Buscar

AV1 antiga de Micro Clínica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Microbiologia Clínica - AV1
Compare a estrutura e a composição química das paredes celulares de bactérias Gram negativas e Gram positivas. 
Gram negativas apresentam fina camada de peptideoglicano, presença de parede celular externa, espaço periplasmático e LPS. 
Gram positivas apresentam grossa camada de peptideoglicano, presença de ácido teicóico e lipoteicóico. 
O ciclo diagnóstico é dividido em 3 fases: a fase pré-analítica, a analítica e a pós-analítica. Descreva-as. 
Pré-analítica = representa a coleta da amostra, transporte da amostra, coleta de um número adequado de amostra, critério de digitação e de inclusão de dados. 
Analítica = representa a análise da amostra, a identificação do microorgansimo, testes bioquímicos. 
Pós-analítica = representa a análise dos resultados, relato do epidemiologista e manutenção dos espécimes. 
A faringite é a infecção mais comum do TRS, sendo sua etiologia predominantemente viral, no entanto, em alguns casos podendo ser de origem bacteriana. Qual a importância de se fazer um diagnóstico precoce desta infecção? 
Com o diagnóstico tardio, corre o risco da infecção atingir a corrente sanguínea e afetar outros tecidos, podendo causar febre reumática, endocardite e glomerulonefrite.
De acordo com o melhor método de coleta e transporte de material provenientes de infecções de orofaringe, podemos afirmar que: 
I- A língua é pressionada com uma espátula e um swab e orientado sobre a língua até a faringe posterior especialmente nas áreas edemaciadas, adjacentes aos pontos com pus ou placas. 
II- Deve-se ter cuidado para não encostar nas paredes laterais da cavidade bucal ou na língua para minimizar a contaminação com bactérias comensais. 
III- Um único swab é necessário para realizar exames de microscopia e cultura da amostra. 
IV- Imediatamente após a coleta, o swab é acondicionado em tubo estéril, podendo ou não conter meio inerte, devendo ser congelado e encaminhado ao laboratório em até 12 horas. 
As corretas são: I e II. 
Qual a finalidade de execução das provas microbiológicas de catalase, optoquina e satelismo? Explique os procedimentos laboratoriais para esses três testes, assim como a interpretação dos seus resultados. 
Catalase é usada para diferenciar streptococcus de staphylococcus. Esse teste é feito em uma lâmina, onde é colocado H2O2 e adicionado a amostra. O testa é catalase positiva para staphylococcus quando a amostra borbulha, identificando a presença de catalase. Isso ocorre porque o H2O2 é quebrado em H2O e O2. 
Optoquina é usada para identificar S. pneumoniae. O teste é feito em uma cultura, onde são adicionadas as optoquinas. O teste é positivo quando é formado um halo de inibição ao redor do disco, o que significa que a bactéria é sensível á esse antibiótico. Com isso, se ela for sensível, o teste é positivo para pneumococos, que são sensíveis a optoquina. 
Satelismo identifica H. influenzae do tipo B. Pega-se uma placa de petri e utiliza ágar-sangue para cultivar. O H. influenzae B não cresce nesse meio (cresce em ágar-chocolate). Utilizamos o S. epidermidis e o semeamos. Eles secretam fator V de crescimento, que ajudam o H. influenzae a crescer. Se houver mesmo crescimento junto ao S. epidermidis, chegamos ao diagnóstico de H. influenzae B. 
Cite e explique os testes realizados para diagnóstico de Streptococcus pyogenes. 
Teste rápido, onde é feito a observação da ligação ao anticorpo secundário, indicando teste positivo. 
Teste do PYR, onde na presença de S. pyogenes é adquirida uma coloração avermelhada á amostra. 
Bacitracina, onde é feita a adição de discos de bacitracina á cultura e o teste é positivo quando se observa um halo de inibição ao redor dos discos. 
A coqueluche é uma doença infecciosa aguda, também conhecida como tosse comprida, seu contágio se dá pelo contato direto com a pessoa infectada ou por gotículas eliminadas pelo doente ao tossir, espirrar ou falar. Relate seu agente etiológico e descreva o estágio paroxístico dos sintomas da doença. 
Bordetella pertussis. No estágio paroxístico é observada a presença de tosse descontrolada, podendo haver vômitos e face cianótica. 
O escarro expectorado é um método de coleta simples, e de baixo custo, do material do TRI. Em relação a este método, é correto afirmar: 
I- Existe um certo debate quanto a esse método de coleta devido á dificuldade de alguns pacientes em mobilizar secreções de vias aéreas respiratórias inferiores e a frequência com que a amostra é contaminada pela microbiota orofaringeana á medida que passa pela boca;
II- É recomendado que antes da coleta seja realizado uma rigorosa higiene bucal com uso de antissépticos, afim de se reduzir o número de bactérias contaminantes da orofaringe na amostra; 
III- A coleta deve ser realizada em momentos de crise de tosse convulsa, pois conterão secreções nas quais as bactérias patogênicas mais provavelmente estarão concentradas. 
Apenas a I está correta. 
A broncoscopia flexível, realizada através do broncofibroscópio, é um procedimento invasivo no qual se visualiza a cavidade nasal, faringe, laringe, cordas vocais, traquéia e árvore brônquica. Ela pode ser realizada sob anestesia local, com ou sem sedação, ou sob anestesia geral. Existe uma variedade de procedimentos diagnósticos que podem ser realizados durante a broncoscopia flexível. Cite 3 (três) desses procedimentos. 
Lavagem broncoalveolar, biópsia do tecido com técnica de escovagem e ultrassom por autofluorescência.

Continue navegando