Buscar

apol 1 Gabarito 24 07 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos de Gestão
Segundo Weber existe uma convenção de regras sociais que orientam e dirigem o comportamento das pessoas. Ainda, segundo ele, as organizações formais são regidas por normas e leis racionalmente determinadas.
O texto acima, que remete a palavra-chave da burocracia, está alinhado ao conceito de:
Nota: 0.0
	
	A
	Divisão do trabalho
	
	B
	Eficácia
	
	C
	Autoridade
	
	D
	Eficiência
	
	E
	Racionalidade
A racionalidade é uma convenção de regras sociais que orientam e dirigem o comportamento das pessoas. As organizações formais são regidas por normas e leis racionalmente determinadas, conforme aula 02, tema 3: “Escola burocrática”.
Questão 2/5 - Fundamentos de Gestão
Frederick Winslow Taylor ficou conhecido como o pai da administração científica. Em seus estudos, observou problemas no processo produtivo da empresa em que trabalhava, o que o motivou a realizar pesquisas sobre a divisão do trabalho, incentivos ao trabalhador, a integração dos departamentos, o conflito entre supervisores e operários entre outras questões. As observações de Taylor, foram significativas e deram motivos para o estabelecimento do chamado Movimento da Administração Científica que teve início na Sociedade Americana dos Engenheiros Mecânicos (ASME).
Assinale a única alternativa correta que apresenta os 4 princípios básicos da administração cientifica de Taylor:
Nota: 20.0
	
	A
	princípio da força, local, plano e das metas
	
	B
	princípio do planejamento, preparo, controle e execução.
Você acertou!
De acordo com a Aula II página 6:
A alternativa II é a única correta conforme a teoria sobre os Princípios básicos da Administração Científica de Taylor.
A alternativa I está incorreta porque o princípio da força não faz parte dos princípios básicos, trata-se de conceitos de produção.
A alternativa III está incorreta porque multiplicar não tem relação com os princípios básicos da administração, tem relação com conceitos produtivos e não administrativos.
A alternativa IV está incorreta porque conversação não tem relação alguma com os Princípios básicos da Administração Científica de Taylor.
A alternativa V está incorreta porque alimentação não tem nenhum tipo de relação com os Princípios básicos da Administração Científica de Taylor.
	
	C
	principio do saber, realizar, fazer e multiplicar.
	
	D
	principio da realização, manutenção, elaboração e conversação.
	
	E
	principio da iluminação, coordenação, alimentação e ação.
Questão 3/5 - Comportamento Empreendedor
Existem dois tipos de visões que levam o empreendedor a trilhar a caminhada empreendedora.
Analise as sentenças a seguir, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as afirmativas falsas em relação aos tipos de visões que levam o empreendedor a empreender.
 
(    ) Na visão do empreendedorismo por necessidade a caminhada empreendedora pode ser motivada pela falta de alternativas satisfatórias de ocupação e renda; ou seja, as pessoas precisam empreender. 
(    ) No Brasil há predominância de empreendedores por oportunidade, pois o empreendedor brasileiro sabe onde está, o que é, para onde deseja ir e como pretende seguir.  
(    ) A visão motivada pela oportunidade, é um tipo de ação competitiva, que leva, em alguns casos, a ações precipitadas pouco potencializadas e com maior chance de fracasso. 
(    ) A visão motivada pela necessidade, é um tipo de caminhada mais planejada, mais pensada, calcada na razão e menos influenciada pela emoção.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, V
	
