Buscar

Gene, cromatina e cromossomo.

Prévia do material em texto

GENE
O gene é uma parte do DNA na qual carrega a informação genética. É constituído de éxons (sequência que codifica proteína e participa da síntese proteica) e introns (sequência não codificadora de proteína e serve como proteção das mutações). Ele é um conjunto de instrução para a síntese de RNA. É também o que transmite as características de geração em geração, por carregar o código genético, e controla as reações químicas. Em uma fita de DNA encontra-se vários genes. De acordo com a evolução quanto maior o DNA mais trabalho a célula possuirá e mais organelas ela precisará para ajudar a produzir as proteínas.
DNA
O DNA (Ácido Desoxirribonucleico) é uma dupla fita de nucleotídeos e este por sua vez é formado por um fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada. As bases nitrogenadas são adenina e guanina consideradas púricas e timina e citosina consideradas pirimídicas. O DNA é o material genético de todos os seres vivos, exceto dos vírus de RNA. É o que comanda a célula e tem a capacidade de se duplicar para ocorrer a meiose e a mitose. O DNA pode ser encontrado em duas formas na célula: ou em forma de cromatina ou na de forma cromossomo.
CROMATINA
A cromatina é responsável pelo armazenamento da informação genética e caracteriza-se por ser o nível desenrolado do DNA com a presença de proteínas chamada de histonas. A cromatina apresenta-se de duas formas, podendo ser eucromatina ou heterocromatina. A eucromatina é o filamento menos condensado que apresenta atividade gênica e a heterocromatina é o filamento condensado no qual o material genético está inato. Quando o DNA está nessa forma é quando ele codifica proteínas.
CROMOSSOMO
 O cromossomo é a forma mais compactada do DNA, quando está nessa forma ele não codifica proteínas, pois não dá para expor os genes(proteção). O DNA fica na forma de cromossomo quando vai se dividir. É como se fosse uma proteção do material genético vendo que compactado (“menor”) não haverá riscos de perda de pedaços e até genes. O cromossomo possui uma proteção em suas pontas chamada de telômero e a cada divisão celular essa “ponta” diminui o que marca o envelhecimentos nas pessoas. De acordo com o número de cromossomos as células são divididas em diploides em que possuem duplas de cromossomos, ou células haploides com todos os cromossomos diferentes. Na fase G1 da interfase o DNA é duplicado e por isso o cromossomo sempre será visto duplicado, o chamado cromátides-irmãs. O cromossomo também pode apresentar uma ou mais constrições secundárias.

Continue navegando