócitos no endotélio. São ativados componentes do sistema complemento, do sistema gerador de cininas e do sistema de coagulação. Macrófagos vão liberar citocina pro-inflamatórias. Células circulantes começam a migrar para o sítio inflamatório afim de reverter a lesão. 
11. Por que a imunidade inata apresenta uma diversidade muito menor de receptores celulares do que as células da imunidade adaptativa (receptores da imunidade adaptativa: anticorpos em linfócitos B e receptores de célula T –TCRs - em células T)? Citar e comentar a função de 2 proteínas circulantes da imunidade inata.
Porque a imunidade inata é uma resposta rápida e inespecífica. Lectina e proteína-C-reativa, com função de facilitar a fagocitose bacteriana, pois se aderem a fosforilcolina e a manose, respectivamente, na membrana da bactéria.
12. Qual o papel do TNF-alfa, IL-1 e das quimiocinas produzidos pelos macrófagos no recrutamento de células da imunidade inata e da adquirida para os locais de infecção extra vascular?
São citocinas pro-inflamatórias que induzem as células endoteliais das vênulas endoteliais a expressarem selectinas, ligantes para integrinas e quimiocinas, atraindo leucócitos para a periferia do vaso.
13. Por que ocorre a morte dos linfócitos efetores após a eliminação dos agentes infecciosos (vírus, bactérias, etc.)? Mesmo havendo a morte dessas células, um indivíduo responde mais rapidamente a um segundo encontro com o mesmo patógeno? Por que isto ocorre?
14. O que são linfócitos virgens (pré-imunes ou naive)? E linfócitos efetores? E linfócitos de memória? Qual o caminho destes tipos de linfócitos no organismo (migração para órgãos linfoides secundários e para tecidos infectados)?
Os linfócitos virgens ou naive são linfócitos ainda não maturados. Linfócitos efetores são as células responsáveis por agir durante a infecção. Os linfócitos de memórias apresentam sítios identificadores de antígenos ao quais já foram expostos.Os linfócitos imaturos vão ficar na medula óssea ou no timo até serem maturados e poderão migrar para periferias do corpo onde serão ativados ao entrar em contato com antígenos, e então migrarão para os órgãos linfoides secundários, onde haverá a resposta imune.

Outros materiais