	C
	V, F, F, F
Você acertou!
Os dois tipos de visões que levam o empreendedor a trilhar a caminhada empreendedora são: a  motivada pela necessidade e a motivada pela oportunidade.
A visão motivada pela necessidade se refere a caminhada  que pode ser motivada pela falta de alternativas satisfatórias de ocupação e renda; ou seja, as pessoas precisam empreender. (Schneider, 2012, p. 28). Portanto, a primeira sentença é verdadeira.
De acordo com Schneider (2012 pág. 30),  "No Brasil, percebe-se a mudança de um contexto mais intenso de empreendedores por necessidade para um equilíbrio entre os dois tipos de empreendedores. A cada estudo, nota-se uma tendência maior em executar planejamento do ato de empreender de modo mais amplo e eficiente". Portanto, a segunda afirmativa é falsa.
A terceira afirmativa se refere a visão motivada pela necessidade e não pela visão motivada pela oportunidade. A motivada pela necessidade  "é um tipo de ação mais 'sofrida' e competitiva, que leva, em alguns casos, a ações precipitadas pouco potencializadas e com maior chance de fracasso" (Schneider, 2012, p. 28). 
A quarta afirmativa se refere a visão motivada pela oportunidade e não pela visão motivada pela necessidade. A visão motivada pela oportunidade "É um tipo de caminhada mais planejada, mais pensada, calcada na razão e menos influenciada pela emoção" (Schneider, 2012, p. 28).
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	F, F, F, V
Questão 4/5 - Comportamento Empreendedor
Na literatura Young, Wendy e Fischer (2002) classificam o empreendedor em quatro tipos: artesão, oportunista, tecnológico e “estilo de vida”. Em relação as duas primeiras classificações, analise as afirmativas a seguir:
I. O empreendedor artesão é aquele que apresenta alta habilidade para a atividade fim, porém pouco conhecimento de gerenciamento do negócio.
II. O empreendedor artesão tem o negócio baseado em itens como o preço e a personalização de seus produtos.
III. O empreendedor oportunista consegue unir conhecimentos diversos, como o técnico, o administrativo e está em constante busca por novos conhecimentos.
IV. O empreendedor oportunista busca tomar decisões apenas de longo prazo, prezando pela personalização de seus produtos.
 
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas II e IV, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativa IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas I, II e III, apenas.
Você acertou!
I. O empreendedor artesão é aquele que apresenta alta habilidade para a atividade fim, porém pouco conhecimento de gerenciamento do negócio. De acordo com Schneider (2012), pág. 33, o empreendedor artesão é reconhecido por possui habilidade técnica superior e pouco conhecimento de negócios, portanto afirmativa correta.
II. O empreendedor artesão tem o marketing do negócio baseado em itens como o preço e a personalização de seus produtos. De acordo com Schneider (2012), pág 33, o empreendedor artesão tem o marketing do negócio tem como base o preço e a personalização de seus produtos, além do relacionamento pessoal e a sua reputação. Portanto afirmativa correta.
III. O empreendedor oportunista consegue unir conhecimentos diversos, como o técnico e o administrativo, e está em constante busca por novos conhecimentos. De acordo com Schneider (2012), pág 33, o empreendedor oportunista é capaz de aliar o conhecimento técnico com o administrativo, além do legislativo e outros, e está constantemente atualizado, portanto afirmativa correta. 
IV. O empreendedor oportunista busca tomar decisões apenas de longo prazo, prezando pela personalização de seus produtos. De acordo com Schneider (2012), pág. 33, o empreendedor oportunista toma decisões de curto, médio e longo prazos, e a personalização de seus produtos é uma preocupação do empreendedor artesão, portanto afirmativa incorreta.
Afirmativa correta: D
	
	E
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
Questão 5/5 - Fundamentos de Gestão
A Abordagem Burocrática da Administração de Max Weber estabelece que as organizações formais são regidas por normas e leis racionalmente determinadas. De acordo com o autor, a burocracia tem o objetivo de tornar possível que organizações complexas possam ser administradas de modo mais eficiente e eficaz. Nos estudos organizacionais realizados, Weber identificou alguns tipos de autoridade, que representam o poder institucionalizado,o que significa dizer que: quem tem poder o impõe, pois tem legitimidade, por isso, é aceito e reconhecido.
Considerando as ideias acima, apresentamos algumas das características da  burocracia:
I. A principal falha da burocracia está no fato da divergência entre meios e objetivos pretendidos.
II. A burocracia exige profissionais capacitados, preparados tecnicamente para realizar a função.
III. Quanto mais racional a sociedade, mais as relações são impessoais e mais prevalece as características da burocracia.
IV. A formalidade, a impessoalidade e o profissionalismo são pilares que alicerçam a burocracia.
Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
	
	E
	II, III e IV apenas
Você acertou!
Estão corretas as afirmações II, III e IV. Conteúdo disponível na Aula II páginas 14 e 15 que versam sobre as Características da Burocracia. As demais alternativas não estão de acordo com as características da Burocracia

Outros materiais